MeuDeviceMeuDevice

Como fazer o downgrade do macOS Ventura para Monterey (2023)?

Pensou em fazer o downgrade do macOS Ventura para o Monterey ou algum outro mais antigo? O macOS Ventura chegou aos Macs em outubro de 2022, muita gente instalou o Ventura e adorou, outros instalaram o atualizado só para se arrepender depois. Talvez você tenha descoberto que um aplicativo no qual você confia não funciona mais ou tem bugs, talvez você simplesmente não goste de um dos novos recursos ou talvez haja um problema com o Ventura.

Felizmente, é possível fazer o downgrade do macOS Ventura para outros, mas, infelizmente, a Apple não torna isso tão fácil quanto poderia. Neste post iremos te ajudar a fazer o downgrade de qualquer versão do sistema operacional Mac para uma versão mais antiga, portanto, se você deseja fazer o downgrade de Ventura, Monterey, Big Sur, Catalina, Mojave, High Sierra, Sierra, El Capitan ou mesmo um dos Versões Big Cat do Mac OS X, então continue lendo!

Por que fazer o downgrade do macOS Ventura?

Ventura é uma ótima atualização para o sistema operacional Mac com alguns recursos úteis e algumas alterações inspiradas no iOS. No entanto, é possível que seu Mac não consiga aproveitar todos os novos recursos do Ventura. Se você possui um Intel Mac, é provável que esteja perdendo alguns dos melhores recursos do Ventura. Leia: Se você não tiver um M1 Mac, não terá esses recursos do Ventura . Os Macs Intel perdem uma série de recursos, incluindo legendas ao vivo, suporte a emoji de ditado e modo de referência com sidecar.

Outro problema (que é compartilhado com Monterey, Big Sur, Catalina, Mojave e High Sierra) é que algumas vezes, quando a Apple atualiza o sistema operacional com novos recursos, os usuários encontram problemas e vulnerabilidades com o novo software. Desde que a Apple introduziu o Ventura, houve alguns problemas e questões. Por exemplo, um bug de Wi-Fi relacionado ao AirDrop.

Podem haver outras razões pelas quais você precisa reverter para uma versão mais antiga do sistema operacional Mac. Talvez você tenha atualizado para uma versão mais recente do macOS apenas para descobrir que um aplicativo em que você confia não funciona. Talvez você tenha descoberto que a versão do Photoshop que você possui não funciona mais, por exemplo. Havia muitos aplicativos que não funcionavam no Catalina, por exemplo. Atualmente, o problema com aplicativos que não funcionam tende a estar relacionado ao fato de você estar executando um Mac M1 ou Intel, mas problemas de software são um problema comum.

Ou talvez você precise executar uma versão mais antiga do macOS em um Mac que está usando para testar aplicativos como parte de seu trabalho. Nesse caso, você pode querer executar vários sistemas operacionais na mesma máquina. Infelizmente, fazer o downgrade para uma versão mais antiga do macOS (ou Mac OS X, como era conhecido anteriormente) não é tão simples quanto encontrar a versão mais antiga do sistema operacional Mac e reinstalá-la. Assim que o seu Mac estiver executando uma versão mais recente, ele não permitirá que você faça o downgrade dessa forma. Mas ainda é possível fazer o downgrade do seu Mac.

Como fazer o downgrade do macOS Ventura para Monterey (20230?

Como fazer o downgrade de Ventura para Monterey?

É provável que você tenha chegado a este post porque atualizou para Ventura e se arrependeu. Felizmente, agora ainda é relativamente fácil fazer o downgrade de volta para Monterey. Existem alguns métodos que você pode usar para fazer o downgrade de Ventura para Monterey, todos os quais abordamos abaixo.

Por exemplo, se você tiver um backup do Time Machine de antes da atualização, você pode reverter para isso, mas certifique-se de fazer uma cópia de todos os novos arquivos ou fotos que você adicionou desde a atualização primeiro (e não use o Time Machine para o backup porque você só vai recuperar o Ventura junto com seus arquivos).

Você também pode reinstalar o macOS Monterey usando um instalador inicializável, mas primeiro terá que limpar o Mac.

Antes de iniciar o processo de downgrade do seu Mac, você deve fazer backup do seu Mac. A razão para fazer um backup é que, durante o processo de downgrade, você limpará completamente seu disco rígido, portanto, se houver algo que você não deseja perder, certifique-se de ter uma cópia dele.

No entanto, você não deve usar o Time Machine da Apple para fazer esse backup específico, porque se você recuperar de um backup do Time Machine feito no macOS Ventura, também recuperará o Ventura (e da mesma forma para qualquer macOS que esteja executando). Em vez disso, faça backup de quaisquer alterações e documentos recentes usando outra ferramenta de backup. Por exemplo, você pode experimentar o Carbon Copy Cloner, que tem uma avaliação gratuita de 30 dias e tem uma assinatura de US$ 49,99.

É possível que você passe sem nenhum backup se todos os seus arquivos estiverem armazenados no iCloud. Esteja ciente de que o iCloud não é uma maneira de fazer backup do seu Mac porque, ao excluir determinados arquivos do seu Mac, você também pode excluí-los do iCloud. 

Downgrade do macOS usando um backup do Time Machine

Veja como recuperar a versão anterior do macOS usando o Time Machine:

  1. Conecte seu disco do Time Machine ao seu Mac.
  2. Reinicie o seu Mac.
  3. Se você tiver um Intel Mac, mantenha pressionada Command + R até que o logotipo da Apple apareça. Se você tiver um Mac M1 ou M2, precisará pressionar e segurar o botão liga / desliga até que o menu Opções apareça.
  4. Quando as opções aparecerem na tela, escolha ‘Restaurar do backup do Time Machine’ e clique em Continuar.
  5. A próxima tela mostrará as palavras Restaurar do Time Machine, clique em Continuar novamente.
  6. Em seguida, selecione sua fonte de restauração – esta deve ser sua unidade de backup.
  7. A próxima tela mostra todos os seus backups ao longo do tempo, escolha o último que você fez antes de atualizar para a versão mais recente do sistema operacional Mac. (Você pode ver em qual versão do macOS o backup foi feito).

Vale lembrar que se você estiver em um Mac M1 ou M2, não poderá reverter para uma versão do macOS anterior ao Big Sur, porque o Big Sur não executará um processador baseado em ARM como o M1 e o M2. Depois de restaurar a versão mais antiga do macOS, você pode recuperar os arquivos criados desde seu backup separado.

Como fazer o downgrade do macOS Ventura para Monterey (20230?

Reinstalar um macOS mais antigo via Internet Recovery

Mas e se você não tiver um backup do Time Machine? Dependendo da idade do seu Mac, pode haver uma opção para recuperar a versão original do macOS com a qual ele foi enviado usando o Internet Recovery.

Infelizmente, isso não funcionará em Macs M1 ou M2, pois eles não permitem que você reinstale qualquer versão diferente da instalada em seu Mac.

Siga estas etapas para reinstalar a versão do macOS com a qual seu Mac com processador Intel veio:

  1. Desligue seu Mac.
  2. Reinicie-o enquanto mantém pressionadas as teclas Shift + Option/Alt + Command + R para entrar no Modo de Recuperação da Internet. 
  3. Escolha a opção Reinstalar macOS.
  4. Clique em Instalar.

Isso pode permitir que você instale o sistema operacional original com o qual seu Mac foi enviado. Infelizmente, quando tentamos esse método, não conseguimos recuperar uma versão mais antiga do macOS, parece que funciona apenas para alguns Macs.

Leia Também: Como mostrar arquivos ocultos no Mac?
Leia Também: iPhone 15: O Que Esperar da Próxima Geração?

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x