
Se você tem algum produto da Apple, certamente já disse o famoso “Hey Siri”, não é mesmo? Bem, a Apple está mudando a forma de interagir com sua assistente de voz para uma revolução baseada em IA. Em breve, o termo será apenas história, mas não precisa entrar em pânico, a empresa não planeja descontinuar a simpática assistente.
Conforme anunciado em alguns rumores, será necessário simplesmente dizer “Siri” para interagir com a assistente. A mudança foi confirmada na WWDC deste ano e acompanhará a atualização para o iOS 17.

De acordo com a própria Apple em seu site: “A Siri pode ser ativada simplesmente dizendo a palavra ‘Siri’. Após a ativação, os usuários podem formular vários comandos seguidos sem precisar reativar o assistente”. Essa mudança provavelmente exigirá várias atualizações, já que a Siri é utilizada em diversos dispositivos.
Mudança do “Hey Siri”
A novidade da Apple não atrapalha os códigos, mas é importante para o assistente. A fórmula “Hey Siri” acompanha a inteligência artificial há anos. De fato, era mais fácil para os assistentes entenderem uma frase-gatilho contendo duas palavras. No entanto, não pense que essa pequena mudança é tão insignificante quanto parece. Mudar para uma única palavra representa uma evolução muito mais significativa.
A Apple não é a primeira a usar sua fórmula mágica. A Amazon permite que seus usuários chamem seu assistente simplesmente usando “Alexa”. Antes de abandonar a Cortana, a Microsoft também fez uma escolha semelhante ao mudar de “Hey Cortana” para apenas “Cortana”.
A forma de interação com a Siri é a mesma desde 2011 e a chegada do iOS 17, em setembro deste ano, trará essa importante evolução para a assistente virtual da Apple. Ainda não foi revelado se teremos novas funções para a assistente, agora que a inteligência artificial está se tornando o centro das discussões no mercado de tecnologia.

O motivo por trás do uso de uma única palavra demonstra o crescimento do assistente de voz. Agora, ele possui um sistema capaz de responder a uma única palavra como comando de ativação. Isso, de certa forma, garante aos usuários um sistema Siri aprimorado.
A decisão da Apple de descontinuar o “Hey Siri” e adotar apenas “Siri” revela o crescimento da assistente virtual. Anteriormente, era mais fácil interagir com a Siri utilizando duas palavras. Agora, o sistema pode ser ativado com apenas uma palavra. Como sempre, a Apple está empenhada em proporcionar a melhor experiência possível aos seus usuários, e essa mudança é apenas um exemplo desse compromisso.
Leia Também: Como reinstalar o macOS (2023)?
Leia Também: iPhone 15: O Que Esperar da Próxima Geração?
A alteração da palavra de ativação de “Hey Siri” para apenas “Siri” tem como objetivo agilizar as respostas da assistente virtual às solicitações. Uma única sílaba pode parecer insignificante, mas ao emitir vários comandos, isso pode fazer diferença. O plano está em andamento desde o ano passado, mas enfrentou desafios de engenharia, uma vez que a Siri precisa saber exatamente quando ser ativada a partir de apenas duas sílabas, considerando a ampla variedade de sotaques e vozes, para evitar ativações acidentais.
Mark Gurman, da Bloomberg, destaca que uma economia de tempo ainda maior poderia ser alcançada ao fazer com que a assistente seja ainda melhor em responder a acompanhamentos sem necessidade de ser “acordada” novamente, algo no qual o Google também está trabalhando.
Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês! 🍎