MeuDeviceMeuDevice

Como conectar dois Macs sem uma rede

Já precisou conectar dois Macs sem uma rede e não sabia como? Uma rede é ótima, mas e se você quiser apenas conectar dois Macs e transferir um monte de informações o mais rápido possível? Usando um cabo ethernet gigabit ou um Mac com 802.11ac (Wi-Fi 5) ou hardware de rede sem fio posterior, você pode transferir dados entre dois dispositivos em taxas de gigabit por segundo – mas você pode fazer melhor do que isso!

A Apple oferece quatro métodos integrados no macOS, nenhum dos quais é óbvio de configurar. Cada um deles tem requisitos, vantagens e compensações diferentes. Uma vez conectado, você usa as mesmas ferramentas para transferir informações entre dois Macs como faria se estivessem conectados a uma rede:

 
  • Compartilhamento de arquivos SMB:  no Finder, escolha  Ir > Conectar ao servidor  (Command-K) e clique em Procurar. Se o Mac não aparecer na janela Rede, volte para Conectar ao servidor, digite  smb:// seguido do endereço IP atribuído à rede ou autoatribuído do outro dispositivo e clique em Conectar. (Um endereço auto-atribuído significa que o computador não conseguiu encontrar um servidor DHCP, que atribui endereços e fornece um caminho para a Internet.)

  • Bonjour:  Um Mac conectado com qualquer método abaixo deve ser descoberto por meio de aplicativos compatíveis com Bonjour.

  • Suporte direto ao aplicativo:  alguns aplicativos são construídos em seus próprios serviços de rede e devem simplesmente identificar outro cliente Mac em execução ou software ponto a ponto.

Aqui estão os quatro métodos, do mais rápido ao mais lento.

Conectar via Thunderbolt

O Thunderbolt há muito inclui um modo de computador para computador que permite uma conexão de 10 Gbps. Embora seja uma fração de seu atual caminho de dados de 40 Gbps para unidades, periféricos e monitores, é rápido o suficiente! (Esse método também funciona com Windows e outros computadores com suporte Thunderbolt.)

Em meus testes usando um cabo Thunderbolt 4 entre dois Macs M1, consegui obter 4 Gbps de gravações sustentadas e 8 Gbps de leituras sustentadas usando um aplicativo de teste de velocidade e 5 Gbps na cópia de arquivos grandes de um Mac para o outro. Ambas as taxas estão muito acima do gigabit ethernet.

É de vital importância que você tenha um cabo USB-C para USB-C projetado para Thunderbolt 3 ou 4. Compre-o de uma empresa com um bom histórico, como  Anker ,   ,   e  Other World Computing , para citar quatro de muitos. Se você já possui um cabo USB-C, verifique se ele possui um símbolo de raio nos plugues em ambas as extremidades; também deve conter um 3 ou 4, embora a Apple omita isso, por incrível que pareça. Você não quer um cabo USB-C somente para carga (extremidades normalmente não marcadas) ou um cabo somente USB 3 (normalmente um símbolo USB e uma etiqueta SuperSpeed+ ou SS+, SS 10 ou SS 20).

Se você tiver um ou dois Macs mais antigos com Thunderbolt 2, poderá usar um cabo Thunderbolt 2 para Thunderbolt 2 ou um cabo Thunderbolt 3 ou 4 USB-C com um  adaptador Thunderbolt 2  em uma extremidade.

Veja como configurá-lo:

 
  1. Conecte os dois computadores com um cabo por meio de qualquer uma de suas portas Thunderbolt.

  2. Verifique as configurações de rede:
    • Em Monterey ou anterior: Abra  > Preferências do Sistema > Rede . Certifique-se de que Thunderbolt Bridge apareça na lista de interfaces à esquerda em ambos os Macs. Caso contrário, clique em + (adição) e selecione Thunderbolt Bridge para adicioná-lo, clique em Criar e clique em Aplicar.
    • Em Ventura: Vá para  > Configurações do sistema > Rede e certifique-se de que Thunderbolt Bridge apareça na lista de interfaces no centro. Caso contrário, clique no ícone Mais (…) na parte inferior da lista de interfaces e escolha Adicionar serviço. Escolha Thunderbolt Bridge no menu pop-up Interface. Nomeie-o e clique em Criar.

  3. Com a interface de ponte instalada e os dois Macs conectados, você deve ver um ponto amarelo e o IP autoatribuído aparecer sob o nome da interface.

  4. Anote o endereço de cada computador, que será algo que começa  169.254. como  169.254.14.103. Você precisará disso para conexões SMB conforme descrito acima.
Como conectar dois Macs sem uma rede

Conecte via Ethernet de 1 Gbps a 10 Gbps

O macOS também pode configurar automaticamente uma conexão de rede por Ethernet entre dois Macs com o mesmo resultado acima: um endereço IP autoatribuído. Alguns Macs, como o Mac Pro e o Studio Mac, possuem ethernet de 10 Gbps integrada. Os Macs lançados na última década têm ethernet de 1 Gbps, conhecida como “gigabit ethernet” simples. Para usar Ethernet de 1 Gbps, você precisa de um cabo classificado como Categoria 5E (ou Cat5E) ou superior; para 10 Gbps, pelo menos Cat6. (Se você deseja usar 10 Gbps em uma rede local, pode obter um  adaptador ethernet de 10 Gbps para Thunderbolt 3 ou 4.

Abra System Preferences / Settings > Network e certifique-se de que Ethernet apareça na lista de interfaces. Caso contrário, siga as etapas acima para Thunderbolt adicionar uma interface Ethernet. Conecte os dois Macs com o cabo e você terminará como na etapa 4 acima para um cabo Thunderbolt.

Você pode se conectar a computadores que executam outros sistemas operacionais, pois eles geralmente também criam automaticamente um endereço IP autoatribuído e permitem SMB e outros serviços de rede.

 

O desempenho deve ser de até 1 Gbps com gigabit Ethernet e corresponder ao desempenho do Thunderbolt com Ethernet de 10 Gbps.

Crie um ponto de acesso Wi-Fi com o seu Mac

Se não houver nenhum cabo Thunderbolt ou Ethernet à mão e nenhuma rede Wi-Fi por perto, você pode usar seu Mac para criar um ponto de acesso Wi-Fi, antes chamado de  estação base de software . (A Apple começou a incluir esse recurso décadas atrás.)

Leia “ Como compartilhar uma conexão Wi-Fi via macOS ” sobre como configurar um Mac para oferecer essa rede. Você usa Preferências do Sistema > Compartilhamento em vez do painel de preferências Rede. (Visite o painel de preferências de Rede e ele mostra Compartilhamento de Internet: Ativado como o Nome da Rede para o adaptador Wi-Fi.) Seu Mac também mostra uma seta apontando para cima dentro do ventilador Wi-Fi para indicar o compartilhamento de rede.

Uma vez criada, a rede Wi-Fi do Mac pode ser selecionada por qualquer dispositivo com Wi-Fi. Isso inclui Macs, sistemas de jogos, telefones Android e qualquer outra coisa. Como esta é uma conexão compartilhada, a máquina conectada ao seu Mac receberá um endereço IP do seu Mac.

 

Com meus Macs – um M1 MacBook Air e M1 Mac mini – alcancei entre 100 e 200 Mbps de taxa de transferência, cerca de metade do que eu poderia gerenciar por meio de uma rede Wi-Fi para uma conexão de internet gigabit.

Um ponto de acesso Wi-Fi criado pelo Mac é bom quando não há outra rede ou cabos disponíveis, mas um roteador Wi-Fi 802.11ac (Wi-Fi 5) ou posterior pode oferecer mais taxa de transferência, muitas vezes tornando-o uma escolha melhor. Desative o ponto de acesso Wi-Fi desmarcando o serviço Compartilhamento de Internet na lista à esquerda em Preferências do Sistema > Compartilhamento.

Crie uma rede sem fio de computador para computador

Como último recurso, você pode reverter para um método sem fio mais antigo, conhecido como  ad hoc . Está desatualizado e carece de segurança Wi-Fi. Ainda assim, tem muito pouca sobrecarga porque é uma conexão ponto a ponto – apenas certifique-se de que não haja ninguém por perto que possa farejar seus dados sem fio não criptografados.

 

Sua taxa de transferência máxima será relativamente baixa. Eu medi abaixo de 100 Mbps, ainda mais baixo em média do que com um ponto de acesso Wi-Fi criado por Mac.

Siga esses passos:

  1. Em ambos os Macs, vá para Preferências do sistema/configurações > Rede , selecione seu adaptador Wi-Fi e clique em Avançado.
  2. Marque ou habilite “Mostrar redes e opções herdadas” e clique em OK ou Concluído. Em Monterey ou anterior, clique em Aplicar se o botão Aplicar for exibido.
  3. No menu Wi-Fi do Mac no qual deseja criar a rede, selecione Criar rede.
  4. Nomeie a rede e escolha um canal de número alto (36 ou superior), pois isso permite uma taxa de transferência mais alta e clique em Criar .
  5. Quando avisado sobre a criação de uma rede não segura, clique em Criar.
  6. O ícone no menu Wi-Fi muda para mostrar uma pequena tela em forma de ventilador Wi-Fi. Clique no ícone e você verá a rede listada em Dispositivo.
  7. No outro computador, clique no menu Wi-Fi e clique em Outras redes. A rede do Mac de compartilhamento aparece em Dispositivo. Selecione-o. (Isso pode funcionar com alguns computadores não Mac e dispositivos móveis também.)
  8. O ícone de Wi-Fi do Mac conectado também mudará para a exibição dentro de um ventilador.

Para desconectar, clique no símbolo Wi-Fi à esquerda do nome da rede no Mac que está compartilhando. Desligue a rede no Mac que está compartilhando clicando no símbolo Wi-Fi em Dispositivo.

Leia Também: WWDC 2023: Quais hardwares poderão ser lançados no evento?
Leia Também: WWDC 2023: Tudo o que esperamos ver anunciado em 5 de junho

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x