MeuDeviceMeuDevice

Como parar a rolagem suave do Safari usando as teclas de seta

Jeff Johnson é o herói por trás do  StopTheMadness,  Link Unshortener  e outros navegadores obrigatórios e utilitários de mídia social que permitem que você substitua e derrote as tentativas dos sites de sequestrar o controle de seus cursores, mouse e clique de controle.

Mas o que ele fez por nós ultimamente? Ele descobriu como desabilitar a rolagem suave, um recurso surpresa adicionado pela Apple no Safari 16.4 para macOS. Se você não percebeu, com esta versão do Safari, pressionar e soltar a seta para baixo ou para cima em uma página do Safari rola a página continuamente até que você toque em uma tecla ou use o mouse para recuperar o controle. A mudança é desconcertante. Quem pediu isso? Por que apresentá-lo no meio do caminho? E a maior questão de todas: por que não há caixa de seleção para desativá-lo?

Johnson documentou uma operação de várias etapas para corrigir esse problema.

1. Configurações/preferências do sistema

macOS Ventura : Abra   > Configurações do sistema > Privacidade e segurança e vá para a seção Privacidade (mostrada acima).

macOS Monterey e mais antigos : Abra   > Preferências do Sistema > Segurança e Privacidade e clique na seção Privacidade para abri-la.

2. Acesso total ao disco

macOS Ventura : Clique em Full Disk Access (mostrado acima).

macOS Monterey e mais antigo : selecione Full Disk Access na coluna da esquerda. Clique no ícone de cadeado no canto inferior esquerdo da janela de configurações e autentique com o Touch ID, sua senha ou um relógio.

3. Ativar Terminal

macOS Ventura : Procure Terminal na janela principal e ligue-o (mostrado acima). Você terá que inserir um nome de usuário e senha de administrador depois de apertar o botão.

macOS Monterey e anteriores: na seção principal da janela, você verá uma lista de aplicativos. Clique no botão “+” e navegue até Aplicativos > Utilitários. Você deve encontrar o aplicativo Terminal lá; selecione o ícone Terminal e clique no botão Abrir .

Feche as configurações/preferências do sistema.

4. Ative o menu de depuração do Safari

Tanto no macOS Ventura quanto no Monterey :

  1. Saia do Safari se estiver aberto.
  2. Inicie o aplicativo Terminal (localizado em Aplicativos > Utilitários).
  3. Copie o texto preciso abaixo como uma única linha, cole-o no Terminal no prompt e pressione Return:
    • defaults write com.apple.Safari IncludeInternalDebugMenu -bool true
 
Como parar a rolagem suave do Safari usando as teclas de seta

5. Configuração de depuração do Safari

anto no macOS Ventura quanto no Monterey :

  1. Saia do Terminal e inicie o Safari.
  2. No novo menu Depurar que aparece, escolha  Depurar > Recursos internos do WebKit > Rolagem suave do teclado orientada por EventHandler . Ele deve ser mostrado com uma marca de seleção, portanto, escolhê-lo removerá a marca de seleção e desativará a opção.

Quando você ativa o menu Safari Debug, ele permanece ativado mesmo depois de ajustar a configuração de rolagem suave do teclado. Se você deseja remover o menu Debug, repita a etapa 4, mas copie e cole este comando no Terminal e pressione Return:

  • defaults write com.apple.Safari IncludeInternalDebugMenu -bool false

Leia Também: WWDC 2023: Quais hardwares poderão ser lançados no evento?
Leia Também: WWDC 2023: Tudo o que esperamos ver anunciado em 5 de junho

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x