MeuDeviceMeuDevice

Como fazer dual-boot no Mac?

Atualizar para a versão mais recente do macOS ou executar uma versão beta do macOS no seu Mac não precisa ser uma questão de tudo ou nada. É possível instalar dois sistemas operacionais diferentes e fazer dual-boot em seu Mac. Isso significa que você terá ambas as versões do macOS disponíveis e poderá escolher aquela que mais se adapta ao seu dia a dia.

Neste artigo, explicaremos como configurar seu Mac para que você possa inicializar duas versões do macOS, mas primeiro você gostaria de saber os benefícios que isso oferece.

 

Por que dual-boot macOS

Existem algumas razões pelas quais você pode querer executar duas versões do sistema operacional Mac, que é basicamente o que significa inicialização dupla:

  • Se você deseja atualizar seu Mac para o software mais recente, mas possui aplicativos herdados que podem não ser executados nele. Criar uma inicialização dupla pode ser uma boa solução se você precisar executar esses aplicativos.
  • Se você é um desenvolvedor de software e precisa testar seus próprios aplicativos em diferentes versões do macOS (principalmente se precisar fazer isso regularmente).
  • Se você quiser experimentar com segurança uma versão beta do sistema operacional Mac sem se comprometer com ela (ou correr o risco de causar problemas com os aplicativos e dados do seu Mac).

Há outro ponto de confusão quando se trata de inicialização dupla. Em versões mais antigas do Mac OS X e macOS, você precisaria particionar seu Mac, enquanto em versões mais modernas do sistema operacional Mac você cria um volume.

Antes de começar, independentemente da versão do macOS em execução, você deve estar ciente do seguinte:

Arranje algum espaço: se você deseja dividir seu Mac para poder executar duas versões do sistema operacional, precisará de espaço. Portanto, antes de começar, exclua. Remova aplicativos que você não usa, exclua todos os arquivos e pastas de que não precisa, copie sua enorme biblioteca de fotos para uma unidade externa , considere o que você pode excluir de Outros , sistema , cache e assim sobre.)

Backup: O próximo passo importante é fazer o backup. É sempre aconselhável fazer backup do seu Mac antes de fazer algo assim, caso tudo dê terrivelmente errado.

Esteja preparado para limpar tudo: se você estiver em uma versão mais antiga do macOS ao particionar seu Mac, terá que limpá-lo completamente! Se você deseja manter seu trabalho atual, precisa criar um backup do seu Mac e garantir que ele caiba em sua unidade particionada menor. Felizmente, você não precisa limpar nada se estiver apenas criando um volume.

 

Existem alternativas: se a limpeza do seu Mac parecer muito trabalhosa para você, tente instalar a versão alternativa do macOS em um disco rígido externo.

Se você esperava inicializar duas vezes um Mac M1 com uma versão do macOS mais antiga que Big Sur, infelizmente, não é possível executar versões mais antigas do macOS em Macs M1 e M2.

Como adicionar um volume ao seu Mac

Portanto, você deseja executar duas versões do sistema operacional macOS no seu Mac. Seu método dependerá de qual versão do macOS você já está executando. Se você estiver executando o High Sierra em um SSD ou tiver o Big Sur, Mojave ou Catalina instalado, esse processo é muito mais fácil porque o seu Mac usará o Apple File System APFS.

O APFS substituiu o antigo sistema de arquivos: HFS+. O APFS tem uma série de vantagens, sendo a principal delas o Compartilhamento de Espaço, que permite compartilhar o espaço disponível entre os diferentes volumes em seu disco – para que mais espaço possa ser disponibilizado a qualquer momento, em vez de ser atribuído ao volume quando ele é criado, como é o caso de uma partição.

 

Então, se você estiver usando APFS você pode criar um volume APFS como mostraremos a seguir, e depois é só instalar a nova versão do sistema operacional nesse volume. Você não precisará reformatar nada. Não poderia ser mais fácil.

Se, por outro lado, você estiver usando uma versão mais antiga do macOS, ou mesmo Mac OS X, é um pouco mais complicado, mas também executaremos esse processo abaixo.

Como fazer dual-boot no Mac?

Como criar um volume APFS

  1. Faça backup do seu Mac (porque é sempre bom fazer isso antes de sair em uma aventura).
  2. Abra o Utilitário de Disco (você pode encontrá-lo na pasta Utilitários em Aplicativos ou apenas pressione Comando + Espaço e comece a digitar Utilitário de Disco).
  3. Clique no menu suspenso ao lado do botão Exibir na barra de ferramentas e escolha Mostrar todos os dispositivos. Isso garantirá que você possa ver os volumes em seu disco. É provável que você tenha um chamado Home ou Macintosh HD.
  4. Selecione o volume inicial e clique no botão + para criar um novo volume.
  5. Você precisará dar um nome ao seu volume, Beta seria uma boa ideia se for o beta que você está instalando. 
  6. Você pode definir o limite de armazenamento se quiser (mas não precisa). Para definir um limite de tamanho clique em Opções de Tamanho e preencha as opções Reserva (mínimo) e Cota (máximo). No passado, definimos o limite em 25 GB. Este número pode ser alterado, mas não é um processo simples, por isso desaconselhamos a definição de um limite.
  7. Agora clique em Adicionar para adicionar seu novo volume ao Mac.

Agora que você tem seu segundo volume instalado e funcionando, está pronto para instalar a versão beta do macOS ou a versão alternativa do macOS à que você costuma executar. Abordaremos como fazer isso a seguir.

Se você estiver usando uma versão mais antiga do sistema operacional Mac e não tiver APFS, terá uma jornada um pouco mais complicada que envolverá a criação de uma partição.

Como instalar o macOS beta em um volume APFS

Executamos o macOS Mojave beta em nosso segundo volume em 2018-2019, então, quando estávamos prontos para atualizar para o Catalina beta em 2019, tudo o que precisávamos fazer era ir para System Preferences e clicar em Software Update. O Catalina beta estava lá para nós baixarmos (embora tivéssemos que atualizar para o Mojave beta 10 primeiro).

No entanto, se você estiver configurando isso pela primeira vez, precisará baixar o software macOS beta e, depois de baixado, precisará instalá-lo no novo volume que acabou de criar acima. Aqui está o que você precisa fazer:

  1. Acesse a  página beta da Apple.
  2. Clique em Entrar e digite seu ID Apple e senha (ou Inscreva-se, se ainda não o fez – nesse caso, retorne à seção acima para ver essas etapas).
  3. Clique em Registrar seus dispositivos.
  4. Clique na guia macOS.
  5. Você terá feito backup do seu Mac, como aconselhamos acima, então agora clique em Open Software Update
  6. Se você estiver usando a Atualização de Software, certifique-se de entrar com o mesmo ID Apple usado para o programa beta. Ao lado de Atualizações Beta, selecione macOS Public Beta.
  7. Agora você poderá instalar a versão beta pública do macOS a partir da Atualização de Software. Clique em Atualizar agora e o beta será baixado.
  8. Após o download, não o instale automaticamente – abra a pasta Downloads e clique no arquivo DMG após o download. O importante nesta fase é que você não deseja instalar o beta no volume principal do seu Mac – você deseja instalá-lo no novo volume que você criou, então certifique-se de selecioná-lo!
  9. Assim que a versão beta estiver instalada, você pode desligar o seu Mac. Agora, ao iniciar, pressione segure alt/option para poder escolher qual volume pode abrir e, assim, alternar entre o macOS Ventura e o macOS beta.
  10. Quando o seu Mac inicializar, parecerá que você precisa escolher uma rede e digitar a senha – você não acha que podemos pular esta etapa.
Como fazer dual-boot no Mac?

Como instalar o macOS em um volume APFS

Tendo criado seu segundo volume usando o guia acima, você estará pronto para instalar sua segunda versão do macOS. Desta vez, estamos olhando para uma versão completa do sistema operacional, em vez de uma versão beta.

 
  1. Baixe o instalador para o sistema operacional que você deseja. Nota: terá que ser uma versão mais recente do que a que você está executando atualmente – se não for, o processo será mais complicado.
  2. Execute o instalador, mas certifique-se de selecionar o novo volume que você criou e instalar o macOS alternativo nele – não no seu volume principal. 
  3. Agora espere enquanto o seu Mac instala o novo sistema operacional nesse volume.
  4. Assim que terminar, seu Mac abrirá no volume com o novo sistema operacional instalado.
  5. Quando estiver pronto para voltar para a versão antiga do sistema operacional, basta desligar o Mac e, enquanto ele inicia, mantenha a tecla Alt/Option até ver a opção de abrir a partir do volume original. Isso permitirá que você escolha qual volume deseja usar e a versão do macOS que deseja executar.
  6. Quando o seu Mac inicializar, parecerá que você precisa escolher uma rede e digitar a senha – você não acha que podemos pular esta etapa.

Em seguida, veremos como instalar um segundo macOS em uma partição, o que pode ser necessário se você estiver executando uma versão muito mais antiga do sistema operacional Mac.

Se você não tiver um volume APFS, precisará particionar o disco rígido principal em duas unidades separadas e instalar o macOS Catalina em uma e a outra versão do MacOS na outra.

Leia Também: Como reinstalar o macOS (2023)?
Leia Também: Jogos da Apple Arcade que você precisa conhecer

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!

 

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Anterior
Novidade Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

15
0
Que tal deixar um comentário?x