Sendo uma das empresas mais bem sucedidas do mundo, a Apple tem um logo muito famosa e que é mundialmente reconhecida. Seus produtos dispensam até mesmo o nome da marca, uma vez que seu símbolo já se tornou icônico e memorável.
Porém, a logo não surgiu do jeito que é atualmente, ela é resultado de um processo de alterações que levou alguns anos para chegar ao resultado definitivo. Por isso hoje, nos vamos conhecer a história por trás do símbolo da marca, vamos lá?
Por que uma maçã?
As mais diversas teorias foram criadas para saber o motivo pelo qual a Apple — que significa maçã — tem esse nome, indo de referências religiosas como a de Eva comendo o fruto proibido até a mitologia grega onde a imortalidade das ninfas era obtida após elas comerem maçãs douradas.
Bom, a história verdadeira é bem mais simples do que qualquer outro significado oculto, já que esse nome foi escolhido por Steve Jobs que simplesmente gostava da fruta.
Leia também: Jogos da Apple Arcade que você precisa conhecer
Como a logo chegou até o que é hoje?
Qualquer empresa precisa de um logo com bastante pregnância para se destacar no mercado, fidelizar o cliente e é claro, conquistar novos consumidores. Mas apesar do que a pensam, a Apple nem sempre teve essa logo que conhecemos tão bem.
A primeira logo que surgiu em 1976, era bem mais complexa do que a atual, e apresentava Isaac Newton debaixo de uma macieira. Como seria complicado de se reproduzir em escala menor e não passava bem o que a empresa queria propor, ele foi substituído pelo design de Rob Janoff em 1977, que produziu algo mais relacionado ao nome da marca.
O símbolo contava com a famosa maçã, só que bem mais colorida, juntamente com o nome da empresa, a mordida foi uma sacada do próprio designer para que fosse possível diferenciar essa fruta de uma cereja. Essa logo sofreu pequenas alterações em meados dos anos 80, quando o nome da marca foi retirada.
Em 1998, o arco-iris foi substituído por preto que durou o começo dos anos 2000, quando foi alterada pela versão aqua e ficou até o quase fim da década, onde a logo mais uma vez foi alterada, agora sua textura era mais cromada. Por volta de 2007, finalmente a marca se estabeleceu em uma logo — que ainda não foi mudada — e apresenta uma logo plana e simples, que provavelmente permanecerá assim por muito tempo.
Leia também: Apple Pay: Você conhece o sistema de pagamentos da Apple?
Como já dito anteriormente, foi realmente um longo processo até o símbolo da marca ser exatamente o que é hoje, apesar de ter passado apenas por pequenas alterações, elas fizeram bastante diferença tendo em vista os momentos em que estavam sendo utilizadas.
Matéria muito legal pra conhecermos de onde veio essa ideia da maçã, e foi pelo simples fato de gostar da fruta.