MeuDeviceMeuDevice

Como encontrar e remover itens de inicialização e login no Mac

Já precisou remover itens de inicialização e login no seu Mac? Quando você liga o Mac, vários aplicativos, complementos e processos invisíveis em segundo plano começam a funcionar sozinhos. Isso geralmente é o que você deseja, mas às vezes você pode ver itens em execução que não se lembra de ter adicionado. De onde eles vêm?

Às vezes, esses processos e aplicativos podem causar problemas e você precisa removê-los para que seu Mac se comporte normalmente. E mesmo que não haja nenhum problema, esses itens podem aumentar o tempo de inicialização do seu Mac e podem diminuir o desempenho, você deve certificar-se de que seu Mac está carregando apenas itens que são úteis para você. Aqui está uma cartilha rápida sobre os vários tipos de itens de inicialização e login e como gerenciá-los.

Itens de login

MacOS 13 (Venutra) ou posterior: abra Configurações do sistema e clique em  Geral e, em seguida, clique em Itens de login . Você verá uma lista de aplicativos que são abertos toda vez que você faz login, seguido por uma lista de aplicativos que têm permissão para executar processos em segundo plano, mesmo quando o aplicativo não está em execução (como verificar atualizações ou sincronizar dados).

MacOS 12 (Monterey) ou anterior: abra as Preferências do sistema e clique em  Usuários e grupos e, em seguida, na guia Itens de login . Você verá uma lista de aplicativos (e até arquivos e pastas) que são abertos toda vez que você faz login. Essa lista é diferente para cada conta de usuário em seu Mac.

Os itens geralmente acabam nessa lista porque um aplicativo que você instalou os adicionou a ela. A maioria dos aplicativos que fazem isso pede permissão primeiro ou tem uma caixa de seleção “Abrir no login” ou semelhante em suas configurações. Em qualquer caso, você pode adicionar um item à lista manualmente clicando no botão (+) ou remover um item selecionando-o e clicando no botão sinal de menos (-). Você provavelmente também precisará fazer login no seu perfil de usuário do Mac para fazer alterações.

Pasta StartupItems

Versões anteriores do macOS dependiam de duas pastas — /Library/StartupItems e /System/Library/StartupItems — para armazenar itens designados para carregar quando você inicia o Mac. A Apple agora desencoraja o uso das pastas StartupItems, mas alguns aplicativos antigos ainda podem usá-las.

Normalmente, sua pasta /System/Library/StartupItems deve estar vazia, mas se ela contiver algo que você não usa mais, você pode arrastar o item indesejado para a Lixeira para evitar que ele carregue automaticamente na próxima vez que iniciar o Mac.

Como encontrar e remover itens de inicialização e login no Mac

Lançar daemons e agentes

Desde o OS 10.4 Tiger, a Apple deu aos desenvolvedores outro mecanismo para iniciar itens automaticamente: iniciar daemons e agentes  que são controlados pelo launchdprocesso. Isso fornece mais flexibilidade para os desenvolvedores, mas é menos transparente para os usuários.

 

Em vez de abrir aplicativos diretamente,  launchdcarrega documentos .plist especialmente formatados que especificam o que deve ser iniciado e em quais circunstâncias. Às vezes, esses itens de inicialização são executados constantemente em segundo plano, às vezes são executados em intervalos programados e às vezes são executados conforme necessário — por exemplo, em resposta a um evento como uma alteração em um determinado arquivo ou pasta — e depois são encerrados.

Os arquivos .plist launchdusados ​​podem ocupar qualquer uma das três pastas e sua localização determina quando cada item é carregado e com quais privilégios:

 
  • Os itens em /Library/LaunchDaemons e /System/Library/LaunchDaemons são carregados quando o Mac inicializa e são executados como usuário root.

  • Os itens em /Library/LaunchAgents e /System/Library/LaunchAgents são carregados quando qualquer usuário efetua login e são executados como esse usuário.

  • Os itens em /Users/[seu-nome de usuário]/Library/LaunchAgents são carregados apenas quando esse usuário específico faz login e são executados como esse usuário.

Não altere os arquivos do sistema: dessas pastas, as duas localizadas na pasta /System ( /System/Library/LaunchDaemons e /System/Library/LaunchAgents ) são para componentes incluídos como parte do macOS, e você deve resistir à tentação de remova-os ou altere-os – eles provavelmente são essenciais para manter seu Mac funcionando corretamente.

Modifique os outros como quiser: sinta-se à vontade para navegar pelos arquivos nas outras pastas para ver o que há lá. Você pode modificá-los, por exemplo, desativá-los ou alterar a frequência com que são executados, mas antes disso, você deve entender algumas coisas sobre como eles funcionam.

Um dos grandes aborrecimentos do macOS tem sido o acúmulo e a manutenção desses arquivos .plist. Com o macOS 13, a Apple forneceu uma maneira para os desenvolvedores manterem esses arquivos auxiliares no próprio pacote de aplicativos, para que eles desapareçam quando você excluir o aplicativo. É muito mais limpo e fácil, mas os aplicativos devem ser desenvolvidos especificamente para macOS 13 para usar este sistema, então vai demorar um pouco até que seja a norma.

Quando você inicia seu Mac ou faz login, os itens de inicialização nas pastas relevantes são carregados (ou seja, registrados no sistema), a menos que tenham um sinalizador Desativado definido. A partir daí, suas instruções serão executadas até você reiniciar, mesmo se você arrastar o item de inicialização para a Lixeira. Para ver uma lista de todos os itens de inicialização atualmente carregados no seu Mac, abra o Terminal (em /Aplicativos/Utilitários) e digite launchctl liste pressione Retorno.

Se você deseja interromper a execução de um item de inicialização sem precisar reiniciar, abra o aplicativo Terminal e digite launchctl unload seguido de um espaço e o caminho completo para o item de inicialização. Por exemplo, tome este comando:

launchctl descarga ~/Library/LaunchAgents/com.apple.FolderActions.enabled.plist

Ele descarrega o agente de inicialização que permite ações de pasta AppleScript. Repita o comando com loadem vez de unloadpara ligá-lo novamente.

 

Dica: Uma maneira fácil de adicionar o caminho completo de um item é arrastar o item do Finder para a janela do Terminal.

Como a maioria dos itens de inicialização é executada de acordo com uma programação ou sob demanda, e como qualquer um deles pode ser desabilitado, o fato de algo estar presente em uma pasta não significa necessariamente que o processo que ela controla esteja em execução no momento. Para ver o que está sendo executado no momento, abra o Activity Monitor, mas lembre-se de que o nome de um determinado processo, conforme mostrado no Activity Monitor, pode não se parecer com o nome do arquivo .plist que informa ao macOS para iniciá-lo.

O seu Mac está inicializando lentamente? Uma confusão de itens de inicialização e login pode ser a culpada.

Outras explicações para processos misteriosos

Embora esses métodos sejam as formas mais comuns de iniciar aplicativos automaticamente no macOS, eles não são os únicos. Se você tem um processo misterioso que não consegue rastrear em nenhum desses lugares, também pode ser um destes:

Extensões do kernel: extensões do kernel ou arquivos .kext ficam em /System/Library/Extensions e são carregados na inicialização. Eles fornecem recursos de baixo nível, como processamento de áudio e adição de suporte para periféricos. A maioria dos kexts no seu Mac faz parte do macOS. A maneira mais segura de remover um kext de terceiros é executar um desinstalador fornecido pelo desenvolvedor.

Leia Também: iPhone 2G: As Melhores Curiosidades do antigo smartphone da Apple
Leia Também: iPhone 15: O Que Esperar da Próxima Geração?

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
4 Comentários
Anterior
Novidade Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Marcio
Marcio
1 ano atrás

Como sempre, artigos muito objetivos e explicativos. De longe, o melhor canal/blog quando o assunto se refere aos “iDevices”. Continue o bom trabalho e sucesso sempre!

Last edited 1 ano atrás by Marcio
MeuDevice
Admin
1 ano atrás
Reply to  Marcio

Muito obrigado, Marcio!!! =D

Sergio Borba
Sergio Borba
1 ano atrás

Interessante, vou orientar meu filho e minha nora que usam Mac e não se ligam nestes recursos

Christian
Christian
1 ano atrás

Já fiz alterações nestas pasta anteriormente. Hoje em dia, há apps que facilitam este processo com uma certa segurança. Mas as dicas são ótimas!

Press ESC to close

15
0
Que tal deixar um comentário?x