MeuDeviceMeuDevice

Apple e Microsoft: entenda a história de amor e ódio entre as gigantes da tecnologia

Apple e Microsoft são, inegavelmente, gigantes criadas por mentes brilhantes! Ambas proporcionaram uma acirrada competição entre suas empresas para ver qual delas conquistava um maior apreço do público. Hoje, infelizmente, uma dessas mentes já não está mais conosco e a outra se aposentou, mas vale a pena explorarmos um pouco sobre a história por trás da concorrência entre suas respectivas criações. Vamos lá?

Apple e Microsoft surgiram em meados dos anos 70, em 1976 e 1975, respectivamente. Naquela época, a IBM era uma gigante tecnológica, e a Apple produzia computadores para ela, enquanto a Microsoft desenvolveu o MS-DOS, um sistema operacional relativamente simples em comparação com os padrões atuais.  

Inicialmente, a relação entre Apple e Microsoft era amistosa, até porque boa parte da receita da empresa de Bill Gates se originava da venda de sistemas operacionais para a companhia de Steve Jobs. No entanto, as coisas começaram a ficar hostis com o lançamento do Windows, sistema operacional desenvolvido pela Microsoft no final dos anos 80.

Por que a chegada da “janela” no mercado incomodou a Apple? Por uma razão simples: na época, a Apple questionava a Microsoft, alegando que o Windows havia sido desenvolvido com base no conceito do Macintosh, e que a interface gráfica seguia a proposta inovadora do Macintosh, ao contrário do MS-DOS, que era baseado apenas em texto. 

A disputa judicial entre Apple e Microsoft

Toda a questão citada anteriormente deu origem a uma disputa judicial entre Apple e Microsoft. Anos depois, a empresa de Steve Jobs perdeu a causa e, consequentemente, o Windows já dominava praticamente todo o mercado de software para computadores. O clima de hostilidade entre Apple e Microsoft diminuiu um pouco após essa decisão, mas a situação das companhias era bem diferente. Enquanto a empresa de Bill estava prosperando, a Maçã, sem Steve Jobs como CEO, beirava a falência!

Um episódio que gerou certo desconforto entre os usuários das duas marcas foi uma parceria firmada quando Steve Jobs voltou para a Apple. Na ocasião, os computadores Mac passaram a rodar os aplicativos do Pacote Office da Microsoft, composto por programas como Word, Excel e Power Point.

Contudo, não é exagero pensar que Steve Jobs buscava ainda uma vitória sobre uma de suas principais concorrentes! Como não tinha condições de competir em pé de igualdade com o sistema operacional da Microsoft, a Apple resolveu apostar suas fichas no lançamento do iPod. 

E deu certo, tanto porque o iPod caiu no gosto do público, quanto porque a Microsoft, por meio do Zune, não teve nem de longe o mesmo sucesso. Em seguida, mais precisamente em 2007, o iPhone foi lançado, não apenas como mais um produto com elevado valor agregado, mas também por representar uma verdadeira revolução no segmento de aparelhos móveis!

A Microsoft só foi dar uma resposta ao iPhone em 2010, lançando o Windows Phone. No entanto, era tarde demais, pois a Apple já havia conquistado o mercado, deixando pouco espaço para o smartphone da empresa de Bill. Além disso, depois veio o Android, sistema operacional mobile desenvolvido pela Google, dificultando ainda mais o posicionamento do Windows Phone.

Apple vs Microsoft: novos atores entram em cena

Devido às circunstâncias totalmente adversas, a Microsoft resolveu deixar de produzir celulares com o sistema operacional. Com a morte de Steve Jobs em 2011 e a aposentadoria de Bill Gates em 2014, Apple e Microsoft passaram a ter novos líderes: Tim Cook de um lado e Satya Nadella do outro.

De fato, a relação entre Apple e Microsoft foi marcada por altos e baixos. De toda forma, ambas as companhias se empenharam na hora de fabricar os melhores hardwares e softwares para os usuários e empresas, em uma competição que acabou sendo benéfica para todos os envolvidos!

O que achou dessa história trazida por nós sobre a Apple e a Microsoft? Deixe sua opinião nos comentários! 🍎

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x