MeuDeviceMeuDevice

CarPlay: tudo o que você precisa saber sobre o software da Apple

Já ouviu falar do CarPlay? Com pouquíssimas exceções, o software de navegação e entretenimento executado nas telas sensíveis ao toque do painel dos carros modernos é péssimo. Design de interface datado, layouts confusos e software e dados raramente ou nunca atualizados.

Felizmente, a Apple tem uma solução para isso: CarPlay. É um recurso embutido no seu iPhone que o transforma no cérebro e na interface da tela de entretenimento e entretenimento do seu carro, e é um grande avanço em relação ao que você obtém na maioria dos carros.

Originalmente lançado em 2014, o CarPlay agora é compatível com uma ampla variedade de veículos, e há até uma versão de próxima geração a caminho. Aqui está o que você precisa saber sobre o CarPlay, seus dispositivos e veículos compatíveis e aplicativos compatíveis.

Como funciona o CarPlay?

Usar o CarPlay em um carro compatível é fácil. Basta usar o cabo Lightning para conectar o iPhone na porta USB do carro e selecionar a função CarPlay na tela do carro. O método exato de selecionar o CarPlay difere de um carro para o outro, mas geralmente é bastante óbvio.

Um número pequeno, mas crescente, de carros ainda possui CarPlay sem fio, que permite emparelhar seu telefone e usar o CarPlay sem conectar nenhum cabo.

Depois que o CarPlay for iniciado em seu carro, a interface do seu sistema de infoentretenimento será controlada pelo seu iPhone, o carro é essencialmente uma tela secundária do iPhone. A interface parecerá familiar para os usuários do iPhone, mas é drasticamente simplificada, com grandes ícones e alvos de toque e opções muito limitadas. Afinal, ele foi feito para ser usado durante a condução, então tudo é grande, simples e requer poucos toques.

O CarPlay oferece acesso a aplicativos de mensagens, aplicativos de áudio e aplicativos de navegação selecionados. Ele pode ler mensagens de texto em voz alta e transcrever sua voz em respostas de texto, o que é muito mais seguro do que enviar mensagens de texto enquanto dirige.

A interface mais recente do CarPlay também sugere coisas para você com base na hora, dia e sua localização, listas de reprodução ou podcasts que você costuma ouvir ou direções para lugares que costuma dirigir, por exemplo.

CarPlay: tudo o que você precisa saber sobre o software da Apple

Quais iPhones suportam o CarPlay?

O CarPlay funciona em todos os telefones do iPhone 5 em diante.

  • iPhone 14/14 Pro
  • iPhone 13/13 Pro
  • iPhone 12/12 Pro
  • iPhone SE (2ª e 3ª geração)
  • iPhone 11/11 Pro
  • iPhone XS
  • iPhone XR
  • iPhone X
  • iPhone 8/8 Plus
  • iPhone 7/7 Plus
  • iPhone SE
  • iPhone 6s/6s Plus
  • iPhone 6/6 Plus
  • iphone 5s
  • iphone 5

O CarPlay foi introduzido no iOS 7.1 e passou por algumas grandes atualizações ao longo dos anos. A atualização do iOS 13 foi a mais recente – reformulou completamente a interface do CarPlay e possibilitou que mais aplicativos funcionassem com o sistema, como Waze e Google Maps. Desde a grande mudança do iOS 13, cada versão do iOS adicionou pequenos ajustes e novos recursos ao CarPlay, mas é basicamente o mesmo.

Uma nova versão importante da próxima geração do CarPlay está chegando, com modelos de carros compatíveis anunciados no final de 2023.

CarPlay: tudo o que você precisa saber sobre o software da Apple

Quais veículos suportam o CarPlay?

Costumava ser fácil listar todos os carros compatíveis com o CarPlay, porque eram poucos. Sua popularidade aumentou muito nos últimos anos e agora está disponível em centenas de modelos de carros, de Fords a Ferraris.

 

Um dos últimos grandes redutos foi a Toyota, mas a empresa começou a incluir o CarPlay em muitos modelos de 2019 e está disponível em muitos modelos Toyota de 2020 e posteriores. 

Notavelmente ausente da lista está a Tesla, a empresa controla a “pilha completa” de seu software e não oferece suporte a nenhum tipo de interface secundária. Você pode conectar seu iPhone ao seu Tesla via bluetooth e ouvir música, bem como sincronizar seus contatos e calendário, mas não pode obter uma interface acionada por telefone na tela.

Existem muitos modelos de carros com suporte para CarPlay para listar todos aqui, mas a Apple mantém uma lista de modelos de carros compatíveis com CarPlay  que você pode verificar.

Mais recentemente, a GM, que já foi um grande apoiador do CarPlay, anunciou que eliminaria gradualmente o suporte para o recurso (e o Android Auto) em futuros veículos elétricos. A GM usará seu próprio sistema interno de navegação e infoentretenimento desenvolvido em conjunto com o Google.

Quanto custa?

O CarPlay em si não custa nada. Ao usá-lo para navegar, enviar mensagens ou ouvir música, podcasts ou livros de áudio, você pode usar dados do plano de dados do seu telefone. Dependendo dos limites de dados do seu celular, isso pode custar caro.

Se custa dinheiro para obter o suporte do CarPlay em seu carro, depende do fabricante. Embora a Apple não cobre uma taxa das montadoras pelo software necessário para integrar o CarPlay, existem alguns custos associados ao atendimento dos requisitos de hardware necessários.

Em algumas marcas e modelos de carros, ele vem de fábrica e está incluído no custo do carro. Outros modelos o suportam apenas como parte de um pacote de sistema de infoentretenimento atualizado premium, que geralmente custa centenas a mais, mas geralmente inclui outros recursos. Antes de comprar um carro, você deve perguntar se ele tem suporte para CarPlay incluído.

Leia Também: iPhone 2G: As Melhores Curiosidades do antigo smartphone da Apple
Leia Também: iPhone 15: O Que Esperar da Próxima Geração?

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
1 Comentário
Anterior
Novidade Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Mário Sérgio Moura Rodrigues
Mário Sérgio Moura Rodrigues
1 ano atrás

Muito bom o car play! eu era usuariode android e hoje uso iphone, estou achando o Carplay superior ao android auto principalmente em estabilidade.

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x