MeuDeviceMeuDevice

Edição de texto: conheça 3 ferramentas “escondidas” em seu iPhone ou iPad

Você sabia que há muitos recursos “escondidos” em seu celular ou tablet que podem agilizar suas tarefas no dia a dia? Pois bem, neste post, vamos falar de algumas dessas ferramentas especificamente voltadas à edição de texto que podem ser encontradas em seu iPhone ou iPad.

Lembra daquela época em que, para copiar um texto, a gente precisava tirar uma foto para depois digitar palavra por palavra? Bem… Isso é passado! Agora é possível escanear o conteúdo de uma página inteira apenas com seu iPhone ou iPad, sem precisar baixar nenhum aplicativo e com poucos cliques.

É incrível como a tecnologia avança em uma velocidade em que é difícil acompanhar, não é mesmo?! Existem muitos recursos funcionais que podem facilitar muito a nossa vida, mas a maioria fica em segundo plano.

Seu celular é um dispositivo poderoso e, quando você escolhe focar apenas em suas principais funções, acaba subestimando ferramentas incríveis que estão bem aí, disponíveis gratuitamente na sua mão.

Aprenda a extrair o conteúdo escrito de uma imagem para edição de texto

Passo a passo para extrair texto de imagem.

Um recurso simples e fácil de executar é o scanner que foi adicionado nas últimas atualizações do iOS. Ao abrir a câmera do iPhone ou do iPad e selecionar o formato “Foto“, ao posicionar a lente para um conteúdo com texto, seu dispositivo irá escanear automaticamente os caracteres textuais.

O indicativo de que essa função foi ativada é o símbolo de um scanner no canto inferior direito da tela. Neste momento, podem surgir algumas possibilidades. Caso contenha algum link na imagem focalizada, você terá a opção de abrir a página em seu navegador de internet.

Ao clicar em algum local da tela, você também poderá copiar o texto ou parte dele e colar em um arquivo ou encaminhar para outro aplicativo e realizar as edições como preferir. Isso nos permite trabalhar com imagens e PDFs, por exemplo. Uma mão na roda para editores!

Trabalha com textos? Cuide de sua saúde ocular: Como utilizar a função Screen Distance no iPhone?

Apaguei meu conteúdo, e agora?

Não sei você, mas eu já perdi a conta de quantas vezes me desesperei ao digitar no Bloco de Notas do iPhone, iPad ou em outros apps de escrita no celular e, sem querer, apaguei parte ou até mesmo tudo o que havia digitado ali. Desse susto não morro mais, pois há um comando para consertar esses “vacilos”. Ufa!

E é bem simples, viu?! Basta dar um clique na tela, utilizando três dedos ao mesmo tempo para surgir um bloco de ferramentas logo acima do texto. Ao dar um clique-duplo com os três dedos ao mesmo tempo, a última edição é desfeita.

Como desfazer alguma edição ou recuperar conteúdo apagado.

Demais, né?! Isso salva vidas… Para quem trabalha com redação ou edição textual, principalmente, saber que é possível reverter um erro, de fato, traz alívio. Hoje é possível redigir com muito mais tranquilidade utilizando os dispositivos móveis, sem necessariamente ter que abrir o computador.

Isso acaba trazendo maior flexibilidade e segurança para os escritores e nômades digitais, que agora podem simplesmente tirar o celular do bolso e trabalhar de onde estiverem, como é o meu caso. Não coincidentemente, sou a maior fã dessas funções “escondidas” no iPhone ou no iPad…

Como faço para ler/ouvir um texto enquanto faço outra atividade?

O mundo anda muito acelerado, isso ninguém pode negar. Constantemente me pego dirigindo no trânsito e, ao mesmo tempo, precisando ler alguma mensagem ou conteúdo urgente. Há ainda aqueles momentos em que eu gostaria de otimizar meu tempo, sabe?! Isso também acontece com você?

Por exemplo, quando estou cozinhando ou envolvida em alguma atividade que não me permite ler ao mesmo tempo em que faço outra coisa, gosto da possibilidade de ouvir o conteúdo sem que, para isso, precise parar o que estou fazendo.

A boa notícia é que há uma solução dentro dos ajustes do iPhone ou do iPad capaz de ler, por inteligência artificial, um texto que eu selecionar. Essa é somente uma das funções de acessibilidade que a Apple oferece em seus dispositivos.

Configurações de leitura de conteúdo.

O passo a passo é super simples: acesse Ajustes > Acessibilidade > Conteúdo Falado. Depois disso, escolha as opções de acordo com a sua preferência e faça seu primeiro teste dando a seguinte ordem à Siri:

“Siri, fale a tela” ou “Siri, falar a tela”

Há um passo a passo mais detalhado na página de suporte da própria Apple!

Nesta mesma aba de Acessibilidade e Conteúdo Falado, é possível configurar para que sejam feitas correções enquanto você digita algum texto e, claro, você pode utilizar o botão do Microfone para que o iPhone ou o iPad façam todo o serviço de digitação por você.

Ah, como eu amo toda essa tecnologia Apple! Sério, são tantas as possibilidades que facilitam a vida…

Me diz você, quais funções nos dispositivos iOS te auxiliam mais quando se trata de edição de texto? Deixe o seu comentário logo abaixo! 🍎

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x