MeuDeviceMeuDevice

Como manter os Macs mais seguros que o Windows (2023)?

Você já parou para se perguntar como manter os Macs mais seguros que o Windows? Embora seja verdade que os Macs têm menos probabilidade de serem atacados porque há menos Macs do que PCs com Windows, a vnerdade, o malware em Macs está diminuindo, os usuários de Mac podem ser um alvo muito lucrativo e, portanto, valem a pena o esforço. Como resultado, os Macs podem ser alvo de malware e vírus.

De fato, até o chefe de software da Apple, Craig Federighi, disse (no julgamento entre a Apple e a Epic) que: “Hoje, temos um nível de malware no Mac que não consideramos aceitável”. Embora seu motivo fosse apontar que há um benefício em forçar os usuários de iPhone e iPad a instalar apenas aplicativos por meio da iOS App Store, o ponto é que até mesmo a equipe da Apple admite que existem vírus para Mac.

No geral podemos achar os Macs mais seguros do que os PCs com Windows. Isso ocorre em parte porque o sistema operacional Mac é baseado em Unix e, portanto, mais difícil de explorar, também porque a Apple tem um controle tão rígido sobre o hardware e o software, e os Macs são mais seguros devido às várias proteções e medidas de segurança incorporadas ao Mac e o sistema operacional do Mac que torna os Macs mais difíceis de explorar.

Mas isso não significa que você deva acreditar que seu Mac é impenetrável. Os Macs foram alvo de hackers e vírus e, ao longo dos anos, a Apple teve que levar a sério as medidas incluídas no macOS para manter seus usuários seguros.

Como a Apple Deixa os Macs Mais Seguros?

Existem várias maneiras pelas quais a Apple protege seu Mac contra malware e vírus, como você verá se continuar lendo. É claro que existem outras coisas que você pode fazer para complementar essas medidas, como executar um software antivírus ou usar uma VPN para criptografar seu tráfego. Há também um elemento de cautela e não abrir e-mails misteriosos ou clicar em links questionáveis ​, você pode ter certeza de que não faria isso, mas poderia ter tanta certeza de que seus pais não fariam isso?

Felizmente, existem proteções embutidas em um Mac que devem significar que até mesmo as pessoas menos experientes em tecnologia estão protegidas. Vamos delineá-los abaixo.

Antivírus da apple

O macOS inclui seu próprio software antivírus integrado. O XProtect detecta e bloqueia qualquer malware conhecido. A Apple monitora novas infecções por malware e atualiza o XProtect regularmente. O XProtect verificará se há malware quando um aplicativo for iniciado pela primeira vez e se tiver sido alterado. Se o XProtect detectar malware, ele bloqueará o software e o removerá.

Além da proteção oferecida pelo XProtect está o Gatekeeper. O Gatekeeper é um recurso do macOS projetado para impedir que os usuários instalem malware em primeiro lugar. O Gatekeeper verifica se qualquer aplicativo baixado da Internet foi verificado pela Apple e verificado quanto a códigos maliciosos. Se o aplicativo for considerado um Gatekeeper de risco, você o impedirá de instalá-lo.

O Gatekeeper não é infalível, ele foi contornado no passado e o XProtect nem sempre está atualizado, então o malware passou despercebido. Mas ambos oferecem um nível de proteção que deve lhe dar tranquilidade.

Como manter os Macs mais seguros que o Windows (2023)?

Atualizações de software e segurança

A Apple garante que as atualizações de segurança sejam enviadas para os Macs regularmente, por isso é importante manter o software do Mac atualizado. A Apple facilita isso ao permitir que o seu Mac seja atualizado automaticamente, para que você nem precise fazer nada. Para configurar seu Mac para verificar se há atualizações e atualizar o software automaticamente, siga estas etapas:

  1. Abra as configurações do sistema (preferências do sistema pré Ventura)
  2. Clique em Geral
  3. Clique em Atualização de software
  4. Certifique-se de que a atualização automática esteja ativada

Isso deve significar que o software é baixado para o seu Mac quando emitido pela Apple. Você ainda precisará reiniciar o seu Mac para instalar uma atualização de software normal, no entanto, algumas atualizações de segurança podem ser enviadas para o seu Mac pela Apple e instaladas como atualizações em segundo plano sem exigir que você reinicie.

Para garantir que você obtenha atualizações em segundo plano assim que forem emitidas pela Apple, verifique se a opção Instalar respostas de segurança e arquivos do sistema está selecionada no Ventura ou “Instalar arquivos de dados do sistema e atualizações de segurança” em sistemas operacionais mais antigos.

  • No Ventura, isso é encontrado em Configurações do sistema > Geral > Atualização de software. Clique no (i) ao lado de Atualizações Automáticas.
  • Pre Ventura, isso é encontrado em Preferências do sistema> Atualização de software> Avançado.

Se o seu Mac tiver um chip da série M ou o chip de segurança T2 encontrado em alguns Macs Intel, você pode usar o Bloqueio de Ativação para que, se perder o Mac ou for roubado, somente você possa apagá-lo e reativá-lo.

Leia Também: iPhone 15: O Que Esperar da Próxima Geração?
Leia Também: Como fazer o downgrade do macOS Ventura para Monterey (2023)?

Essas foram as principais dicas de como manter os Macs mais seguros, continue nos acompanhando, pois sempre estamos trazendo posts como este por aqui!

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x