Com os recentes avanços da tecnologia, a IA generativa se tornou um dos principais focos do momento. Diversas empresas estão investindo pesado nessa área, e às vezes pode parecer que a Apple está ficando para trás no desenvolvimento de algumas novas tecnologias ou sistemas. No entanto, a gigante da tecnologia nos surpreendeu com soluções muito melhores, completas e inovadoras, colocando outras empresas em uma posição que pode levar anos para alcançar.
Recentemente, a Inteligência Artificial vem se desenvolvendo em uma velocidade tão alta que alguns se perguntam por que a Apple não está participando desta corrida, deixando os primeiros lugares para a Microsoft e o Google. Bem, acontece que a Apple está realmente trabalhando em IA generativa. Segundo a Reuters, Tim Cook confirmou que a gigante da tecnologia trabalha em tecnologias de IA há anos.
Apple e a IA Generativa
Recentemente, o analista Ming-Chi Kuo afirmou que a Apple não iria incorporar a tecnologia de IA aos seus produtos no próximo ano. Kuo inclusive declarou que o progresso com IA generativa na Apple estaria “significativamente atrás de seus competidores”. No entanto, não é comum vermos a empresa falando sobre o assunto, ou melhor, não era até agora.
Em uma entrevista, o CEO da Apple compartilhou que o aumento dos gastos com pesquisa e desenvolvimento que a empresa demonstrou no último ano fiscal foi, em parte, impulsionado por seu trabalho em IA generativa. O investimento da Apple em P&D atingiu US$ 22,61 bilhões, superando o do ano anterior em US$ 3,12 bilhões.
A busca por tecnologias inovadoras de IA levou as empresas de tecnologia a investirem mais recursos financeiros. Na entrevista à Reuters, Cook afirmou que a Apple continuará investindo e inovando seus produtos usando tecnologias de IA para “ajudar a enriquecer a vida das pessoas”. Ele também acrescentou: “Obviamente, estamos investindo muito, e isso está refletido nos gastos com P&D que você está observando.”
AppleGPT
Rumores recentes sugeriram que a Apple está trabalhando em sua própria plataforma de IA generativa, semelhante ao ChatGPT da OpenAI. No entanto, ao contrário de um dos chatbots mais populares do momento, essa plataforma estaria destinada apenas ao uso interno da empresa. Além disso, parece que, mesmo que a Apple esteja trabalhando em novas tecnologias de IA, elas não estarão disponíveis para o público tão cedo.
Há alguns dias, após um pedido da Casa Branca, grandes empresas de tecnologia que trabalham na área de IA formaram uma associação com foco em IA chamada Frontier Model Forum. Seu principal objetivo é garantir o desenvolvimento seguro e responsável de modelos de IA de ponta. No entanto, a Apple não faz parte dessa associação, o que indica que seus desenvolvimentos de IA podem ser utilizados apenas para necessidades internas, pelo menos por enquanto.
Apesar de não ter anunciado oficialmente o uso de IA em seus produtos, a Apple já implementou modelos avançados de aprendizado de máquina em sua câmera do iPhone e em seu assistente de voz, Siri. Rumores também sugerem que o iPhone 15 virá com integração de IA no aplicativo iOS Health.
Leia Também:
AirTag 2 pode estar em desenvolvimento pela Apple
iPhone 15 deve ter demanda menor que o iPhone 14
Bom, parece que teremos que esperar para ver o que o futuro reserva dentro do universo da Maçã. No entanto, dado o histórico da Apple de alcançar o inesperado com seus produtos, não seria nenhuma surpresa se a empresa revolucionasse o campo da IA generativa e a forma como nós, como usuários comuns, interagimos com a IA. Continue acompanhando o MeuDevice, pois trazemos diariamente notícias e atualizações sobre o mundo da Maçã, e você não pode perder nada!
Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês! 🍎