MeuDeviceMeuDevice

Como bloquear guias privadas do Safari no iPhone?

Assim como o navegador Google Chrome, o Safari da Apple permite que você bloqueie guias privadas com autenticação biométrica, como Face ID e Touch ID, seja no iPhone, iPad ou Mac. Isso possibilita manter determinadas páginas seguras, inacessíveis para pessoas que não deveriam ter acesso a elas, como crianças, por exemplo.

Ao bloquear automaticamente o modo de navegação privada através de autenticação secundária, o navegador da Apple oferece a você a tranquilidade de se afastar de um dispositivo compartilhado, sem se preocupar com outras pessoas que possam acessar conteúdo inadequado. Se você não está familiarizado com esse processo, não se preocupe, pois vamos orientá-lo através desse passo a passo hoje. Vamos começar?

O que são as guias privadas do Safari?

Até o iOS 16, o Safari mantinha abertas as guias privadas entre as sessões se a opção de reter guias abertas estiver ativada. A partir do iOS 17.0, iPadOS 17.0 e macOS Sonoma ou versões mais recentes, o Safari automaticamente protege todas as suas guias privadas por meio de autenticação biométrica.

Suas guias e janelas privadas são automaticamente bloqueadas quando você fecha o Safari, a tela se apaga ou quando o dispositivo é bloqueado. Quando o Safari exibir uma solicitação de autorização, selecione ‘Desbloquear’ e realize uma rápida verificação com Face ID ou Touch ID para recuperar o acesso às guias bloqueadas ou abrir novas guias privadas.

Caso o seu dispositivo não possua Face ID ou Touch ID (ou essas opções estejam desativadas nas Configurações), você também pode utilizar sua senha (iOS, iPadOS) ou senha da conta (macOS) para autorização. Dessa forma, esse recurso oferece um meio seguro de acesso para aqueles que compartilham seus dispositivos, independente do propósito. Contudo, se você não precisar dessa funcionalidade, também explicaremos como desativá-la de maneira simples.

Leia também: ‘Long Live Love!’ com Becky Armstrong irá para o Apple TV+?

Como bloquear uma guia privada no iPhone?

Você pode bloquear facilmente guias privadas no seu iPhone de forma simples e prática, algo que certamente você conseguirá fazer sem qualquer dificuldade.

Para começar, abra o aplicativo ‘Safari’ e toque em ‘Todas as guias’ no canto inferior direito. Em seguida, selecione a opção ‘Privada’ na parte inferior da tela. Agora, uma guia privada será aberta e você poderá navegar com segurança, sem se preocupar se alguém verá o que você está acessando quando se afastar do dispositivo.

É importante ressaltar que a navegação em guias privadas no Safari do iOS 17 já vem ativada por padrão, de acordo com a Apple. No entanto, você pode desativar essa opção automática e ainda bloquear e desbloquear guias privadas manualmente.

Para desativar a opção automática, acesse as ‘Configurações’, escolha ‘Safari’ na lista principal exibida na tela e desative a opção ‘Exigir Face ID para desbloquear a navegação privada’. Pronto, a navegação privada automática foi desativada.

Leia também: Como pausar todos os GIFs automaticamente no iPhone?
(Imagem: Suporte da Apple)

É claro que o modo de navegação por guia privada é uma maneira segura de acessar suas páginas e conteúdos sem se preocupar com outras pessoas visualizando seu histórico. No entanto, esse recurso é mais útil para iPhones ou MacBooks que são compartilhados por várias pessoas.

Se esse não for o seu caso, o mais recomendado seria desativar essa função para não enfrentar obstáculos ao acessar uma página em que você já estava navegando.

Você já sabia como bloquear e desbloquear guias privadas no iPhone?
Não se esqueça de compartilhar este post com todos os seus amigos e deixar o seu comentário abaixo! 🍎
Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x