MeuDeviceMeuDevice

“For All Mankind”: um raio-x sobre a série do Apple TV+!

Fala fã da maçã! No post de hoje, vamos trazer curiosidades sobre a série “For All Mankind” do Apple TV+. O tema central dessa história é a corrida espacial, uma disputa protagonizada pelos EUA e a União Soviética ao longo da Guerra Fria. Mais do que a briga entre esses gigantes em si, o intuito da série é mostrar como isso influenciou a sociedade civil, uma vez que os países envolvidos tinham visões de mundo diferentes.

De fato, as guerras são meios pelos quais as nações produzem inovações tecnológicas. E essas inovações, quando bem-sucedidas, podem ser usadas em maior escala em outros setores além do militar. O interessante de “For All Mankind” é que a trama não é uma ficção científica pura, até porque muitos acontecimentos históricos são relatados, bem como uma linha do tempo digamos alternativa.

Prova disso é a “Lua Vermelha”, em que um russo pousou no satélite antes dos americanos, que conseguiram a façanha em 1969. Outro evento que estava acontecendo na linha do tempo de “For All Mankind” era a Guerra do Vietnã, que, ao contrário da Guerra Fria, era um conflito entre países alinhados com os EUA e a União Soviética.

No decorrer da trama, questões sociais são abordadas, tendo em vista que, além das guerras, havia movimentos em prol dos direitos das pessoas pouco assistidas. “For All Mankind”, portanto, é mais do que uma série que promove entretenimento, mas uma história que convida as pessoas à reflexão.

“For All Mankind” e sua abordagem sobre as etapas para se tornar astronauta

Outro diferencial de “For All Mankind” é que a série retrata com detalhes as etapas para uma pessoa se tornar astronauta! Um ponto interessante nesse sentido é que os EUA, querendo copiar os russos, implementaram um programa para astronautas do sexo feminino. O intuito era mostrar que mulheres também poderiam pisar na lua, assim como o país do leste europeu já havia feito.

O grau de detalhes e realismo do programa de astronautas é tanto que se torna impossível para o público não se identificar com a profissão! Não no sentido de querer se tornar um, mas sim em relação a valorizar esse profissional, bem como entender as coisas que ele abdica para estar ali.

Quer mais um motivo para assistir “For All Mankind”? A série mostra os Estados Unidos bem diferentes do que se vê agora. Obviamente, muita coisa que existe hoje não existia na época, ou era muito rudimentar, como as TVs em preto e branco. Tenha certeza de que um olhar para o passado nos ajuda muito a entender as circunstâncias do presente!

Uma mulher de destaque em “For All Mankind” é a personagem Margo Madison (imagem acima). Ela é uma engenheira de computação que consegue um feito histórico: ser a primeira mulher a controlar uma missão da NASA. Contudo, a história mostra que ela não foi a primeira, já que Frances Northcutt já havia feito essa façanha. Sempre é bom lembrar que a série apresenta uma linha do tempo alternativa, que nem sempre condiz com a realidade.

O que mais podemos encontrar em “For All Mankind”?

Existem ainda outros elementos que merecem ser destacados em “For All Mankind”. Entraves políticos não faltam na trama, visto que a corrida espacial era uma das principais frentes do confronto entre os EUA capitalista e a URSS socialista.

O fato das mulheres americanas terem ido à lua aumentou o espaço e a voz delas na agência espacial americana, e essa disputa continuaria na segunda temporada, que vai da década de 60 até a de 80. A lua continua sendo um alvo tanto dos americanos quanto dos soviéticos, mas na terceira temporada surge uma vontade de colonizar o planeta Marte!

Essa série do Apple TV+, como vimos, traz uma história bem interessante, capaz de nos fazer refletir sobre vários pontos importantes da vida moderna, com base em experiências em décadas passadas. Vale muito a pena assistir!

E então, o que achou de conhecer os detalhes por trás de “For All Mankind”? Deixe aqui nos comentários a sua opinião sobre a série! 🍎

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x