MeuDeviceMeuDevice

AppleGPT pode estar em desenvolvimento para competir com o ChatGPT

O ChatGPT se tornou o centro das atenções nos últimos tempos e rumores apontam que a Apple está trabalhando no “AppleGPT”, sua própria IA generativa que poderia ser uma rival do chatbot da OpenAI. De acordo com o relatório de Mark Gurman, da Bloomberg, a Apple está desenvolvendo esse projeto ultrassecreto com base em uma estrutura de aprendizado conhecida como “Ajax”, desenvolvida pelo rival e, às vezes, colaborador Google.

Segundo Gurman, o esforço da Apple para construir um chatbot e outros sistemas generativos de IA vem acontecendo desde o final do ano passado, mas a empresa não mencionou nada disso durante a WWDC deste ano. Nos últimos meses, o impulso para a IA se tornou uma grande iniciativa para a Apple, e várias equipes estão trabalhando no possível AppleGPT.

Privacidade

Alguns analistas apontam que o foco extremo da Apple na privacidade do usuário acabou prejudicando um pouco seus esforços para disponibilizar qualquer tipo de chatbot baseado em LLM aos consumidores. Enquanto o ChatGPT, o Google Bard e o Microsoft Bing estão todos conectados à nuvem e enviam consultas para servidores distantes para uma resposta rápida, com base no vasto conhecimento do LLM sobre como os humanos podem responder em circunstâncias semelhantes, essa abordagem não está alinhada com a forma de trabalho da Apple.

A IA generativa está consumindo a indústria de tecnologia e os interesses dos consumidores e empresas comuns. Como mencionamos mais acima, de acordo com Mark Gurman, a Apple está trabalhando em seu próprio chatbot, o AppleGPT. Entretanto, até o momento, esse projeto é basicamente um teste altamente limitado e interno, e aparentemente nunca foi destinado aos desktops dos consumidores.

Não é novidade que a Apple esteja investindo na IA há anos, utilizando-a para aprimorar suas fotos, reconhecer e interpretar a fala dos usuários, destacar objetos em imagens, entre outras funcionalidades. No entanto, a IA generativa é o foco principal atualmente, e é provável que a empresa queira encontrar uma forma de entrar nesse mercado.

AppleGPT

Ainda de acordo com o relatório de Gurman, a empresa da maçã desenvolveu sua própria estrutura para treinar ferramentas de IA generativas, conhecida como Ajax, e a utilizou para treinar seu próprio serviço de chatbot, que alguns engenheiros internos passaram a chamar de AppleGPT. Um dos principais focos dos esforços da Apple tem sido aprimorar a privacidade dessas ferramentas.

Recentemente, Tim Cook, CEO da Apple, falou publicamente sobre sua crença de que o ChatGPT e outras ferramentas generativas de IA são algo que a empresa está “observando de perto”. Já foram implementadas melhorias nos sistemas de pesquisa, Siri e mapas, baseadas no sistema Ajax, e a empresa agora está desenvolvendo um “modelo de linguagem grande” semelhante ao GPT-4 da OpenAI, Llama 2 da Meta ou PaLM 2 do Google.

O chatbot de teste interno da Apple foi supostamente desenvolvido no final do ano passado por uma pequena equipe de engenharia. Após algumas preocupações iniciais de segurança, a empresa disponibilizou a ferramenta para mais funcionários, embora exija aprovação especial para acessá-la. O relatório de Gurman afirma que os funcionários da Apple afirmam que a ferramenta basicamente replica a experiência do Bard, ChatGPT ou Bing AI, sem incorporar nenhuma nova tecnologia especial, e é acessada por meio de uma interface da web simplificada.

AppleGPT pode estar em desenvolvimento para competir com o ChatGPT

Uma coisa é certa: a Apple está trabalhando duro para encontrar seu lugar na esfera da IA LLM, mas também está claro no relatório que ainda estamos nos estágios iniciais, portanto, é provável que não vejamos o AppleGPT disponível ao público em geral tão cedo; talvez tenhamos que esperar até a WWDC de 2024.

Leia Também: 
App “coach de saúde” com inteligência artificial pode estar sendo desenvolvido pela Apple
5 aplicativos de IA para criar imagens únicas no iPhone

Mesmo que a Apple ainda não possua um novo produto importante de IA, é fácil perceber como o trabalho nesse campo pode ser usado para aprimorar os produtos e serviços existentes da empresa. Quando se trata de IA generativa, a Apple pode estar um pouco atrasada para começar, mas parece que a empresa está levando a tecnologia muito a sério. E, sem dúvida alguma, fará uma grande estreia no verdadeiro estilo da Apple assim que for lançado.

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês! 🍎

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x