Tim Sweeney, o opinativo fundador e CEO da Epic Games, fabricante de Fortnite, deu a entender que o jogo pode retornar à plataforma iOS em 2023. Ainda no último dia de 2022, Sweeney postou um tweet que dizia simplesmente: “No próximo ano no iOS!”
Ele então respondeu ao tweet com uma imagem mostrando uma captura de tela ou maquete do jogo, com um jogador (equipado com a skin Jellie, se formos específicos) olhando para o céu e vendo o ano novo soletrado em fogos de artifício.
Existem várias interpretações, é claro, mas a conclusão óbvia e a tirada pela maioria dos comentaristas, é que o Fortnite, banido do iOS após uma disputa legal com a Apple a partir de 2020, retornará à plataforma de alguma forma em 2023. Dada a popularidade do jogo e a magnitude da base de usuários do iPhone, esta é uma notícia potencialmente enorme e de longo alcance.
Mas como isso poderia acontecer? Dado o sangue ruim entre as empresas, parece improvável que a Apple restabeleça a conta de desenvolvedor da Epic e permita que o jogo volte à App Store oficial. No entanto, entende-se que a Apple planeja permitir lojas de aplicativos alternativas no iPhone a partir do lançamento do iOS 17 deste ano, e a Epic adoraria lançar sua própria loja/lançador de aplicativos… receita que faz.
Suspeitamos, lembre-se, que a Apple fará o possível para tornar as lojas de aplicativos alternativas árduas e difíceis de usar. Mas a Epic realmente não tem nada a perder e uma grande quantidade de receita a ganhar.
Paradoxalmente, a presença aparentemente iminente de lojas de aplicativos de terceiros no iOS pode tornar a Apple mais propensa a restabelecer o Fortnite como oficial. Se os proprietários de iPhone vão jogar Fortnite, a empresa pode raciocinar, podemos muito bem ganhar algum dinheiro por isso. Sem falar que um jogo tão grande quanto o Fortnite estar disponível, mas restrito a uma loja de terceiros, pode encorajar mais usuários a se aventurarem fora do jardim murado, o que é o pior resultado no que diz respeito à Apple. Fortnite na loja oficial (que provavelmente continuará sendo o destino de escolha para a grande maioria dos usuários), com honra de alguma forma satisfeita por todos os lados, seria um ganha-ganha para as empresas.
De qualquer forma, se o Fortnite estiver pronto para retornar ao iOS, isso representaria uma conclusão impressionante para uma saga de longa duração e mal-humorada. No início desta década, a Epic foi uma das vozes mais altas reclamando sobre a governança indiscutivelmente monopolista da App Store da Apple, desafiando, entre outras coisas, a legitimidade do corte de receita de 30% de Cupertino e exigindo que os desenvolvedores de aplicativos pudessem usar sistemas de pagamento alternativos que contornassem esse. De fato, o desenvolvedor foi em frente e implementou unilateralmente seu próprio sistema de pagamento, o que violou os termos da loja, levando a Apple a remover o jogo e fechar a conta da Epic.
Na época, muitos observadores ficaram do lado da Apple, argumentando que a Epic havia violado as regras conscientemente para provocar uma reação, e o juiz no processo das empresas apoiou Cupertino em nove de dez acusações. A Apple chamou isso de “vitória retumbante”, enquanto apela contra a conta perdida solitária.
Mas as opiniões mudaram um pouco desde então, com a pressão comercial e política crescendo para a Apple relaxar suas regras. Sistemas alternativos de pagamento começaram a ser permitidos em vários territórios, enquanto o corte de receita caiu para 15% em muitos casos.
Leia Também: iPhone 15: O Que Esperar da Próxima Geração?
Leia Também: Qual o Melhor iPhone Para Jogos Em 2023?
O relatório plausível de lojas de aplicativos alternativas no iOS 17 dá uma ideia de quanto o terreno mudou sob os pés das duas empresas desde que começaram a brigar, e suspeitamos que a Apple adoraria encontrar uma maneira de sair desse conflito enquanto economiza face. Se Sweeney puder passar alguns meses sem twittar nada rude, espere um degelo nas relações no final de 2023.
Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!