Se você tem algum problema de visão, deve saber muito bem que o tamanho de alguns fontes — especialmente se elas forem pequenas — pode dificultar o uso de certos dispositivos. Além disso, o esforço prolongado que você terá que fazer para ler esses caracteres poderá causar vários danos oculares.
Hoje, vamos ensinar como aumentar o tamanho das fontes de aplicativos do seu MacBook, evitando o desgaste desnecessário da sua visão e servindo como uma certa precaução contra outros problemas futuros. Vamos lá?
Aumentando o tamanho da fonte em apps no MacBook
No macOS Sonoma, há recursos de acessibilidade que permitem aumentar o tamanho da fonte em aplicativos individuais sem afetar o tamanho dos caracteres no dispositivo como um todo.
Para dar início a esse processo, você precisará acessar as ‘Configurações de Sistema‘ do seu MacBook e pesquisar e selecionar a opção de ‘Acessibilidade‘, geralmente localizada na barra lateral do lado esquerdo.
Clique em ‘Exibir‘ e role um pouco a tela para achar a opção ‘Tamanho do Texto‘. Quando o menu suspenso aparecer, procure o nome do aplicativo que você deseja e escolha o tamanho da fonte que melhor te auxilie visualmente na hora do uso.
Quando você já estiver bem mais confortável com o tamanho dos caracteres do app, você poderá salvar a alteração clicando em ‘Concluído‘. É importante notar que apenas os aplicativos selecionados foram alterados em termos de tamanho da fonte, enquanto os outros permaneceram no tamanho padrão.
Leia também: Como ativar o Apple ProRes no iPhone?
O que é o macOS Sonoma?
O macOS Sonoma é uma versão recente do macOS, com foco na melhoria da qualidade e desempenho dos MacBook. Foi anunciado na WWDC (Worldwide Developers Conference) de 2023 e provavelmente estará disponível em versão definitiva para uso no final deste ano.
Oferecendo várias melhorias e novos recursos para os usuários, o macOS Sonoma promete mais flexibilidade no uso de widgets, uma repaginada na tela de bloqueio, um ‘modo de jogo’ disponível e várias outras funções que melhoram e muito a sua usabilidade.
Essa versão oferecerá suporte para modelos de MacBook como iMac (2019 ou posterior), MacBook Air e Pro (2018 ou posteriores), Mac Mini (2018 ou posterior), Mac Pro (2019 ou posterior) e todos os modelos de Mac Studio.
Leia também: Os 5 melhores RPGs para jogar no MacBook
Apesar de ainda estar na versão beta, o macOS Sonoma está sendo bastante elogiado por todas as suas novidades e melhorias que certamente irão ajudar os usuários na realização das mais diversas atividades com uma qualidade muito melhor.