Você acha que a Apple já domina muitos mercados? E se dissermos que existe um projeto de carro autônomo? Sim, você leu corretamente! A Maçã tem o desejo de fabricar seu próprio veículo elétrico e sem motorista, mas ainda não há uma previsão real de lançamento. Nesse sentido, a empresa prefere manter discrição para não causar muito alvoroço no mercado e entre seus consumidores.
Contextualizando, há um forte apelo para que os carros movidos a combustível não renovável sejam gradativamente retirados de circulação. Afinal, existe uma forte relação destes com a poluição e o agravamento do efeito estufa, visto que esses veículos rodam com gasolina e diesel, por exemplo.
O carro autônomo, embora seja mais caro do que o convencional, tem uma vantagem que pode valer a pena: custos reduzidos com manutenção! Um dos principais motivos é a quantidade reduzida de peças, se comparado a um carro tradicional que a gente vê nas ruas mundo afora.
Aliás, existem automóveis movidos a combustível fóssil que possuem uma versão elétrica. A emissão de carbono de um carro elétrico é quase zero, o que ajudaria muito a Apple a aumentar seu apelo de marketing em torno da sustentabilidade, aumentando as chances de sucesso da empreitada.
Boatos e mais boatos sobre o carro autônomo
Por mais que a Apple queira manter discrição sobre seu projeto de carro autônomo, isso é praticamente impossível. Dentre as notícias relacionadas ao assunto, foi dito que o produto ficaria um tempo na “geladeira”. Mas em 2020, a maçã resolveu retomá-lo, com a possibilidade de lançamento em 2025. Nada oficial, apenas boatos!
Outro boato que já circulou foi sobre uma possível parceria entre a Apple e a Hyundai, uma montadora de carros sul-coreana. A Tesla, de Elon Musk, é a empresa mais conhecida no mercado de veículos sem motorista e elétricos. Contudo, a proposta da Apple é desenvolver algo com nível de automação ainda maior, o que se refletiu em alguns testes que não deram certo.
As dificuldades do projeto do carro autônomo
De fato, pode ser que muitas pessoas sejam relutantes em delegar a um carro autônomo algumas decisões do trânsito. Imagine que o seu carro, por conta de algum “bug”, está indo em direção a um poste: para não bater, o correto seria pegar o volante e desviar, observando também se não está vindo outro carro atrás. Enfim, quem dirige sabe que o trânsito tende a ser muito complexo, o que aumenta o desafio da Apple em fazer o seu carro autônomo.
Tim Cook, o atual CEO da Apple, já afirmou que o carro autônomo é a empreitada mais difícil da empresa. Não obstante, a maçã ainda pode competir com a Waymo, uma companhia que está desenvolvendo o veículo autônomo da Google. Com o passar do tempo, algumas pessoas se desligaram do projeto, e hoje o atual responsável é Kevin Lynch, aquele mesmo que dirigiu a produção do Apple Watch!
E sobre o design do carro autônomo da Apple? Segundo rumores, ele será diferente dos automóveis que conhecemos, adotando um visual futurístico. Em relação ao interior, a empresa também quer fazer diferente: em vez de três bancos traseiros, a ideia é ter quatro, com a frente voltada para trás, além de uma tela. Mesmo que não seja assim, pode esperar algo focado na experiência do usuário – neste caso, o passageiro.
E a segurança do carro autônomo da Apple? Segundo as informações, a aposta é em um sistema de backup, que entra em ação quando os mecanismos principais de autonomia do veículo deixam de funcionar.
Sobre o volante, fala-se que a maçã quer se desfazer dele, mas isso levanta a discussão sobre a decisão do motorista em situações adversas no trânsito. Mesmo com o backup, pode ser que o ideal seja o condutor poder evitar um acidente ou colisão com um poste, por exemplo, sem depender exclusivamente da autonomia do veículo.
O que achou dessa possível novidade da Apple para o futuro? Deixe sua opinião nos comentários! 🍎