Existem diversos recursos pouco conhecidos para os usuários de iPhone. A privacidade dos dados se enquadra na categoria ‘chata, mas importante’ ou, realisticamente, apenas ‘chata’ para muitas pessoas. A maioria das pessoas não percebe o quão valiosos são seus dados pessoais. Não apenas para criminosos que podem tentar induzi-lo a entregá-lo em sites falsos, mas também para sites legítimos que você visita, redes sociais que você usa e empresas que lhe enviam e-mails de marketing.
Eles não querem apenas saber seu nome, idade e endereço: eles querem conhecê-lo muito melhor do que isso. Eles adorariam saber quais produtos você está pensando em comprar, qual café você foi na semana passada, onde pretende ir no fim de semana, quem são seus amigos e até mesmo detalhes como quando você costuma verificar seu e-mail. Eles querem rastrear sua atividade online e anunciar produtos, serviços, feriados, na esperança de que você compre o que eles estão vendendo. E você provavelmente não quer isso.
Hoje nós separamos 5 recursos pouco conhecidos do iPhone que você deve habilitar para uma melhor privacidade.
Rastreamento
Por padrão, o Safari, o navegador da Web embutido em um iPhone, tenta impedir que os sites rastreiem você enquanto você navega de um site para outro. Para verificar se isso está ativado, vá para:
Configurações > Safari > Impedir rastreamento entre sites
Abaixo disso está Ocultar endereço IP, que deve ser definido como ‘De rastreadores’. Novamente, isso ajuda a impedir que os sites o identifiquem.
Alguns aplicativos rastreiam sua atividade quando você usa outros aplicativos e sites. Você pode escolher se deseja permitir isso ou não, ou exigir que eles peçam permissão. Para fazer isso, vá para:
Configurações > Privacidade e segurança > Rastreamento
Certifique-se de que este esteja desligado para impedir que todos os aplicativos rastreiem você.
Localização
Alguns aplicativos precisam saber sua localização para funcionar corretamente. Outros não, mas ainda assim pedirão para saber sua localização. Quando um aplicativo perguntar pela primeira vez, você verá um pop-up para escolher entre: Nunca, Enquanto estiver usando o aplicativo, Sempre, Perguntar na próxima vez ou Quando eu compartilhar. Você pode ver todos ou apenas alguns deles.
Mas se mais tarde você decidir que deseja alterar a configuração escolhida originalmente, poderá fazer isso em Configurações. É bom verificar se você não está compartilhando dados de localização com nenhum aplicativo que não deseja. Você encontrará as configurações de cada aplicativo em:
Configurações > Privacidade e segurança > Serviços de localização
Para ver se você está compartilhando sua localização com seus contatos, abra o aplicativo Find My, toque em Me e marque a opção Compartilhar minha localização.
Proteção de correio
Você pode supor que os e-mails não podem ser usados para rastreá-lo, mas você está errado. Os remetentes podem descobrir se você abriu um e-mail ou não e se você clicou em algum link nele. Eles podem então usar essas informações para anunciar produtos.
O aplicativo Mail embutido no iPhone pode ocultar seu endereço IP, o que ajuda a impedir que o remetente rastreie sua atividade online. Isso também os impede de ver sua localização e se você abriu ou não um e-mail.
Para garantir que você está se beneficiando disso, acesse:
Configurações > Mail > Proteção de privacidade
Chaves de acesso
Passkeys é um recurso relativamente novo, adicionado no iOS 16, que oferece uma maneira de fazer login em sites, aplicativos e serviços sem a necessidade de inserir um nome de usuário e senha. Isso o torna uma opção mais fácil e segura, pois utiliza uma chave digital exclusiva que só funciona com o site ou aplicativo para o qual foi criada e permite que você use o Face ID ou o Touch ID para fazer login.
Ele funciona com o iCloud Keychain e o único problema é que você pode usar o Passkeys apenas com aplicativos e sites que o suportem. Alguns exemplos incluem Microsoft, PayPal, ebay, Google, Kayak, Go Daddy e Best Buy.
Você deve ter a opção de salvar uma chave de acesso no seu iPhone ao criar uma nova conta em qualquer site ou aplicativo compatível. Para contas existentes, entre nelas usando sua senha e, em seguida, consulte a seção de gerenciamento de contas, geralmente nas configurações de segurança para criar uma chave de acesso para essa conta.
Verificação de segurança
Este não é um recurso que você deve ativar, mas é muito útil quando você precisa parar rapidamente de compartilhar suas informações com um ou mais contatos. Também é útil para revisar periodicamente o que você está compartilhando com as pessoas. Os contatos não serão notificados sobre qualquer alteração que você fizer, então você pode fazer isso discretamente e evitar qualquer conflito em potencial.
Você encontrará esse recurso em:
Configurações > Privacidade e segurança > Verificação de segurança
Leia Também: Novo bug aparece no iOS e no macOS
Leia Também: Apple: As melhores curiosidades da empresa!
Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!
Vou fazer isso no meu iPhone, valeu!