MeuDeviceMeuDevice

Lisa: Código-fonte do primeiro computador da Apple pode ser seu gratuitamente em 2023

Antes do Mac, havia o Lisa, o primeiro computador da Apple a apresentar uma interface gráfica de usuário. O Lisa foi lançado há 40 anos e, em janeiro deste ano, para comemorar o aniversário, o Computer History Museum que c,hama o Lisa de “o fracasso mais importante da Apple”, ofereceu código-fonte do software do computador gratuitamente para download.

O download é de apenas 7 MB compactado e 30 MB expandido. Você, no entanto, precisa concordar com um contrato de licença antes de fazer o download e fornecer seu nome e endereço de e-mail. E depois de baixá-lo, você precisará descobrir como executá-lo.

Lisa: Código-fonte do primeiro computador da Apple pode ser seu gratuitamente em 2023

Uma olhada na GUI do Lisa informa instantaneamente onde o Mac tem suas raízes. Na verdade, a área de trabalho do Mac ainda segue as dicas do Lisa, com menus suspensos na parte superior e ícones para arquivos e aplicativos. O software do computador rodava em um Motorola 68000 e até permitia multitarefa, mas o 68000 tinha dificuldade em lidar com o software Lisa, e o computador era lento e caro, tornando-se uma nota de rodapé após o lançamento do Mac em 1984.

Com o nome da filha de Steve Jobs, o computador da Apple chegou ao mercado em 19 de janeiro de 1983. Seu preço era de US$ 9.995, vários milhares de dólares mais caro do que os PCs IBM com interfaces de linha de comando. A Apple esperava que a GUI fosse suficiente para superar o alto preço e o desempenho lento, mas o computador não vendeu.

O Macintosh fez sua estreia em 1984, por um preço mais razoável de $ 2.495. A Apple também lançou novos computadores Lisa ao mesmo tempo, mas foi o Mac que pegou e o computador acabou sendo descartado. Basta dizer que sem Lisa não haveria Mac, e a história da máquina é fascinante. Você pode aprender mais sobre a história do computador no site do Computer History Museum.

O Computer History Museum, localizado em Mountain View, Califórnia (cerca de 9 milhas ao norte do Apple Park em Cupertino), organizou este ano um evento para comemorar o 40º aniversário de Lisa. Palestrantes que fizeram parte da equipe de desenvolvimento do Lisa, como Bill Atkinson , Bruce Daniels e John Couch , participaram. O evento também teve demonstrações com um computador Lisa em funcionamento e uma caça ao tesouro com tema da Apple.

Leia Também: Qual é o melhor MacBook para edição de vídeos?
Leia Também: Novo iMac (M2, 2023): tudo o que você precisa saber

O primeiro computador da Apple se tornou um verdadeiro marco e até hoje é lembrado e usado como referência em algumas ocasiões.

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x