O Safari, o navegador da Apple, é uma das escolhas preferidas dos usuários de dispositivos da marca. Sua interface amigável e recursos avançados de segurança e privacidade o tornam um navegador confiável e seguro. Mas, em termos estéticos, o Safari é conhecido por seu famigerado ícone de bússola, que sempre foi representado por um ponteiro vermelho apontando para a parte superior direita.
Muitas pessoas curiosas já se perguntaram para qual lugar do mundo o ícone direciona. No entanto, a resposta é mais simples do que se imagina: o ícone não representa nenhum lugar específico. Na verdade, a bússola do ícone parece ter surgido a partir do simbolismo de explorar, descobrir e do navegador da web, sem que seu ponteiro tenha o objetivo de apontar para um lugar específico.
Ao que parece, o posicionamento do ponteiro pode ser uma questão estética que transmite uma impressão de movimento para frente, ajudando a guiar o usuário durante a busca por conteúdo na web. Afinal, a ideia do navegador é explorar e descobrir novos conteúdos, e a bússola fazia sentido para o mercado na época do lançamento do software em 2003.
Há um simbolismo por trás da bússola
A bússola é um instrumento muito comum para exploradores, viajantes e navegadores em geral. Sua função é indicar direções a seu utilizador e facilitar a navegação em terrenos inexplorados. É por isso que o ícone de bússola é tão apropriado para um navegador, pois ele simboliza a busca por novos caminhos e a exploração do desconhecido.
Na primeira versão do Safari, o ícone da bússola apresentava uma versão clássica, com um arco de metal em volta e os pontos cardeais expostos. Em 2014, a logo foi atualizada para uma versão com menos detalhes, mas ainda manteve o posicionamento dos ponteiros.
Por outro lado, também é possível interpretar o ícone como uma bússola de fato, com o ponteiro vermelho apontando para o norte geográfico e indicando a direção noroeste. Numa bússola tradicional, ao seguir pela direção indicada pelo ponteiro nessa posição, você estará no rumo do noroeste geográfico.
Uma curiosidade interessante é que o aplicativo Bússola do iPhone também mantém o ponteiro vermelho do norte apontado para a mesma direção do ícone do Safari. Isso pode levantar teorias sobre a localização da sede da Apple em Cupertino, na Califórnia, que fica na direção noroeste do condado de Santa Clara. No entanto, isso nunca foi oficialmente confirmado pela empresa.
A suposta (e curiosa) relação da bússola do Safari com propaganda de relógios
Segundo o Mac O’Clock, quanto ao motivo pelo qual a bússola aponta para o nordeste, existe a chance de que esse detalhe tenha sido uma escolha baseada na propaganda de relógios. Achou confuso? Calma que já vou te explicar.
O que acontece é que os relógios mostrados em anúncios geralmente estão na posição 10h10 e, como se vê na imagem acima, existem alguns motivos por trás disso. Primeiro, a posição simétrica e “sorridente” do relógio é agradável ao olho humano, trazendo uma sensação de felicidade. Em segundo lugar, estar em 10h10 geralmente permite que as pessoas vejam a logomarca do fabricante. Por fim, e mais obviamente, na posição 10h10, os dois ponteiros não se sobrepõem.
Em tese, o Safari poderia muito bem ter adotado essa regra com sua bússola apontando para a posição de 10 minutos, mas até hoje a empresa não especificou nada sobre este assunto.
Leia Também: Qual é o melhor MacBook para edição de vídeos?
Leia Também: Nova pulseira do Apple Watch poderá muda de cor para combinar com a roupa
No fim das contas, é inegável que o ícone de bússola do Safari é um símbolo icônico que representa a ideia de explorar e descobrir novos conteúdos na web. Embora possa ser interpretado como uma bússola de fato, ele parece não representar nenhum lugar específico e seu posicionamento pode ser uma questão estética que transmite uma sensação de movimento para frente. No entanto, isso é mais que suficiente para gerar teorias interessantes.
E você, já tinha reparado na bússola do navegador Safari? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 🍎