MeuDeviceMeuDevice

Apple investe em metalentes para melhorar custo-benefício de câmeras em iPads e iPhones

A Apple está trabalhando em uma nova tecnologia de lentes para seus dispositivos móveis. De acordo com um novo vazamento, a empresa planeja iniciar a produção de metalentes em 2024 para substituir as lentes de plástico do Face ID em modelos do iPad Pro. As metalentes tendem a ser mais finas e baratas, mas sem comprometer o desempenho do Face ID e do sensor LiDAR.

O analista Ming-Chi Kuo divulgou a notícia em um post no Medium, explicando que a estreia das metalentes no iPad Pro tem como objetivo facilitar a fabricação devido à menor escala de produção e garantir o envio dos componentes. Se a produção for bem-sucedida, as metalentes poderiam chegar ao iPhone em 2025 ou 2026 (com o iPhone 17 ou iPhone 18), que já são esperados com Face ID sob a tela.

O objetivo das “metalentes” é diminuir o tamanho e o custo dos sensores espaciais, como o LiDAR e o sensor usado no Face ID. (Imagem: Divulgação / Apple)

As grandes vantagens das metalentes

Uma das principais vantagens das metalentes em relação às atuais é a redução no custo de fabricação e no tamanho da lente, o que resultaria em um desempenho semelhante em um espaço menor. Além disso, as metalentes também poderiam ser benéficas para outras áreas, como os headsets de realidade mista.

Kuo destaca que as novas lentes não afetarão as atualizações de lentes de plástico já existentes, como as lentes 7P ou 8P (7 peças ou 8 peças) e o periscópio. A mudança será aplicada apenas em lentes de plástico para aplicações de sensores de medição 3D, como é o caso do reconhecimento facial via Face ID e espacial via LiDAR.

Leia Também: Monitor de 27″ da Apple com tecnologia ProMotion pode não ser lançado tão cedo
Leia Também: iPhone SE 4 pode chegar em 2025 com Face ID, diz analista

No fim das contas, graças às lentes mais compactas, os óculos VR/AR podem se tornar mais finos e otimizar o espaço interno para outros componentes. A tecnologia de metalentes da Apple tem o potencial de revolucionar a indústria de dispositivos móveis, tornando os aparelhos mais avançados e acessíveis a um público mais amplo.

Você acredita que a redução no tamanho e custo das lentes poderá tornar os dispositivos da Apple mais acessíveis? Deixe o seu comentário! 🍎

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x