MeuDeviceMeuDevice

Como limpar o cache em um Mac

Talvez o seu Mac não esteja funcionando tão bem quanto antes. Talvez um ou mais de seus aplicativos estejam se comportando de maneira estranha. Talvez você esteja preocupado com sua privacidade online ou com o que empresas e desenvolvedores de aplicativos sabem acima de você. Todos esses são bons motivos para limpar o cache do seu Mac.

Mas antes de analisarmos como fazer isso, explicaremos o que é cache, por que você pode se beneficiar ao excluí-lo, como pode excluir seu cache e por que deve ter cuidado com o que exclui.

O que é cache?

Um cache é onde os dados são armazenados para ajudar seu Mac a acelerar vários processos.

 

Você provavelmente já ouviu falar do cache associado aos navegadores da web. Este cache contém os dados que são baixados para o seu Mac e são salvos para que na próxima vez que você visitar o mesmo site alguns dos dados já tenham sido baixados e não demore tanto para carregar a página.

Entre outras coisas, o cache do navegador significa que você pode navegar na web mais rapidamente, o que parece uma coisa boa, mas também existem algumas desvantagens. Uma desvantagem é o fato de que você pode navegar em uma versão antiga em cache de uma página da web e outra é que o cache do seu navegador – que inclui cookies e rastreadores – pode fornecer a sites e anunciantes informações sobre você enquanto você navega na web. Este último pode ser uma preocupação por motivos de privacidade.

Existem dois outros tipos de cache: cache do sistema e cache do aplicativo. O cache do aplicativo, às vezes chamado de cache do usuário, inclui dados associados aos seus aplicativos que são salvos para que não precisem ser carregados toda vez que você usar o aplicativo, o que significa que seus aplicativos podem funcionar mais rapidamente. Novamente, isso parece benéfico, mas há desvantagens. Por exemplo, se você trabalha com imagens de alta resolução ou arquivos de vídeo grandes, seu computador pode estar armazenando muitos dados relacionados às edições que você faz.

Da mesma forma, se você jogar no seu Mac, poderá descobrir que está perdendo espaço para os jogos salvos. Os dados do aplicativo podem ocupar muito espaço e, se você não estiver mais usando o aplicativo, é improvável que precise dos dados em cache que ainda podem estar ocultos no seu Mac.

O cache do sistema, como você provavelmente esperaria, é onde são armazenados os dados criados pelo macOS que ajudam o seu Mac a funcionar sem problemas. Por estar conectado ao sistema operacional, recomendamos não excluir nada do cache do sistema, a menos que você esteja usando uma ferramenta específica para fazer isso.

Excluir dados de qualquer um dos caches do seu Mac é um negócio arriscado se você não souber o que está fazendo, mas ainda mais quando se trata do cache do sistema, pois você pode apagar acidentalmente arquivos que garantem que o Mac funcione sem problemas.

Existe outro tipo de dados em cache que é o resultado do sandboxing entre aplicativos, mas esses dados são removidos quando você reinicia o Mac

Como limpar o cache em um Mac

Por que excluir o cache?

Existem algumas razões pelas quais você pode querer excluir ou limpar os dados em cache. Geralmente, os usuários de Mac desejam excluir dados de um cache porque estão ficando sem espaço no Mac e assumem que a limpeza do cache pode recuperar alguns gigabytes.

Talvez você esteja olhando para o que está ocupando espaço no seu Mac em Sobre este Mac > Armazenamento (que é Configurações do sistema > Geral > Armazenamento > Configurações de armazenamento em Ventura) e se perguntando o que são Outros e Dados do sistema e por que tanto do seu espaço é entregue a essas categorias de dados.

Uma coisa a observar neste caso é que a exclusão de dados do cache não necessariamente liberará espaço, pois o seu Mac recriará muitos desses arquivos em cache.

Outro motivo para limpar o cache do seu Mac é para fins de solução de problemas. Talvez o seu Mac, ou apenas um aplicativo específico, esteja funcionando mal e você deseja que a exclusão de dados do cache resolva o problema. Este é provavelmente o último cenário após reiniciar o aplicativo problemático, reiniciar o Mac e possivelmente excluir e reinstalar o aplicativo.

Você também pode estar preocupado com seus dados pessoais e como um aplicativo ou site pode usá-los, o que é um bom motivo para limpar o cache do navegador de tempos em tempos.

Outro motivo para limpar o cache do navegador é se você descobrir que um site que você usa não está atualizado. Se você não limpar o cache, poderá descobrir que está carregando a versão de uma página da Web como estava na última vez que a visitou.

O que você pode deletar?

Sob nenhuma circunstância você deve excluir todos os dados em seu cache – se você está pensando em fazer algo tão drástico, provavelmente seria melhor limpar seu Mac e fazer uma instalação limpa do macOS .

O motivo para não excluir todos os seus arquivos em cache é que alguns desses arquivos são necessários para o seu Mac funcionar normalmente. Se você excluir os arquivos de cache à toa, poderá quebrar alguma coisa.

A exclusão do cache relacionado a um aplicativo também pode causar problemas. Alguns aplicativos mantêm informações importantes do usuário em pastas de cache e podem não funcionar sem elas. Também pode ser bastante inconveniente para você se você estiver no meio de um grande projeto no Photoshop ou no Premiere Pro e excluir o cache associado a ele.

Como limpar o cache em um Mac

Esses são bons motivos para fazer backup antes de limpar o cache , pelo menos você pode recuperar o Mac para o estado em que estava antes de começar a intromissão ou, pelo menos, copiar os arquivos de cache de volta para a pasta da qual você os excluiu.

Isso é o que você não deve excluir – ou pelo menos deve ser cauteloso sobre o que exclui. Que tal o que você pode deletar com segurança?

Sugerimos que você exclua arquivos de cache relacionados a aplicativos que não usa mais. Em particular, se houver dados no cache relacionados a um aplicativo que você removeu do seu Mac, você poderá remover com segurança os arquivos associados do cache. Na verdade, um bom desinstalador de aplicativos, como o CleanMyMac X da MacPaw , o MacCleaner Pro da Nektony ou o DaisyDisk da Software Ambience, removerá os dados associados do seu cache.

O cache do navegador é um tipo de dado que você pode ter certeza de remover, mas as desvantagens de mantê-lo podem ser maiores do que as vantagens de removê-lo. A exclusão de dados do cache do navegador pode se tornar um aborrecimento quando você descobre que agora precisa inserir novamente seus logins e outros dados que costumavam preencher automaticamente.

Como limpar o cache

Veremos cada tipo de cache separadamente, pois o processo é diferente. Abordaremos como excluir dados de seu cache manualmente e também veremos algumas das ferramentas de terceiros que você pode usar se estiver preocupado em cometer um erro.

Antes de começarmos, você pode estar se perguntando se a Apple fornece a ferramenta necessária para excluir rapidamente os arquivos em cache.

No macOS Monterey e anteriores, você pode clicar em Apple no menu na parte superior da tela e ir para Sobre este Mac > Armazenamento.

Se você estiver usando o macOS Ventura, esse processo foi alterado. Você ainda pode acessar as informações em Sobre este Mac > Mais informações, mas isso leva você às Configurações do sistema, onde você acessa Geral > Armazenamento > Configurações de armazenamento.

Seja como for, você verá um detalhamento do tipo de armazenamento no seu Mac que indica onde há arquivos que você pode querer excluir ou mover para o iCloud, a fim de liberar espaço. Por exemplo, se você clicar no i ao lado da seção (em Ventura), poderá ver todos os arquivos ou aplicativos que deseja excluir.

Você também pode ver uma grande seção chamada Other, ou System, ou System Data, dependendo da versão do macOS que você está executando. O tipo de arquivo em cache que você deseja excluir pode estar escondido nesta seção do seu armazenamento, então você pode se perguntar se pode excluí-lo facilmente daqui. Infelizmente, você não pode excluir arquivos facilmente de nenhuma dessas seções dessa visualização.

Mas existem muitas outras maneiras de liberar espaço nessas seções e em outros lugares do seu Mac.

Leia Também: Como reinstalar o macOS (2023)?
Leia Também: Jogos da Apple Arcade que você precisa conhecer

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x