Bug do Ventura 13.3? Pois é, meus amigos, se você é um usuário do macOS Ventura e configurou sua conta de usuário com o diretório inicial salvo em um dispositivo de armazenamento externo, aguarde antes de atualizar para a versão 13.3. Vários usuários que configuraram seus Macs dessa maneira descobriram que não conseguem acessar suas contas depois de instalar a atualização.
O problema, que é abordado no Reddit , é que após a atualização para 13.3, o Mac reinicia e, quando o usuário tenta fazer o login, aparece uma mensagem que diz que o login “falhou porque ocorreu um erro”. Nenhuma explicação do erro é oferecida e clicar no botão OK simplesmente envia o usuário de volta à tela de login.
A solução alternativa, explicada por Neat_Release_2683 no Reddit, envolve desligar a Proteção de Integridade do Sistema enquanto estiver no Modo de Recuperação. Consegui replicar o problema em um M1 Pro MacBook Pro de 14 polegadas com Ventura 13.3 e uma pasta Home da conta salva em uma unidade flash USB-C.
Solução para o Bug do Ventura 13.3
Se a pasta Home da sua conta de usuário estiver salva em uma unidade externa e for a única conta com direitos de administrador, você pode tentar usar a solução alternativa abaixo. Se o seu Mac tiver outra conta de administrador com a pasta Home salva na unidade interna do Mac, há outra solução alternativa que você pode usar.
1. Inicializando o modo de recuperação
Nos Macs da série M, mantenha pressionado o botão liga/desliga e continue a pressioná-lo até que a tela diga “Carregando opções de inicialização”.
Em Macs Intel, mantenha pressionadas as teclas Command e R.
Selecione o ícone Opção quando ele aparecer e clique em Continuar .
A tela de recuperação do macOS deve aparecer com ícones de login do usuário. Selecione uma conta com direitos de administrador e clique em Avançar . Digite a senha da conta.
2. Ir para o terminal
Você está agora no modo de recuperação. Ignore a janela principal e clique no menu Utilitários. Selecione Terminal. Se você não estiver familiarizado com o uso do Terminal, tudo bem. O Terminal é a interface de linha de comando para o Mac e você digitará um comando fácil.
3. Desligue o SIP
Uma janela do Terminal aparece, com um prompt que diz algo como -bash-3.2#
e, em seguida, um cursor.
Digite csrutil disable
e pressione a tecla Return.
Esse comando desativa a proteção de integridade do sistema e, se você nunca o desativou antes, um aviso será exibido. Digite y
para continuar.
Digite seu nome de usuário e sua senha. Pode parecer que seu Mac não está fazendo nada além de esperar um pouco. Uma mensagem solicitando que você reinicie o Mac aparecerá quando as alterações forem implementadas.
4. Reinicie, faça o login, verifique o iCloud, reative o SIP
Agora reinicie o seu Mac ( > Reiniciar ). Você deve ser capaz de entrar em sua conta.
Vá para Configurações do sistema e verifique as configurações do iCloud para garantir que tudo esteja ativado.
Agora você pode reativar o SIP repetindo as etapas 1 a 4, mas no Terminal na etapa 2, insira o comando csrutil enable
.
O que está causando Bug do Ventura 13.3?
Ao que tudo indica, o problema parece estar relacionado a um recurso do System Integrity Protection do macOS, conhecido como SIP. Um dos recursos do SIP é que ele pode alertá-lo sempre que um acessório (como um dispositivo de armazenamento externo) estiver conectado ao seu Mac.
Com o Ventura 13.3, esse alerta parece atrapalhar a capacidade de fazer login, criando uma situação Catch-22. Como a unidade externa ainda não foi aprovada pelo usuário, o Mac não acessará a unidade e o login não poderá ser realizado. Mas se você não conseguir fazer login, não poderá aprovar a unidade. Se o SIP estiver desativado, os alertas não aparecerão e a unidade externa poderá se conectar.
Por que alguém salvaria uma pasta Home em uma unidade externa em primeiro lugar? Principalmente porque o armazenamento interno do Mac está acabando. A pasta Home salva muitas informações do usuário, como bibliotecas de aplicativos e seus arquivos. É possível salvar componentes individuais da pasta Home em uma unidade externa em vez de toda a pasta Home – por exemplo, em um Mac Pro 2013 com um SSD de 512 GB que uso em casa, salvo minhas bibliotecas do iMovie, Fotos e Música para uma unidade externa de 5 TB. Mas algumas pessoas podem não querer se preocupar com componentes individuais e simplesmente colocar toda a pasta Home em uma unidade externa.
Leia Também: iPhone 15: O Que Esperar da Próxima Geração?
Leia Também: A mudança do iPhone de Lightning para USB-C pode ter um preço alto para a Apple em 2023
Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!