MeuDeviceMeuDevice

Como fazer fotos profissionais com o iPhone?

Ao comprar um celular da Apple, um dos principais requisitos de escolha é, sem dúvida, a qualidade das câmeras, lentes e resolução de imagens. Mas será que você sabe como fazer fotos profissionais com o iPhone? E mais importante, você conhece as ferramentas disponíveis para aprimorar a edição das fotos?

De que adianta investir em um aparelho de alta qualidade se não pudermos corrigir níveis de cor, luz e outros aspectos importantes da fotografia, não é mesmo? Felizmente, a Apple nos surpreende mais uma vez com seus recursos e ferramentas avançadas.

Se você tem um iPhone a partir do modelo 7 nas versões Plus, certamente já está habituado a fotografar utilizando o modo Retrato. O que talvez você ainda não saiba é para que serve cada uma das funções disponíveis, como Luz Natural, de Estúdio, Contorno, Palco, Palco Mono e Brilhante Mono.

Por isso, montei um esqueminha com um resumo do que percebo de diferencial em cada uma das opções:

  • Luz Natural: nesta função, o iPhone ajusta para os parâmetros de profundidade e foco sem alterar as cores e a iluminação do ambiente;
  • Luz de Estúdio: este modo evidencia características faciais, pois a luz é direcionada ao rosto ou ao objeto em destaque;
  • Luz de Contorno: aqui, a iluminação direcional ficará mais dramática e com ênfase nas extremidades;
Como fazer fotos profissionais com o iPhone
  • Luz de Palco: tem como função isolar o objeto em destaque (eu gosto de utilizar para fotografar em shows e teatros ou quando há jogo de luz artístico);
  • Luz de Palco Mono: transforma o efeito Luz de Palco em preto e branco;
  • Luz Brilhante Mono: enfatiza um objeto quando este se apresenta em escala de cinza e à frente de um fundo branco.
Como fazer fotos profissionais com o iPhone
Confira também: Como manter a logo e o nome do Twitter no iPhone?

Ao fazer uso de qualquer uma dessas ferramentas do modo Retrato, você terá ajustes automáticos, bem como direcionamentos acerca da distância e da luz disponível no local. E pode ficar tranquilo(a), pois após a captura da foto ainda será possível modificar a função escolhida.

Conheça os recursos de edição que vão te ajudar a fazer fotos profissionais com o iPhone

Bem… Não basta ter a melhor resolução se você não souber utilizar os recursos de edição que vão te ajudar a fazer fotos profissionais com o iPhone. A primeira dica nesse sentido é: ative a Grade nas configurações da Câmera para ter referências de enquadramento e simetria ao tirar suas fotos.

Depois disso, verifique em qual formato a imagem parece ficar melhor. Nem sempre o modo Retrato será, de fato, a melhor opção. Em planos abertos, objetos de destaque distantes ou em ambientes com baixa iluminação, por exemplo, não há muita chance dessa foto ficar boa.

Agora, se estiver em um local bem iluminado e próximo do que deseja focalizar, esse recurso é realmente fantástico! Mas lembre-se de que há outras ferramentas incríveis em seu iPhone e que o poder de edição é o que realmente irá gerar os aspectos profissionais que tanto busca.

Também será importante saber: Como enviar arquivos em alta resolução pelo iPhone?

É claro que nenhum smartphone já inventado é capaz de substituir a qualidade de uma câmera fotográfica. Sem falar nas tantas possibilidades de lentes e configurações. Convenhamos: podemos esperar que um celular ofereça um bom conjunto de recursos, mas ele não é uma câmera!

Tendo entendido esse ponto crucial, vale dizer que há funções no app de fotos do iPhone que podem, sim, deixar suas imagens com aspectos mais profissionais. Os modelos Plus trouxeram ajustes manuais, como: Exposição, Modo Noite, Filtros e um software de edição acoplado ao mecanismo.

Antes das dicas de edição, sugiro que busque informações sobre os recursos, o que significam e em quais situações devem ser utilizados. Assim como no Modo Retrato, é possível escolher filtros já pré-estabelecidos pelo próprio iPhone:

Como fazer fotos profissionais com o iPhone
  • Vívido: aumenta o contraste, a escala de cor, o brilho, a calidez e a saturação;
  • Vívido Quente: esse estilo remete aos tons de sépia, evidenciando calidez, sombras e contrastes;
  • Vívido Frio: aqui, quase não há calidez, aumenta-se os tons de branco, pontos pretos e contraste;
  • Dramático: diminui-se o nível de contraste e calidez, aumenta a escala de sombras e brilho;
  • Dramático Quente: diminui-se o nível de contraste, aumenta a escala de sombras e brilho, acrescentando contraste;
  • Dramático Frio: quase não há calidez e contraste, aumenta-se os tons de branco, escala de sombras e brilho;
  • Mono: efeito baseado em Preto e Branco clássico. Pouco contraste e saturação, sombras e brilho leves;
  • Tom Prata: é um efeito de Preto e Branco com alto nível de calidez e contraste;
  • Noir: o foco aqui está no contraste e nas sombras, com baixo nível de brilho.

Há algumas versões do iPhone em que já é possível editar manualmente os níveis de Contraste, Saturação, Calidez, Tonalidade, Brilho, Nitidez, Altas Luzes, Sombras, Ponto Preto e tem até um Auto Ajuste que costuma funcionar lindamente na maioria dos casos.

E aí, você já usava os recursos de edição do seu celular? Vale testar cada um deles e tirar suas próprias conclusões de preferência. Até porque, com a mente curiosa e autodidata que tenho, confesso que só consegui entender esses ajustes colocando a criatividade em prática a cada foto! 🍎

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x