MeuDeviceMeuDevice

Como desativar a rolagem suave das teclas de seta no Safari do MacBook?

A Apple incluiu uma nova função de rolagem suave para páginas da web no Safari, disponível nos sistemas operacionais macOS Monterey e Big Sur. Essa opção também está presente no Safari do macOS Sonoma, o mais recente sistema operacional Mac lançado.

Apesar de ser um recurso adicional, nem todos os usuários ficaram satisfeitos, especialmente aqueles que preferem usar as teclas para percorrer o texto online linha por linha. Se você é um desses usuários que não apreciam a rolagem suave, vamos ensinar como desativá-la no seu MacBook. Vamos lá?

O que é a função ‘rolagem suave’ que é utilizada no Safari?

O recurso de rolagem suave para páginas da web permite ao usuário deslizar suavemente enquanto navega em um site. Embora esse recurso seja amplamente utilizado, a rolagem padrão pode ser instável e até um pouco incômoda para muitos usuários que precisam ler páginas longas online – claro, isso não se aplica a todos os usuários.

Devido à sua alta demanda e à experiência visualmente agradável para o usuário, os principais navegadores agora suportam esse recurso. A ideia por trás dessa implementação é fazer com que a rolagem não pare abruptamente, mas continue um pouco após você soltar a tecla de rolagem.

Em resumo, se você não percebeu, ao pressionar e soltar a seta para baixo ou para cima em uma página do Safari no seu MacBook, ela rola a página continuamente até que você toque em uma tecla ou use o mouse para recuperar o controle.

Leia também: YouTube Music não está funcionando no iPhone? Saiba como resolver o problema!

Como desativar a rolagem suave no MacBook?

Para desativar a função de rolagem suave no Safari, você precisa alterar uma opção no menu de depuração oculto do Safari. Porém, antes disso, você deve tornar esse menu visível, caso ainda não esteja. Isso pode ser feito através do Terminal, mas você precisará conceder permissões ao aplicativo para acessar todo o sistema de arquivos do seu Mac. Parece complicado, mas vamos guiá-lo passo a passo.

(Imagem: Foundry / MacWorld)

Para começar, clique no menu ‘Apple’, escolha ‘Preferências do Sistema’, selecione ‘Segurança e Privacidade’ na barra lateral e clique em ‘Acesso Total ao Disco’. Em seguida, mova o interruptor ao lado de ‘Terminal’ para a posição ‘ON’.

(Imagem: Foundry / MacWorld)

Agora você pode ativar o menu de depuração oculto do Safari. Abra o ‘Terminal’ na pasta ‘Aplicativos’ (também pode estar em ‘Utilitários’) e cole o seguinte comando na janela do Terminal, em seguida, pressione ‘Enter’ para executá-lo:

defaults write com.apple.Safari IncludeInternalDebugMenu -bool true
(Imagem: Foundry / MacWorld)

Agora abra o Safari, clique no menu ‘Depurar’, selecione ‘Recursos Internos do WebKit’ e, em seguida, clique em ‘Rolagem Suave do Teclado Acionada pelo EventHandler’. Isso removerá a marca de seleção, desativando a rolagem suave.

Com a rolagem suave desativada, pressionar uma tecla de seta no teclado não fará mais a página rolar continuamente até que você solte a tecla. Em vez disso, a página moverá uma linha por vez.

Leia também: Como compartilhar a tela na chamada de vídeo no WhatsApp pelo iPhone?

Apesar de ser um pouco mais complicado do que os tutoriais que normalmente apresentamos aqui, se você seguir fielmente todos os passos que foram apresentados, tenho certeza que você irá conseguir realizar a desativação da rolagem suave com sucesso.

Até o momento, essa é a única maneira que encontramos para realizar esse processo. No entanto, se alguma forma mais simples surgir no futuro, publicaremos outro post ensinando essa possível abordagem. Então, realize o tutorial que ensinamos a cima com bastante calma, ele irá ser eficiente e funcional.

Você já sabia como desativar a rolagem suave no Safari?
Não se esqueça de compartilhar este post com todos os seus amigos e deixar o seu comentário abaixo! 🍎
Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x