
Talvez você ainda não tenha percebido, mas grandes empresas como a Apple conseguiram se tornar o que são hoje porque apostaram na simplicidade. O que isso quer dizer exatamente? Bem, a explicação pode ser encontrada em “Incrivelmente Simples”, uma obra do autor Ken Segall. Ken começou a trabalhar com Steve Jobs em 1997, tornando-se um profissional de extrema relevância para a companhia.
Além disso, o autor de “Incrivelmente Simples” criou uma campanha de grande sucesso para a empresa: “Think Different” (“Pense Diferente” em português). E para completar, Ken Segall foi a mente por trás do nome “iMac”. Ou seja, o cara não é qualquer um, né?
Seu livro faz uma análise profunda dos fatores que levaram a Apple a alcançar um sucesso tão estrondoso, especialmente graças ao seu fundador. Segundo Segall, a simplicidade foi um dos fatores mais importantes nesse sentido, aliada ao carisma de Steve e seu estilo arrojado.
Os produtos da Apple eram e continuam sendo impressionantes, embora os consumidores possam encontrar certa dificuldade em utilizar ou compreender certas funcionalidades. Mesmo assim, eles foram projetados com foco no usuário, baseando-se em necessidades que muitas vezes o próprio usuário sequer sabia que tinha ou teria no futuro.

Os 10 princípios de “Incrivelmente Simples”
Pensar diferente e pensar simples andam de mãos dadas. Nesse sentido, o autor de “Incrivelmente simples” cita em seu livro 10 princípios praticados pela Apple. Confira a seguir!
1. Pense direto
Ser simples e direto não permite rodeios. Assim, é possível otimizar o tempo e evitar trabalhos desnecessários.
2. Pense com grupos pequenos
Quanto menos pessoas pensando, melhor. Contudo, é importante que esses membros tenham talento e potencial real para trazer ou aprimorar uma ideia, bem como focar em detalhes.
3. Pense com mínimo de opções
“Incrivelmente Simples” aponta que, ao ter muitas opções na mesa, a tendência é haver mais confusão do que organização. Isso se refletiu, por exemplo, quando a Apple passou 12 anos sem Steve Jobs e quase faliu, justamente por oferecer ao público muitos produtos sem uma preocupação real em satisfazê-lo e atender suas necessidades.
Curiosamente, esse princípio também se aplica em restaurantes, onde a sobrecarga de opções no cardápio pode dificultar a escolha do cliente. Destacar as melhores opções pode ser mais eficaz!
4. Pense em movimento
Planejar algo e ter o tempo para executá-lo são fundamentais. Assim, você está sempre em movimento, com objetivos e metas realistas.
5. Pense icônico
Para o autor de “Incrivelmente Simples”, pensar icônico é tornar uma ideia concreta. Na prática, isso significa expressar um pensamento em uma imagem, proporcionando maior clareza e entendimento sobre o produto e a empresa ao público.
6. Pense em uma frase
Por mais que uma ideia seja impactante e disruptiva, é preciso resumi-la em uma frase. As palavras têm o poder de comunicar e chamar a atenção das pessoas, instigando o desejo de conhecer mais sobre o produto e se tornar um consumidor fiel.
7. Pense informal
Em um primeiro momento, pensar informal parece algo um tanto abstrato, não é mesmo? Pode até ser, mas pensar informalmente significa se desprender de hierarquias empresariais e formalidades que mais atrapalham do que ajudam uma ideia a progredir.

8. Pense humano
O ser humano, na visão do autor de “Incrivelmente Simples”, tem uma afinidade natural com a simplicidade. Portanto, mesmo que uma ideia seja revolucionária, sua essência deve ser passada de forma objetiva e fácil de entender, alinhando-se com o princípio de pensar direto. Isso se aplica tanto ao grupo de trabalho quanto às pessoas que podem ser usuárias de um produto específico.
9. Pense cético
Algumas objeções são comuns de acontecerem. Apesar disso, é preciso estar sempre disposto a superar dificuldades, acreditando que a ideia terá sucesso em algum momento.
10. Pense em estado de guerra
Este último princípio de “Incrivelmente Simples” pode ser visto quando Steve Jobs retornou para a Apple, em 1997. Na ocasião, a empresa estava à beira da falência, perdendo competitividade com a Microsoft e com um portfólio de produtos que pouco agradava às pessoas.
Pode-se dizer que esse era um estado de guerra vivido pela Apple. Steve enxugou a empresa e focou no que as pessoas precisavam, resultando no lançamento do iPad, iPod, iPhone e vários outros produtos que transformaram a companhia em uma das maiores gigantes tecnológicas da história!
Você já leu ou pretende ler “Incrivelmente Simples”? Deixe sua opinião sobre o livro nos comentários! 🍎