
Você já parou para se perguntar se precisa de um antivírus para iPhone? Bom, a Apple pode cobrar muito pelo seu smartphone, mas há um benefício específico em relação aos aparelhos Android que a maioria das pessoas nem pensa ao comprar um: segurança.
A Apple projetou o iOS de tal forma que é muito difícil para o malware, incluindo vírus, penetrar em suas defesas. Isso é bom, é claro, e significa que você realmente não precisa instalar um aplicativo antivírus para iPhone. A propósito, o mesmo vale para iPads. No entanto, antes de fechar esta guia e seguir seu caminho alegre, isso não é o fim da história.
Golpistas e cibercriminosos sabem que é extremamente difícil criar um vírus que comprometa seu iPhone. Eles também sabem que é muito mais fácil induzi-lo a fornecer sua senha, informações de identificação e detalhes de pagamento que, em última análise, é o que eles realmente desejam.
E é por isso que existem tantos golpes de texto, sites falsos e links duvidosos nas redes sociais. Eles estão se tornando cada vez mais sofisticados, mas o software antivírus moderno pode ajudar a protegê-lo, mesmo em um iPhone ou iPad.

Na maioria das vezes, esses aplicativos estão protegendo você de si mesmo! Por exemplo, você usa a mesma senha e endereço de e-mail para fazer login em vários sites diferentes? Milhões de pessoas fazem isso, mas é um enorme risco de segurança. Imagine que apenas um desses sites tenha sido hackeado e não tenha criptografado as senhas de seus usuários. O seu, junto com outros, estaria disponível para o lance mais alto.
O que aconteceria então é o que chamamos de preenchimento de credenciais: tentar essa combinação de endereço de e-mail e senha em vários outros sites para ver se eles funcionam. Como você usa a mesma senha, os hackers podem ter acesso à sua conta bancária ou, na falta dela, a outro site onde você armazenou seus dados de pagamento.
A instalação de um aplicativo de segurança de boa qualidade em seu iPhone pode evitar essa situação, lembrando-se de senhas separadas para cada uma de suas contas e inserindo-as automaticamente sempre que precisar fazer login.
Você deve estar lembrando que o iPhone faz isso de qualquer maneira, certo? Bom, o iCloud Keychain não sincroniza esses logins com seu notebook Windows ou qualquer outro dispositivo que não seja da Apple que você usa. É exatamente por isso que um gerenciador de senhas multiplataforma é tão valioso.

Aqui estão algumas das outras coisas que os aplicativos de segurança podem fazer em um iPhone e iPad:
- Avisá-lo sobre sites potencialmente falsos que podem tentar roubar informações confidenciais;
- Avisar sobre links perigosos em mensagens e e-mails;
- Aumente sua privacidade online usando uma VPN;
- Proteja sua identidade, avisando com antecedência se alguma de suas informações pessoais for encontrada na dark web (ou, na verdade, na web normal);
- Proteja suas fotos e vídeos para que somente você possa acessá-los.
Ainda pode ser chamado de software antivírus, mas mesmo que não bloqueie vírus em um iPhone, ainda é uma boa ideia usá-lo no seu.
iPhone Pode Pegar Vírus?
Tecnicamente, sim. Mas as chances de uma infecção são extremamente pequenas, a menos que você tenha desbloqueado seu iPhone. Se você não sabe o que isso significa, não se preocupe: seu iPhone está seguro. De um modo geral, o iPhone é muito seguro. O maior risco é você. Se você cair em um golpe pedindo dinheiro e transferir fundos de sua conta para o golpista, a segurança incorporada ao seu iPhone não será muito útil. É por isso que ainda é recomendada a instalação de um software de segurança ou antivírus que pode avisá-lo sobre mensagens e links perigosos.
Leia Também: iPhone 5: As Melhores Curiosidades do Smartphone da Apple
Leia Também: HomePod 2: Apple Anuncia Novo Alto-Falante Inteligente
Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!
Eu nunca precisei instalar um antivírus, mas sempre tomo cuidado quando estou em algum site e aparece alguns pop-ups suspeitos.
Você recomenda algum, Edu?
Oi Bruno! No meu iPhone não uso antivírus…