MeuDeviceMeuDevice

Apple pode se tornar a maior fabricante de smartphones global em 2023

O que você responderia se lhe perguntassem quem é o maior fabricante de smartphones do mundo? Bem, a resposta pode variar bastante dependendo do ponto de vista. O mercado global de smartphones está enfrentando uma baixa de dez anos e a Counterpoint Research espera que as remessas dos dispositivos caiam 6% ano após ano, chegando a 1,15 bilhão de aparelhos este ano.

Embora as remessas menores de smartphones para todo o setor impactem obviamente a Apple, a fabricante do iPhone está em posição de fazer algo que nunca fez antes. De acordo com a Counterpoint, a Apple tem a oportunidade de liderar a indústria em vendas em todo o mundo durante um ano inteiro pela primeira vez.

A maior fabricante de smartphones globalmente

É bem verdade que nem todos os mercados estarão em alta durante o restante de 2023. Segundo a Counterpoint, o mercado asiático pode ser uma das regiões que irá restringir o crescimento da indústria de smartphones durante o resto do ano. A empresa de pesquisa escreveu:

A Ásia é um dos principais obstáculos ao crescimento positivo, pois os ventos contrários interrompem a recuperação econômica prevista para a China no início do ano e a região mais ampla experimenta declínios intensos nos mercados emergentes.

A China ainda é o maior mercado de smartphones do mundo e, embora suas compras anuais de smartphones tenham atingido o pico de 450 milhões de unidades, as vendas anuais agora giram em torno de 270 milhões por ano. Isso tem contribuído para impulsionar o declínio no mercado global de smartphones.

A América do Norte teve um primeiro semestre decepcionante, de acordo com a Counterpoint, com o continente preparado para uma queda de dois dígitos nas remessas de telefones durante o ano inteiro. “Apesar da força no mercado de trabalho e da queda da inflação, os consumidores estão hesitantes em atualizar seus dispositivos, levando as taxas de substituição nos EUA e globalmente a atingirem níveis recordes”, afirmou a Counterpoint.

Leia Também:
iPad lidera mercado de tablets durante o 2º trimestre de 2023

Apple pode ser a maior fabricante de smartphones global

Apple deve superar a Samsung em 2023

Fieldhack, da Counterpoint, afirma:

É o mais próximo que a Apple já esteve do primeiro lugar. Estamos falando de um spread que representa literalmente alguns dias de vendas. Assumindo que a Apple não tenha problemas de produção como aconteceu no ano passado, é realmente uma questão de sorte neste momento.

No entanto, o analista Jeff Pu lamenta que preveja um declínio de 7,2% na produção da linha iPhone 15 para o restante deste ano, de 83 milhões de unidades para 77 milhões. O declínio previsto na produção não necessariamente indica que a Apple não conseguirá ultrapassar a Samsung neste ano. Na realidade, Chauhan, da Counterpoint, comenta: “A recepção do iPhone 15 e o crescimento nos mercados não essenciais do iPhone determinarão se a Apple conseguirá superar a Samsung ao longo do ano inteiro ou não”.

Apesar da empolgação em torno do iPhone quando o dispositivo foi inicialmente lançado durante o quarto trimestre de 2009, a Nokia (38,6%) ainda detinha a liderança como a principal fabricante de smartphones, seguida pela BlackBerry (19,9%) e Apple (16,1%). Somente no terceiro trimestre de 2011 a Samsung assumiu o primeiro lugar e manteve essa posição na maior parte do tempo desde então.

Entretanto, durante o segundo trimestre de 2020, a Huawei teve uma breve vantagem sobre a Samsung. Contudo, devido às restrições impostas pelos EUA à Huawei, a Samsung retomou a liderança no trimestre subsequente e manteve essa posição até o quarto trimestre do ano passado.

Leia Também:
Produção do iPhone 15 chega à Índia
iPhone 15 tem suposto corte de produção

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês! 🍎

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x