
Depois de anunciar sua grande atualização anual do sistema operacional em sua palestra na WWDC em 6 de junho de 2022 e após meses de testes beta, a Apple disponibilizou o iOS 16 para ser instalado em iPhones em 12 de setembro de 2022, seguido pelo iPadOS 16.1 em 24 de outubro. Embora toneladas de novos recursos tenham chegado em setembro e ainda mais nos meses seguintes, ainda há mais por vir, pois a Apple continua trabalhando no iOS 16.
Neste post, contaremos tudo o que você precisa saber sobre o iOS 16 e como isso afetará sua experiência no iPhone e iPad caso ainda não o tenha atualizado, incluindo novos recursos, alterações de design e detalhes de quaisquer problemas e falhas. as pessoas estão se deparando com o novo software.

Versão mais recente
A Apple lançou o iOS 16.4.1 em 7 de abril, trazendo uma série de correções de bugs e segurança, incluindo:
- Emoji de apertar as mãos não mostra variações de tom de pele.
- A Siri não responde em alguns casos.
- Correções para duas falhas de segurança que permitiam a execução de código arbitrário.
- Espera-se que a atualização 16.4.1 corrija o problema do aplicativo Weather.
O iOS 16.4 chegou em 27 de março e incluía o seguinte:
- Suporte para Apple Music Classical: o Apple Music Classical agora está disponível como um aplicativo (que pode ser baixado da App Store). Você precisará de uma assinatura do Apple Music para usá-lo.
- Atualização inicial: uma atualização de arquitetura doméstica chegou brevemente no iOS 16.2 antes que a Apple a removesse após problemas de compartilhamento. A funcionalidade está de volta no iOS 16.4 e deve tornar a arquitetura do Home “mais rápida e confiável”.
- Novos emojis: o iOS 16.4 traz vários novos emojis, incluindo um rosto trêmulo (para indicar “não”), mão esquerda e direita empurrando, vários novos animais (alce, ganso, água-viva), alimentos extras, novos instrumentos musicais e novas cores de coração.
- Suporte para notificações push da Web: os aplicativos da Web salvos na tela inicial poderão receber atualizações ao vivo (se os usuários concederem permissão).
- Alterações para testadores beta: os testadores podem acessar Configurações > Geral > Atualizações de software e escolher se não haverá atualizações beta, atualizações beta do desenvolvedor (se aplicável) ou atualizações beta públicas. Além disso, para evitar que os testadores carreguem versões beta por meio de sites e perfis de terceiros, a Apple exigirá um ID Apple registrado no programa beta. Pode ser um segundo ID Apple usado apenas para acesso beta.
- Atualização para o aplicativo Podcasts: uma fila Up Next aprimorada e recursos como filtragem de episódios e a capacidade de navegar por temporada.
- 5G: suporte autônomo para usuários da T-Mobile dos EUA para permitir velocidades mais rápidas sempre que possível.
- Widgets: Novo widget Wallet para rastrear facilmente os pedidos.
- Animação de virada de página de livros: o canto da página se dobra para representar a virada de página – esse é um recurso que foi removido do Apple Books no iOS 16.
- Suporte Mastadon: Você poderá ver visualizações automáticas de links Mastadon em Mensagens.
- Atualizações e correções de segurança: o iOS 16.4 inclui mais de 30 atualizações de segurança.
Antes do iOS 16.4, o iOS 16.3.1 chegou em 13 de fevereiro e trouxe correções de bugs e atualizações críticas de segurança. A atualização também melhora a detecção de falhas no iPhone 14, as solicitações da Siri para Find My e as configurações do iCloud. (Há também uma atualização do iPadOS 16.3.1 para iPads).
O iOS 16.3 chegou em 23 de janeiro de 2023. Seus recursos notáveis incluem suporte para chaves de segurança para IDs da Apple e a expansão da Proteção Avançada de Dados para usuários fora dos EUA. Ele também adiciona suporte para o novo HomePod de 2ª geração. Ele também incluiu correções de bugs e atualizações de segurança.
iOS 16.3 incluído:
- Chamadas SOS de emergência agora exigem segurar o botão lateral com o botão de volume para cima ou para baixo e soltá-lo para evitar chamadas de emergência inadvertidas
- Corrige um problema no Freeform em que alguns traços de desenho criados com o Apple Pencil ou seu dedo podem não aparecer em quadros compartilhados
- Resolve um problema em que o papel de parede pode aparecer preto na tela de bloqueio
- Corrige um problema em que o widget Home Lock Screen não exibe com precisão o status do aplicativo Home
- Resolve um problema em que a Siri pode não responder adequadamente às solicitações de música
- Resolve problemas em que as solicitações da Siri no CarPlay podem não ser entendidas corretamente
- Resolve um problema em que o papel de parede pode aparecer preto na tela de bloqueio
- Corrige um problema em que o widget Home Lock Screen não exibe com precisão o status do aplicativo Home
- Resolve um problema em que a Siri pode não responder adequadamente às solicitações de música
- Resolve problemas em que as solicitações da Siri no CarPlay podem não ser entendidas corretamente
- Correções de segurança, incluindo um grave bug do Kernel que pode permitir que um aplicativo “execute código arbitrário com privilégios do kernel” e uma falha de tempo de tela
- Suporte para HomePod (2ª geração) .
- Face preta do Apple Watch Unity.
- Proteção Avançada de Dados para todos os usuários em todo o mundo, mesmo que as notas de versão não o mencionem.
- Chaves físicas de segurança para Apple ID: você poderá proteger seu Apple ID com uma chave física certificada pela FIDO e substituirá a autenticação de dois fatores para logins Apple ID

O iOS 16.2 chegou em 13 de dezembro. Junto com a atualização temporária do Home, o iOS 16.2 trouxe um novo recurso de karaokê para o Apple Music, melhorou a exibição sempre ativa no iPhone 14 Pro e introduziu o aplicativo Freeform.
iOS 16.2 incluído:
- Apple Music Sing: uma nova experiência de karaokê incorporada ao Apple Music. Leia mais sobre o Apple Music Sing .
- O novo aplicativo de quadro branco digital Freeform: permitirá que os usuários colaborem com amigos, familiares e colegas de trabalho em um quadro branco digital, compartilhando esboços, anotações, arquivos, links da Web, documentos, fotos, vídeo e áudio.
- Novas opções de exibição sempre ativa para o iPhone 14 Pro: duas novas opções estão disponíveis em Configurações > Tela e brilho > Tela sempre ativa. Um pode desativar o papel de parede quando a exibição sempre ativa estiver ativa, o outro desativa as notificações. Você também pode ver dados do widget de sono, dados do widget de medicamentos, placares ao vivo de seus times favoritos na tela de bloqueio e no Dynamic Island (somente iPhone 14 Pro e Pro Max)
- Uma grande mudança no layout da tela inicial graças a um novo Modo de Acessibilidade Personalizado: Isso fornecerá uma experiência mais simplificada do iPhone com recursos personalizáveis para usuários com necessidades de acessibilidade.
- O Game Center ganhou suporte para o SharePlay para jogar direto em uma chamada do FaceTime.
- Proteção avançada de dados para iCloud: backup, notas e fotos do iCloud e muito mais são protegidos usando criptografia de ponta a ponta. Você também pode desativar a configuração Ocultar endereço IP para permitir que os usuários do iCloud Private Relay desativem temporariamente o serviço para um site específico no Safari.
- Cursores de participante em notas para que você veja indicadores ao vivo enquanto outros fazem atualizações em uma nota compartilhada.
- As notificações mais antigas são visíveis por padrão: em vez de ter que deslizar para cima para ver as notificações antigas.
- Atualizações de atividades ao vivo mais frequentes.
- Pesquisa aprimorada em Mensagens – encontre fotos com base em seu conteúdo, como cachorro, carro, pessoa ou texto.
- Otimizações de detecção de falhas (iPhone 14 e iPhone 14 Pro)
- Limite AirDrop de 10 minutos : o iOS 16.2 limita a configuração “todos” para permissões AirDrop a 10 minutos por vez.
- No dia do lançamento do iOS 16.2, o Satellite SOS chegou ao Reino Unido e a outros locais.
Os usuários do iPadOS também obtêm suporte para exibição externa do Stage Manager no iPadOS 16.2. O suporte de exibição externa para iPads com chip M1 ou M2 permitirá que os usuários do iPad conectem seu tablet a uma tela secundária usando o Stage Manager.
Antes do iOS 16.2, a Apple lançou o iOS 16.1.2 , esta atualização incluiu detecção de travamento aprimorada, atualizações de operadora e atualizações de segurança. Ele foi lançado em 30 de novembro. O iOS 16.1.1 incluía correções de bugs e atualizações de segurança. Cerca de um mês após a chegada do iOS 16.0, o iOS 16.1 ficou disponível para download em 24 de outubro. O iOS 16.1 inclui vários novos recursos e correções.
O iOS 16.0.3 chegou em 11 de outubro. A atualização anterior do iOS 16 veio em 22 de setembro. O iOS 16.0.2 incluiu uma correção para um problema de trepidação da câmera que os usuários do iPhone 14 Pro e Pro Max estavam enfrentando, e o iOS 16.0.1 resolveu um problema com ativação e migração durante a configuração.

Data de lançamento da próxima atualização do iOS
A Apple lançou o iOS 16.4 em 27 de março de 2023. A Apple lançou o primeiro beta do iOS 16.5 , com a versão final provavelmente chegando aos iPhones em maio, mas não esperamos muito em termos de novos recursos. É provável que a Apple comece a focar no desenvolvimento do iOS 17.
iOS 16: última versão beta
Agora que a Apple lançou o iOS 16.4 para iPhones, a Apple começou a trabalhar no iOS 16.5. Até agora, temos cabeça sobre um novo recurso de esportes ‘multivisualização’ para o aplicativo de TV.
Se quiser testar a versão beta, você pode se registrar no programa de software beta da Apple .
Leia Também: Como reinstalar o macOS (2023)?
Leia Também: iPhone 15: O Que Esperar da Próxima Geração?
Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!