MeuDeviceMeuDevice

Inteligência Artificial faz Apple gastar milhões

É  inegável que estamos vivendo na era da Inteligência Artificial, não é mesmo? Nos últimos meses estamos vendo a tecnologia evoluindo com uma rapidez enorme e muito em breve poderemos vê-la alcançando um novo patamar. A Apple não está poupando esforços para se tornar uma das primeiras empresas na área de IA, mesmo que isso signifique gastar muito.

Embora a mania do ChatGPT tenha tomado conta da web nos últimos meses, a Apple permaneceu mais do que discreta sobre o assunto. A empresa de Cupertino não desenvolveu uma ferramenta utilizando a solução OpenAI e até parece estar atrás da Microsoft e do Google.

Inteligência Artificial na Apple

O último relatório do “The Information” é muito claro sobre as intenções e motivos da Apple. A empresa de Cupertino trabalha com IA e gasta vários milhões de dólares todos os dias nesta área. Ciente das questões por trás do desenvolvimento de um modelo de linguagem, a Apple quer acelerar o seu desenvolvimento tanto quanto possível. Internamente este grupo de pesquisa estaria sob a direção de John Giannandrea.

Contratado em 2018 para melhorar o desempenho da Siri, Giannandrea teria algumas dúvidas sobre os sistemas de linguagem atuais, em especial o ChatGPT. Para ele é melhor focar na Siri e na automação de tarefas.

Além das equipes Giannandrea, formadas em sua maioria por ex-Googlers, outros grupos externos trabalham para a Apple. Segundo o The Information, uma equipa está focada no desenvolvimento de um gerador de imagens, outra está a trabalhar ao seu lado na integração de um chatbot inteligente para AppleCare.

Inteligência Artificial faz a Apple gastar milhões

Modelo de linguagem próprio

Com o Ajax GPT , a Apple teria desenvolvido seu próprio modelo de linguagem. A Informação informa que este novo LLM teria mais de 200 bilhões de parâmetros. Se esta informação fosse confirmada, então o Ajax seria mais poderoso que o ChatGPT 3.5 (a versão para consumidor utilizável online hoje).

Mas de acordo com relatórios mais antigos da Bloomberg, esta inteligência artificial foi desenvolvida com o “simples” propósito de ajudar as equipes internamente. Os dirigentes da Apple não desejam ver este modelo de linguagem partilhado com o público em geral, pelo menos não por enquanto.

Em vez disso, a Apple depende muito da Siri. A assistente de voz do iPhone não é tão bom quanto seus rivais Google e Alexa na Amazon, mas pode alcançá-lo rapidamente. A Apple planeja desenvolver uma versão completamente nova do Siri. Será apresentado ao público em geral no próximo mês de junho, com iOS 18.

Leia Também:
App “coach de saúde” com inteligência artificial pode estar sendo desenvolvido pela Apple
A Siri poderá ler lábios?

A marca da maçã teria planejado rever a forma como a Siri interage com os usuários. As habilidades de aprendizagem de hábitos devem ser melhoradas, enquanto a Siri deve ser capaz de fazer mais coisas com um simples pedido. Em particular, seria possível pedir à Siri para tirar uma foto ou alterar uma configuração do telefone sem tocá-lo.

Uma verdadeira grande inovação que verá a luz do dia no próximo ano. Até lá, outros relatórios deverão ser publicados sobre o progresso do Ajax e do Siri. A Apple, por sua vez, continua gastando muito para ter o modelo de IA mais avançado do mundo. Os consumidores aguardam, perplexos, os resultados concretos de tanta I&D.

Até que a Inteligência Artificial chegue de fato à Apple, muitas notícias, vazamentos e especulações circularão. Portanto, não deixe de acompanhar o MeuDevice, pois diariamente estamos trazendo as últimas atualizações sobre o universo da Maçã e você não pode ficar por fora de nada! Não esquece de compartilhar este post com seus amigos!

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês! 

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Anterior
Novidade Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

15
0
Que tal deixar um comentário?x