MeuDeviceMeuDevice

Apple Car: Vazou a patente do carro futurista da Apple

Se tivéssemos que nomear o produto da Apple sobre o qual houve mais rumores e informações ao longo dos anos, certamente seria o Apple Car. Esse é um daqueles casos em que sabemos muitas coisas e, no fim de tudo, não sabemos nada. É tudo incerteza, embora de vez em quando, em Cupertino, patenteiem algo que nos dá pistas sobre o que podemos acabar vendo e ao mesmo tempo “confirma” que estão trabalhando nisso.

Há alguns anos que há rumores de que o Apple Car será completamente autônomo. Alguns rumores chegaram até mesmo a apontar que não teria nem volante e nem pedais. Um conceito muito interessante, mas contrário a diversas regulamentações rodoviárias, principalmente na Europa. A Apple pode ter encontrado uma solução, pelo menos parcial, para o problema.

Patente do Apple Car

Conforme detalhado em uma patente datada de 29 de agosto, a empresa de Cupertino poderia estar trabalhando em um sistema misto para o Apple Car. Ao que tudo indica, se optarmos pela direção manual, teremos volante e pedais, como qualquer outro carro. Porém, ao selecionar a direção autônoma, o veículo esconderia tanto o volante quanto os pedais, já que não precisamos deles de forma alguma. Seria uma experiência mais confortável, isso é certo.

A nível jurídico, seria complicado. Pelo menos a curto e médio prazo, não parece que pelo menos a Europa vá permitir algo assim e sabemos que a Apple ultimamente está procurando não contrariar a Europa. A União Europeia não permite mais a condução autônoma mesmo que o motorista tenha controle sobre o veículo, e muito menos permitirão isso retirando-o. Talvez se houvesse alguma maneira de permitir que o motorista recuperasse o volante e os pedais a qualquer momento, mas seria difícil.

Apple Car: Vazou a patente do carro futurista da Apple

Ainda há um longo caminho a percorrer antes que o famoso e aguardado Apple Car veja a luz do dia, se é que algum dia a verá, e talvez então a legislação seja diferente. Uma boa alternativa seria lançar uma versão autônoma nos EUA e outra mais limitada na Europa, assim como faz a Tesla.

Em qualquer caso, embora esta tecnologia pareça de outro mundo, nada mais é do que uma das milhares de patentes que a Apple apresenta todos os anos e apenas algumas acabam no produto final, por isso também não devemos ter muitas ilusões.

Leia Também:
Atalhos da Siri agora podem controlar carros da Tesla
Carro autônomo da Apple está próximo de ser lançado? Confira o que já sabemos!

Sobre o Projeto Titan

Inicialmente, havia rumores de que o “Projeto Titan” envolvia um veículo elétrico apelidado de “Apple Car”, entregue em 2019 ou 2020. No final de 2015, no entanto, o programa experimentou “uma incrível falha de liderança”, de acordo com uma fonte, em quais gerentes brigaram para saber para onde Titan estava indo. Isso levou à saída do líder do projeto Steve Zadesky.

O design e a tecnologia por trás do “Projeto Titan” permaneceram em constante mudança, disseram as fontes, com a empresa de Cupertino a certa altura considerando usar o i3 da BMW como base para seu Apple Car. A Apple e a BMW mantiveram conversações sobre uma parceria potencial, embora tanto a BMW quanto a Daimler tenham encerrado as negociações com a Apple sobre quem poderia liderar o projeto e possuir os dados.

Um relatório alemão indicou que a Apple tinha um laboratório automotivo secreto em Berlim, composto por cerca de 15 a 20 pessoas de “alta classe” da indústria automobilística alemã trabalhando em questões como conceitos de Apple Car, parcerias de fabricação e obstáculos de vendas/governamentais. Um possível fabricante é a divisão austríaca da Magna Steyr.

Até que Apple Car seja lançado oficialmente, muitas notícias, vazamentos e especulações circularão. Portanto, não deixe de acompanhar o MeuDevice, pois diariamente estamos trazendo as últimas atualizações sobre o universo da Maçã e você não pode ficar por fora de nada! Não esquece de compartilhar este post com seus amigos!

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês! 

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x