MeuDeviceMeuDevice

Como consertar Wi-Fi no Mac

Bem-vindo ao nosso guia de solução de problemas de Wi-Fi do Mac, que oferece soluções para situações em que o Wi-Fi não está funcionando, seu Mac se recusa a se conectar à Internet, seu MacBook não se conecta ao Wi-Fi, mas outros dispositivos sim.

Existem três razões principais pelas quais o Wi-Fi para de funcionar: há um problema com seu roteador, a rede do seu provedor de internet está inoperante ou há um problema com sua própria rede Wi-Fi. Menos comumente, pode haver um problema com o software macOS que você está executando. Cobrimos todos esses cenários neste artigo.

Temos várias etapas para trabalhar abaixo, começamos com aquelas que, com sorte, resolverão seu problema de Wi-Fi rapidamente, mas você pode tentar algumas das últimas dicas se não tiver sorte.

O que fazer quando seu Wi-Fi não está funcionando

Siga as etapas de solução de problemas abaixo para corrigir os problemas de Wi-Fi do seu Mac.

1. Desligue e ligue novamente

  • Reinicie o aplicativo: Se o Safari ou qualquer navegador parar de funcionar, a primeira coisa a fazer é sair e reiniciar o navegador.

  • Reinicie o roteador: Para determinar se o problema está no roteador, desligue-o e ligue-o novamente. Para reiniciar o roteador corretamente, você precisa desconectá-lo da energia por cerca de 30 segundos, depois conectá-lo e ligá-lo novamente.

  • Reinicie o Mac: também é uma boa ideia desligar e ligar o Mac novamente.

  • Reinicie o Wi-Fi: Se ainda houver um problema depois de reiniciar o Mac, tente desligar o Wi-Fi e aguarde alguns segundos antes de ligá-lo novamente para forçá-lo a procurar redes disponíveis novamente. Para desligar e ligar novamente o Wi-Fi, clique no logotipo do Wi-Fi no menu no canto superior direito do seu Mac e mude o slide de azul para cinza (ou em versões mais antigas do macOS, selecione Desativar Wi-Fi).

Você também deve verificar se não há problema com o site que você está tentando acessar. Você pode acessar o Google? Você pode executar um teste de Ping para ver se há algum problema com a conexão com um site que você está acessando.

2. Verifique o software da Apple

Infelizmente, às vezes o motivo pelo qual você não consegue se conectar ao Wi-Fi é o sistema operacional da Apple. No passado, os usuários de Mac encontraram problemas de Wi-Fi após atualizar seus Macs para uma nova versão do macOS. Você atualizou recentemente o seu Mac? Outros usuários de Mac também estão enfrentando problemas com sua conexão Wi-Fi?

Este foi um grande problema em 2015 com a versão original do El Capitan (macOS 10.11). Após a atualização, muitos usuários descobriram que seus Macs não podiam mais se conectar à rede sem fio. A Apple lançou uma atualização para o software, mas isso não foi uma solução fácil para os proprietários do MacBook Air, que só podiam se conectar à web via Wi-Fi devido à falta de uma porta Ethernet (a menos que tivessem um adaptador). Quando encontramos esse problema, tivemos que atualizar nosso Mac para uma nova versão do macOS enquanto compartilhamos a conexão com a Internet do nosso iPhone.

Se for uma atualização de software que você precisa, você pode acessar o ponto de acesso do seu iPhone e conectar-se à Internet dessa maneira. Apenas tome cuidado ao ultrapassar seu limite de dados!

Você também pode ter problemas com Wi-Fi se estiver executando uma versão beta do macOS.

Como consertar Wi-Fi no Mac

3. Verifique com seu provedor

É possível que o problema seja mais generalizado, outras pessoas na sua área também estão enfrentando problemas? Seu telefone fixo também está fora do ar? Experimente o Downdetector para ver se outras pessoas estão tendo o mesmo problema.

Se o problema está no provedor, não há muito que você possa fazer além de reclamar e você deve fazer isso com certeza. Espero que eles possam corrigir o problema rapidamente.

Mesmo que outras partes de sua rede não estejam inativas, ainda pode ser um problema do provedor ou pode ser um problema com sua linha telefônica. Por exemplo, se sua banda larga depende de cabos, pode haver um problema com o cabeamento de sua casa; se a sua conexão com a web é interrompida frequentemente durante o mau tempo, pode ser porque a água está interferindo nos cabos.

4. Desconectar Bluetooth

Ainda sem sorte? Tente desconectar o Bluetooth. Esta é uma correção que funcionou para algumas pessoas.

Se você estiver executando uma versão recente do macOS, as opções de Bluetooth estão na Central de Controle, que pode ser acessada clicando no ícone de chave no menu na parte superior da tela.

Clique no ícone do Bluetooth e você verá uma opção para desativá-lo.

Se você tiver uma versão mais antiga do macOS, clique no ícone Bluetooth no canto superior direito (o B rúnico ao lado do ícone Wi-Fi) e selecione Desativar Bluetooth.

5. Esqueça a Rede

Você pode descobrir que forçar o dispositivo a esquecer a rede pode ajudar.

No macOS Ventura ou posterior

  1. Vá para Configurações do sistema.
  2. Clique em Wi-Fi.
  3. Clique em Detalhes ao lado da rede à qual você está conectado e escolha Esquecer esta rede ou, ao lado de uma rede que deseja esquecer, clique no … e escolha Esquecer esta rede.

No macOS Monterey anterior

  1. Vá para Preferências do Sistema > Rede.
  2. Selecione Wi-Fi e clique em Avançado.
  3. Selecione a rede que deseja esquecer, pressione (-) e concorde em remover.

Depois de fazer isso, seu Mac e outros dispositivos que usam seu iCloud Keychain não entrarão nessa rede.

Agora tente se conectar a essa rede novamente, adicionando a senha quando solicitado.

6. Execute o Diagnóstico da Apple

Se você ainda não resolveu seus problemas de Wi-Fi, pode usar o Apple Diagnostics para verificar se há problemas de Wi-Fi ou rede.

Para fazer isso, siga estas etapas:

  1. Desconecte todos os dispositivos externos (exceto o teclado e a tela).
  2. Desligue o Mac e ligue-o enquanto pressiona e segura D.
  3. Quando você vir a tela solicitando que você escolha seu idioma, observe como a barra de progresso indica que seu Mac está sendo avaliado. Isso leva de 2 a 3 minutos.
  4. Se forem identificados problemas, o Apple Diagnostics sugerirá soluções.

Leia Também: Como remover widgets da tela de bloqueio do iPad?
Leia Também: Como ativar o teclado deslizante no iPhone?

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!
Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x