Os CAPTCHAs são, ironicamente, uma das tecnologias mais irritantes já inventadas para ajudar os humanos. Esses testes tentam despistar os agentes de software que não serão capazes de identificar os itens mostrados com precisão ou de reconhecer números e texto corretamente. Cada vez mais os CAPTCHAs carecem de valor, pois os algoritmos de aprendizado de máquina os ultrapassaram. No entanto, eles persistem e se tornaram difíceis para nós, humanos, resolvermos para lutar contra bots.
A Apple introduziu um bypass no iOS 16/iPadOS 16 e no macOS 13 Ventura do qual talvez você ainda não tenha visto o benefício. Mas certifique-se de que o recurso esteja ativado para garantir que você o faça. Chamado de verificação automática, é um sistema desenvolvido pela Apple que permite à empresa enviar um token para um site que o site pode aceitar no lugar de um CAPTCHA.
Quando você visita um site ou usa um aplicativo que exige a resolução dos CAPTCHAs e oferece suporte à verificação automática, o desenvolvedor pode consultar seu dispositivo por meio do navegador para produzir um token como resposta. A Apple usa um de seus servidores para validar que você está conectado a uma conta Apple ID e retorna um token para o aplicativo ou servidor da web solicitante. A Apple diz que não aprende com esse processo qual aplicativo você está usando ou site que está visitando. Além disso, a parte que recebe o token não obtém seu ID Apple ou outras informações de identificação – apenas sabe que a Apple garante você de maneira verificável.
Você pode habilitar esse recurso, que aparece ativado por padrão em sistemas operacionais atualizados. Veja como:
- No iOS e iPadOS 16, abra o aplicativo Configurações e toque em seu perfil de ID Apple na parte superior. Em seguida, toque em Senha e segurança. Na parte inferior há uma configuração para verificação automática que você pode ativar ou desativar.
- No macOS Ventura, vá para Configurações do sistema e clique no seu ID Apple na coluna superior esquerda. Selecione Senha e segurança na seção principal, role para baixo até Verificação automática e gire o botão.
Não há como saber quais sites ou aplicativos ativaram esse recurso. Nenhum desenvolvedor ou empresa parece ter anunciado suporte publicamente também! Mas com ele ativado, você pode perceber com o tempo que está menos incomodado com sua humanidade do que no passado.
Leia Também: iPhone 2G: As Melhores Curiosidades do antigo smartphone da Apple
Leia Também: iPhone 15: O Que Esperar da Próxima Geração?
Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!