MeuDeviceMeuDevice

Qual é o destino apontado pela bússola do navegador Safari, da Apple?

O Safari, o navegador da Apple, é uma das escolhas preferidas dos usuários de dispositivos da marca. Sua interface amigável e recursos avançados de segurança e privacidade o tornam um navegador confiável e seguro. Mas, em termos estéticos, o Safari é conhecido por seu famigerado ícone de bússola, que sempre foi representado por um ponteiro vermelho apontando para a parte superior direita.

Muitas pessoas curiosas já se perguntaram para qual lugar do mundo o ícone direciona. No entanto, a resposta é mais simples do que se imagina: o ícone não representa nenhum lugar específico. Na verdade, a bússola do ícone parece ter surgido a partir do simbolismo de explorar, descobrir e do navegador da web, sem que seu ponteiro tenha o objetivo de apontar para um lugar específico.

Ao que parece, o posicionamento do ponteiro pode ser uma questão estética que transmite uma impressão de movimento para frente, ajudando a guiar o usuário durante a busca por conteúdo na web. Afinal, a ideia do navegador é explorar e descobrir novos conteúdos, e a bússola fazia sentido para o mercado na época do lançamento do software em 2003.

Há um simbolismo por trás da bússola

Um instrumento muito comum entre exploradores, viajantes e navegadores em geral é a bússola. (Imagem: Pixabay)

A bússola é um instrumento muito comum para exploradores, viajantes e navegadores em geral. Sua função é indicar direções a seu utilizador e facilitar a navegação em terrenos inexplorados. É por isso que o ícone de bússola é tão apropriado para um navegador, pois ele simboliza a busca por novos caminhos e a exploração do desconhecido.

Na primeira versão do Safari, o ícone da bússola apresentava uma versão clássica, com um arco de metal em volta e os pontos cardeais expostos. Em 2014, a logo foi atualizada para uma versão com menos detalhes, mas ainda manteve o posicionamento dos ponteiros.

Por outro lado, também é possível interpretar o ícone como uma bússola de fato, com o ponteiro vermelho apontando para o norte geográfico e indicando a direção noroeste. Numa bússola tradicional, ao seguir pela direção indicada pelo ponteiro nessa posição, você estará no rumo do noroeste geográfico.

Aplicativo da bússola no iPhone também usa a mesma direção (Imagem: Reprodução/Apple)

Uma curiosidade interessante é que o aplicativo Bússola do iPhone também mantém o ponteiro vermelho do norte apontado para a mesma direção do ícone do Safari. Isso pode levantar teorias sobre a localização da sede da Apple em Cupertino, na Califórnia, que fica na direção noroeste do condado de Santa Clara. No entanto, isso nunca foi oficialmente confirmado pela empresa.

A suposta (e curiosa) relação da bússola do Safari com propaganda de relógios

Segundo o Mac O’Clock, quanto ao motivo pelo qual a bússola aponta para o nordeste, existe a chance de que esse detalhe tenha sido uma escolha baseada na propaganda de relógios. Achou confuso? Calma que já vou te explicar.

Relógios mostrados em anúncios geralmente estão na posição 10h10. (Imagem: Reprodução / Rolex)

O que acontece é que os relógios mostrados em anúncios geralmente estão na posição 10h10 e, como se vê na imagem acima, existem alguns motivos por trás disso. Primeiro, a posição simétrica e “sorridente” do relógio é agradável ao olho humano, trazendo uma sensação de felicidade. Em segundo lugar, estar em 10h10 geralmente permite que as pessoas vejam a logomarca do fabricante. Por fim, e mais obviamente, na posição 10h10, os dois ponteiros não se sobrepõem.

Em tese, o Safari poderia muito bem ter adotado essa regra com sua bússola apontando para a posição de 10 minutos, mas até hoje a empresa não especificou nada sobre este assunto.

Leia Também: Qual é o melhor MacBook para edição de vídeos?
Leia Também: Nova pulseira do Apple Watch poderá muda de cor para combinar com a roupa

No fim das contas, é inegável que o ícone de bússola do Safari é um símbolo icônico que representa a ideia de explorar e descobrir novos conteúdos na web. Embora possa ser interpretado como uma bússola de fato, ele parece não representar nenhum lugar específico e seu posicionamento pode ser uma questão estética que transmite uma sensação de movimento para frente. No entanto, isso é mais que suficiente para gerar teorias interessantes.

E você, já tinha reparado na bússola do navegador Safari? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 🍎

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x