Com o iOS 17 ainda em sua versão beta, a Apple introduziu um novo recurso de acessibilidade chamado Personal Voice, que tem se destacado e chamado a atenção dos usuários. Sendo um recurso que utiliza inteligência artificial em sua programação, ele promete tornar o iPhone um dispositivo ainda mais funcional e acessível para todos os seus usuários.
Muitas funções voltadas para a acessibilidade estarão presentes no iOS 17, mas definitivamente esta é uma das mais interessantes e merece o destaque que está recebendo. Se você está curioso para entender um pouco mais sobre a finalidade e funcionalidade desse recurso, e também para saber como utilizá-lo em seu dispositivo, ensinaremos um passo a passo bem explicativo para você hoje. Vamos lá?
O que é o recurso ‘Personal Voice’ do iOS 17?
O Personal Voice foi projetado para permitir que você utilize inteligência artificial de forma extremamente positiva e crie uma réplica de sua voz. Esse recurso de ‘voz pessoal’ — nome em tradução livre — da Apple foi pensado para pessoas em risco de perder a capacidade de falar ou pessoas com deficiência de fala.
Depois que o Personal Voice é configurado, essas pessoas podem continuar a se comunicar com “sua” voz, graças ao clone de voz artificial que elas criaram anteriormente quando ainda tinham a capacidade de falar. A gravação de voz para essa função requer um local silencioso, com pouco ou nenhum ruído de fundo, e o dispositivo instrui os usuários a falarem naturalmente em um volume consistente enquanto seguram o iPhone a aproximadamente quinze centímetros do rosto.
O tempo para a finalização e obtenção dos resultados varia bastante, mas, em geral, você precisa falar 150 frases de amostra na tela, o que leva cerca de 15 minutos. Depois que esse processo é concluído, seu iPhone pode levar a noite para analisar sua voz, aprender como você fala e, finalmente, gerar sua voz artificial.
Leia também: Como usar o Live Speech no iPhone?
Ativando o ‘Personal Voice’ no iPhone
Importante destacar que essa função está disponível apenas no iOS 17. Caso você ainda não tenha a versão beta em seu iPhone, considere fazer o download para começar o processo, ou aguarde o lançamento oficial do iOS 17.
Para começar, vá até as ‘Configurações‘ do seu dispositivo e procure pela seção ‘Acessibilidade‘. Role a tela para baixo até encontrar a categoria ‘Fala‘ e procure pela opção ‘Personal Voice‘ ou ‘Voz Pessoal‘.
Clique na opção ‘Criar Personal Voice‘ — ‘Criar Voz Pessoal‘ — e autentifique essa escolha com o seu Face ID ou sua senha. Toque em ‘Continuar‘, e vá para a tela ‘Preparar-se para gravar‘.
O nome da voz deverá estar com o seu nome, mas caso não esteja, você poderá editá-lo clicando nele. Após fazer as alterações, clique em ‘Continuar‘. Agora começará a parte de verificação de som. Clique no botão vermelho na tela e fale a frase que aparecerá na interface do seu dispositivo. Depois de fazer a verificação, clique novamente em ‘Continuar‘.
Depois de terminar de gravar todas as 150 frases que foram mostradas para você, a mensagem ‘Você terminou de gravar’, aparecerá na sua tela, e então você pode clicar em ‘Continuar‘ novamente. Toque em ‘Permitir‘ para receber uma notificação quando o processo for totalmente finalizado e a sua voz for finalmente criada artificialmente. Pronto, o processo está concluído.
Leia também: ‘Ruptura’ foi cancelada pelo Apple TV+?
Como já dito anteriormente, esse recurso é extremamente útil para pessoas que estão perdendo a capacidade de falar, permitindo que elas continuem utilizando sua voz através do iPhone. Além de ser um grande avanço na acessibilidade, também traz conforto emocional para várias pessoas.