MeuDeviceMeuDevice

Como ativar a rotação automática para um aplicativo específico no iPhone?

Se você possui vários aplicativos em seu celular, provavelmente precisa ligar e desligar a rotação automática para utilizar alguns deles, já que alguns funcionam melhor com essa rotação ativada. No entanto, pode ser bastante inconveniente quando você precisa usar um aplicativo do banco, por exemplo, e ele automaticamente altera para a orientação vertical, não é mesmo?

Isso certamente é um grande problema para os usuários, mas existe uma solução prática e simples: é possível ativar e desativar a rotação automática para aplicativos específicos dentro do iPhone. Mas, se você não sabe como fazer isso, pode ficar tranquilo, pois vamos te ensinar hoje. Vamos lá?

Qual a necessidade de ativar e desativar a rotação automática nos apps?

O bloqueio de rotação da tela está sempre ativado no meu iPhone. Como resultado, a tela permanece fixa no modo retrato, independentemente de eu estar usando o telefone na cama ou levemente inclinado, evitando que a tela mude acidentalmente para a orientação paisagem.

No entanto, quando você abre aplicativos de vídeo, como YouTube, VLC e outros, é legal que o bloqueio de rotação da tela do iPhone seja desativado para que, quando você girar o telefone, o vídeo comece a ser reproduzido automaticamente em tela cheia.

Se você está curioso para saber como isso funciona, é bastante simples. Você pode criar uma automação que funciona sem a sua intervenção. Quando você abrir um aplicativo específico, como o YouTube, por exemplo, o iPhone ativará automaticamente a rotação da tela. Quando você sair desse aplicativo, o iPhone desligará automaticamente a rotação.

Leia também: Como escolher qual aplicativo de mensagem a Siri terá acesso no iPhone?
(Imagem: Divulgação / Apple)

Se você deseja utilizar essa função para ativar e desativar a rotação automática de aplicativos específicos que você usar, siga os passos que passaremos abaixo:

  1. Abra o aplicativo ‘Atalhos’ no seu dispositivo e toque em ‘Automação’;
  2. Se não houver nenhuma automação criada, clique em ‘Nova Automação’. Caso já tenha alguma, toque no ícone de adição “+” no canto superior da tela;
  3. Role a tela para baixo e clique em ‘Aplicativo’, em seguida, toque em ‘Escolher’. Selecione todos os aplicativos que você deseja utilizar com essa automação e clique em ‘Concluído’;
  4. Verifique se as opções ‘Está aberto’ (Is Open) e ‘Está Fechado’ (Is Closed) estão marcadas. Isso garantirá que a rotação da tela seja ativada quando você abrir o aplicativo e seja desativada automaticamente quando você sair dele. Em seguida, selecione ‘Executar imediatamente’ e desative a opção ‘Notificar quando executar’. Após isso, clique em ‘Avançar’;
  5. Na barra de pesquisa na parte superior, digite ‘Definir bloqueio de orientação’ e selecione a opção. Deixe a opção azul ‘Toggle’ como está para que as ações ON e OFF (ativado e desativado) possam ocorrer. Finalmente, clique em ‘Concluído’ e está tudo pronto.

A partir de agora, quando você abrir esses aplicativos, a rotação da tela do seu iPhone será ativada automaticamente. E desligará quando você deslizar para cima para sair do aplicativo.

Leia também: 5 clickers automáticos para utilizar no MacBook
(Imagem: Gotechtor)

Para verificar se esse recurso está funcionando, basta abrir os aplicativos que você selecionou e verificar se a rotação automática foi ativada corretamente. Caso não tenha funcionado, refaça os passos e verifique se a opção está devidamente selecionada. Se não estiver, simplesmente selecione-a novamente. Com essas etapas fáceis e práticas, você poderá utilizar o recurso de rotação automática em aplicativos específicos sem problemas.

Você já sabia como ativar a rotação automática em alguns aplicativos do seu iPhone?
Não se esqueça de compartilhar esse post com todos os seus amigos e de deixar o seu comentário aqui embaixo! 🍎
Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x