Está precisando restaurar o Mac para as configurações de fábrica? Se você estiver vendendo seu MacBook ou Mac, trocando-o ou apenas passando-o para amigos ou familiares, seria sensato limpar o Mac e restaurá-lo para as configurações de fábrica primeiro. Isso é em parte para que seus dados permaneçam seguros, mas também evitará quaisquer problemas em uma data posterior que possam ocorrer se você não desconectar o Mac de vários serviços e softwares que possa usar. Isso também significa que o novo usuário pode reiniciar o Mac como se fosse novo.
Lembre-se de que, se alguém for usar o Mac depois de você, apenas remover informações pessoais não é suficiente, você também precisa garantir que haja uma versão funcional do macOS instalada posteriormente.
Outra razão pela qual você pode querer restaurar o seu Mac é realizar uma instalação limpa do macOS, que pode ser uma boa maneira de corrigir problemas com o seu Mac se ele começar a se comportar de maneira estranha ou se você estiver preocupado com a possibilidade de ter um vírus. Restaurar um Mac defeituoso permitirá que você o configure como um novo Mac, o que, com sorte, corrigirá quaisquer problemas relacionados ao software que você esteja tendo.
Reataurar Mac Para Configurações
de Fábrica
1. faça backup do seu Mac
Antes de fazer qualquer coisa, você deve fazer backup ou clonar seu Mac. Isso ocorre porque, como seria de esperar, redefinir um Mac para as configurações de fábrica elimina todos os dados armazenados nessa máquina.
Não caia na armadilha de achar que como usamos o iCloud para sincronizar todos os arquivos em todos os nossos dispositivos Apple, presumimos que poderíamos recuperar tudo o que precisávamos da nuvem, o que é verdade até certo ponto, mas era ‘até depois de limparmos o Mac, os dados de um aplicativo que não era da Apple que usamos não permanecem na nuvem. Nestes dias de trabalho predominantemente na nuvem, é um erro fácil de cometer! Infelizmente, você ainda não pode fazer backup de tudo no seu Mac para o iCloud.
Felizmente, fazer backup do seu Mac é fácil, desde que você tenha um disco rígido externo para usar. Isso pode ser feito de maneira muito simples usando o software Time Machine da Apple. A melhor coisa sobre fazer backup com o Time Machine é que torna muito fácil mover seus dados para um novo Mac depois.
Se você não quiser usar o software gratuito Time Machine da Apple, ou você pode fazer um clone de todo o disco rígido usando um programa como Carbon Copy Cloner ou SuperDuper (ambos estão disponíveis como testes gratuitos). Esta unidade clonada pode ser clonada novamente na unidade principal se você decidir restaurar seu Mac, ou pode ser usada para acessar todos os arquivos originais e transferi-los e todas as suas configurações para o novo computador.
2. Prepare e restaure o Mac
Você sabe que precisa apagar o Mac antes de passá-lo adiante, mas antes de deletar tudo, há mais algum administrador a fazer primeiro. Se você tiver um Mac M1 ou um Mac Intel com um chip T2 interno e estiver executando o macOS Monterey, esse processo é um pouco mais fácil com muitas das etapas atendidas por uma nova opção nas Preferências do Sistema. Se o seu Mac for mais antigo, as etapas necessárias serão um pouco mais complicadas. Executaremos as etapas para Macs mais antigos abaixo .
Macs M1 e Intel Mac com chip T2 rodando macOS Monterey
Se você tiver um Mac M1 ou um Mac Intel com um chip T2 interno e estiver executando o macOS Monterey, esse processo é um pouco mais fácil com muitas das etapas atendidas por uma nova opção nas Preferências do Sistema.
Esses Macs Intel têm o chip de segurança T2:
- MacBook Air de 2018
- MacBook Pro de 2018
- Mac mini de 2018
- iMac de 27 polegadas de 2020
- iMac Pro
- Mac Pro de 2019
Como restaurar o Mac M1 ou um Mac com chip T2
Chegou uma nova opção nas Preferências do Sistema no macOS Monterey que cuida de muitas das etapas complicadas envolvidas na limpeza do seu Mac, desde que seja um Mac M1 ou um com chip T2, conforme detalhado acima.
Se você clicar na nova opção Apagar todo o conteúdo e configurações, tudo será resolvido, incluindo a remoção de suas impressões digitais armazenadas para Touch ID, Apple ID, qualquer coisa no aplicativo Wallet e Find My. O bloqueio de ativação também será removido e os dispositivos Bluetooth serão desemparelhados. Ele também remove todos os seus dados e aplicativos instalados pelo usuário.
- Abra as Preferências do Sistema.
- Clique em Preferências do Sistema na barra de menu na parte superior da tela.
- Clique em Apagar todo o conteúdo e configurações.
- Coloque sua senha.
- Você será lembrado de fazer um backup com o Time Machine antes de começar a exclusão, mas pode pular essa etapa.
- Uma janela mostrará o que será excluído, incluindo Apple ID, Touch ID, acessórios e configurações do Find My.
- Por fim, você precisará sair do seu Mac e de todos os serviços relacionados usando seu ID Apple.
- Antes de seu Mac ser apagado, você recebe um aviso final, portanto, se você tiver dúvidas, pelo menos pode parar neste ponto!
- Depois de clicar no segundo Apagar todo o conteúdo e configurações, o Mac será reiniciado. Eventualmente, você verá uma tela preta enquanto ele reinicia.
- Depois que o Mac reiniciar, você poderá seguir as etapas para configurá-lo como novo ou deixá-lo neste estágio para o próximo proprietário configurar. Basta desligar o Mac primeiro.
Leia Também: Como mostrar arquivos ocultos no Mac?
Leia Também: iPhone 15: O Que Esperar da Próxima Geração?
Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!