É quase como se ter seu iPhone roubado fosse pior do que ter sua casa roubada. Não é apenas perder um dispositivo caro – seu iPhone guarda tanto da sua vida privada que os criminosos nem precisam fazer o trabalho de revistar sua casa em busca de dinheiro, joias, cartões de crédito e eletrônicos.
Relatórios recentes detalharam como criminosos podem usar seu iPhone para invadir seu iCloud e contas bancárias para drenar rapidamente suas finanças e roubar sua identidade, bloqueando permanentemente sua conta da Apple.
Isso além de cortar contatos, notas, e-mails e fotos. Como? Desde que um ladrão tenha seu telefone desbloqueado (arrancando-o de sua mão enquanto você o está usando ou observando disfarçadamente você digitar sua senha), ele pode alterar imediatamente sua senha e a senha do ID Apple e, a partir daí, até mesmo o Chave de recuperação do iPhone – a única informação que a Apple reconhece atualmente como prova de sua identidade.
Esqueça tudo o que você sabe sobre Find My iPhone e backup do iCloud. Depois que os ladrões alterarem as informações básicas do seu telefone – o que pode levar apenas alguns minutos – o Find My não ajudará você, nem a Apple. Mas acontece que há uma maneira de impedir que tudo isso aconteça. Você pode não saber, mas o recurso Screen Time do seu iPhone esconde uma maneira bastante segura de impedir que ladrões bloqueiem seu aparelho (e todos os seus outros dispositivos Apple), mesmo que consigam roubar seu telefone.
Tempo de tela para proteção adicional
Se você não tem filhos e não se preocupa com o quanto usa seu telefone, é provável que nunca tenha usado o recurso Screen Time do iOS. Mas o Screen Time tem outro recurso que pode impedir que alguém altere suas senhas mais importantes. Veja como funciona:
1. Ative a configuração da senha do tempo de tela
Vá para Configurações, inicie o Tempo de tela e alterne para Usar senha de tempo de tela . Recomendamos usar uma senha diferente daquela que você usa para desbloquear o iPhone por motivos óbvios.
2. Definir restrições de conteúdo e privacidade
Em seguida, vá para Tempo de tela> Restrições de conteúdo e privacidade e ative-o, se ainda não estiver. Em seguida, role para baixo até a seção Permitir alterações , toque em Alterações de conta e em Não permitir . Isso impedirá que qualquer outra pessoa que tenha seu telefone acesse ou altere as senhas, porque primeiro precisaria tocar na senha exclusiva do Screen Time que não terá.
Essa configuração simples do Screen Time pode impedir que ladrões esvaziem sua conta bancária, configurem cartões de crédito em seu nome e roubem sua identidade, enquanto você luta para recuperar sua propriedade perdida, privacidade e sanidade. Claro, há mais que você pode fazer, mas este é um ótimo lugar para começar.
Leia Também: WWDC 2023: Quais hardwares poderão ser lançados no evento?
Leia Também: WWDC 2023: Tudo o que esperamos ver anunciado em 5 de junho
Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!