MeuDeviceMeuDevice

Como reinstalar o macOS (2023)?

Existem alguns motivos pelos quais você pode querer reinstalar o macOS (ou mesmo o Mac OS X). Talvez o seu Mac esteja funcionando de forma irregular e você acha que uma instalação limpa do sistema operacional pode resolver o problema. Como alternativa, você pode estar planejando vender seu Mac ou passá-lo para um membro da família, nesse caso, você precisa limpá-lo primeiro e retornar o Mac às configurações de fábrica.

É até possível reinstalar a versão do macOS com a qual seu Mac foi enviado, o que pode permitir que você reverta para uma versão mais antiga do sistema operacional se a versão mais recente estiver incomodando você. Seja qual for o motivo para reinstalar o macOS, te contaremos algumas das maneiras mais simples de fazer isso abaixo.

Reinstalar o macOS via Recuperação

 

1. Faça backup do seu Mac

Você não precisa limpar o Mac, mas se estiver tentando corrigir um problema ou pretender repassar ou vender o Mac, será necessário limpá-lo como parte desse processo. Se for esse o caso, você deve primeiro fazer backup de seus documentos importantes.

Como você fará isso dependerá se deseja recuperar seu Mac para a mesma versão do sistema operacional do Mac ou se espera fazer uma instalação limpa e começar do zero. Por exemplo, se você deseja reverter para uma versão mais antiga do macOS, não deseja fazer backup usando o Time Machine.

Observe que, se você costuma usar o iCloud Drive para sincronizar todos os seus documentos e área de trabalho na nuvem, pode descobrir que não precisa de um backup, mas certifique-se de que tudo esteja no iCloud antes de excluir!

2. Apague sua unidade (Macs das séries M1 e M2)

Se você planeja vender ou repassar seu Mac, ou deseja fazer uma instalação limpa do macOS para resolver problemas com seu Mac, apague seu disco rígido antes de reinstalar o sistema operacional. (Se você não deseja apagar seus dados, pule esta etapa).

Se você estiver executando o macOS Monterey ou uma versão posterior do macOS em um Mac com um chip da série M ou um Mac com processador Intel com um chip T2 (alguns Macs desde 2018), há uma maneira muito simples de apagar seu Mac que não exige que você use o modo de recuperação e os utilitários de disco. Se você tiver um Mac Intel, precisará seguir as etapas abaixo para apagar o disco antes de começar:

Em Ventura ou posterior:

  1. Abra as configurações do sistema.
  2. Clique em Geral.
  3. Escolha Transferir ou Redefinir.
  4. Selecione Apagar todo o conteúdo e configurações.
  5. Coloque sua senha

Em Monterey:

  1. Abra as Preferências do Sistema.
  2. Clique em Preferências do Sistema na barra de menu na parte superior da tela.
  3. Clique em Apagar todo o conteúdo e configurações.
  4. Coloque sua senha.

O resto do processo é o mesmo:

  1. Você será lembrado de fazer um backup com o Time Machine antes de iniciar a exclusão, mas pode pular essa etapa.
  2. Uma janela mostrará o que será excluído, incluindo Apple ID, Touch ID, acessórios e configurações do Find My.
  3. Por fim, você precisará sair do seu Mac e de todos os serviços relacionados usando seu ID Apple.
  4. Antes de seu Mac ser apagado, você recebe um aviso final, portanto, se você tiver dúvidas, pelo menos pode parar neste ponto!
  5. Depois de clicar no segundo Apagar todo o conteúdo e configurações, o Mac será reiniciado. Eventualmente, você verá uma tela preta enquanto ele reinicia.
  6. Depois que o Mac reiniciar, você poderá seguir as etapas para configurá-lo como novo ou deixá-lo neste estágio para o próximo proprietário configurar. Basta desligar o Mac primeiro.

Infelizmente, se o seu Mac não tiver o Monterey instalado ou não tiver um chip da série T2 ou M, você precisará usar o Utilitário de Disco para excluir o seu Mac. Siga os próximos dois passos para fazer isso.

Se você já apagou seu Mac, a próxima etapa mostrará como entrar no modo de recuperação.

Como reinstalar o macOS (2023)?

3. Entre no modo de recuperação

O processo para entrar no modo de recuperação depende do Mac que você está usando. Em um Mac com processador Intel, você precisa pressionar e segurar os botões Command e R durante a inicialização até ouvir o toque de inicialização e ver um globo giratório ou o logotipo da Apple.

Em um Mac que usa os próprios processadores da Apple, como o chip M1 ou M2, você entra no modo de recuperação pressionando e segurando o botão liga / desliga enquanto o Mac inicializa e continua pressionando e segurando o botão até ver uma janela de opções de inicialização aparecer com um ícone Opções. Em seguida, selecione Opções e clique em Continuar.

Uma janela de Utilitários do macOS será aberta, como a acima, na qual você verá as opções Restaurar do backup do Time Machine, Reinstalar macOS [versão], Safari (ou Obter ajuda online em versões anteriores) e Utilitário de disco. Sua próxima etapa depende se você precisa limpar o Mac antes de reinstalar o sistema operacional. Se você deseja limpar seu disco, clique em Utilitário de Disco (caso contrário, você pode pular a próxima etapa).

4. Apague seu disco rígido (Macs Intel sem chip T2)

Se você possui um Mac com processador Intel que também não possui chip T2 e deseja excluir os dados do disco rígido do seu Mac, é necessário usar o Utilitário de Disco acessado pelo modo Recovery (é necessário acessar a unidade pelo Recovery porque não é possível excluir a unidade quando você a acessa).

  1. Selecione Utilitário de Disco nas opções do modo de recuperação.

  2. Agora selecione o volume que deseja apagar. Pode ser necessário clicar em Exibir > Mostrar todas as unidades antes de poder ver o volume. Observe que o processo aqui é um pouco diferente se você estiver executando o macOS Catalina ou Big Sur. Se você não estiver executando o Catalina, precisará apenas excluir o volume do Macintosh HD. Se você estiver executando o Catalina ou posterior, provavelmente haverá dois volumes chamados Macintosh HD e Macintosh HD-Data (ou possivelmente Home e Home – Data). Você precisará excluir o volume de dados primeiro e depois o Macintosh HD.  Lembre-se de que isso excluirá todos os seus dados, portanto, certifique-se de fazer backup de seus dados importantes ou armazená-los na nuvem ou em uma unidade externa. 

  3. A próxima etapa também depende da versão do macOS que você está executando. Em Catalina, Mojave, Big Sur, Monterey e potencialmente High Sierra (dependendo do seu Mac), será APFS. Mas em Macs mais antigos executando versões mais antigas do macOS, o formato precisa ser definido como Mac OS Extended (Journaled). Você também precisará ter a Tabela de Partição GUID selecionada como o Esquema. (Você não verá a opção Esquema se tiver apenas o volume selecionado).

  4. Clique em Apagar e aguarde. (Existem opções em Opções de segurança que permitem apagar o disco com segurança).

  5. Agora escolha Utilitário de Disco > Sair do Utilitário de Disco. Ou apenas Command + Q.
 

5. Reinstale o macOS

Siga estas etapas para reinstalar a versão mais recente do macOS instalada no seu Mac:

  1. No modo de recuperação, escolha Reinstalar o macOS na lista de opções.

  2. Clique em Continuar. 

  3. Digite seu ID Apple, se necessário, e aguarde enquanto o macOS é reinstalado. Espere que isso demore um pouco.

  4. Se você pretende vender ou repassar o Mac para que o próximo proprietário possa inserir seus próprios dados, quando o assistente de configuração for iniciado, saia. Caso contrário, siga as instruções para continuar configurando seu Mac.

Leia Também: Como limpar o cache no Mac (2023)?
Leia Também: iPhone 15: O Que Esperar da Próxima Geração?

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x