A União Europeia está implementando a Lei Regulatória de Mercados Digitais, que impõe obrigações à Apple para fazer adaptações em seus aparelhos e sistemas, a fim de continuar a comercialização de seus produtos no mercado europeu. Por conta disso, a Apple deverá, além de fazer a substituição da porta Lightning pela conexão USB-C em dispositivos futuros, acabar com a exclusividade de instalação de aplicativos pela App Store em breve.
De acordo com o TechCrunch, isso indica que a Apple deverá permitir o download de aplicativos por caminhos alternativos, prática conhecida como sideload, a partir do lançamento do iOS 17, previsto para a Worldwide Developers Conference (WWDC) de 2023, que ocorrerá entre os dias 5 e 9 de junho. Essa mudança é uma resposta à exigência da Lei de Mercados Digitais da União Europeia, que determina que os sistemas operacionais ofereçam alternativas para a instalação de aplicativos, incluindo fontes de terceiros.
Vale destacar que essa lei foi proposta com o objetivo de garantir maior competitividade entre os players do mercado digital e evitar abusos de poder por parte de grandes empresas, especialmente as chamadas Big Techs. As obrigações impostas pela lei abrangem diversos aspectos, como portabilidade, acessibilidade, proteção de dados, entre outros.
A Lei de Mercados Digitais da União Europeia entrou em vigor em 1º de novembro de 2022 e, em grande parte, será aplicável a partir de 2 de maio de 2023. Por sua vez, as empresas abrangidas pela lei terão até março de 2024 para cumprir todas as exigências estabelecidas. Portanto, a Apple está sob pressão para apresentar alternativas à App Store em um futuro próximo, em conformidade com o calendário estabelecido pela lei.
Atualmente, a Apple permite apenas o download de aplicativos pela App Store
Até o momento, a Apple permite apenas o download de aplicativos pela App Store e impede a instalação de arquivos externos, a menos que o usuário faça um processo chamado jailbreak, o que é arriscado, visto que pode resultar na perda da garantia dos dispositivos iOS. Por outro lado, os usuários do sistema Android têm a opção de utilizar agregadores alternativos de aplicativos ou baixar arquivos APK para instalação em seus dispositivos.
A Apple tem defendido há muito tempo a instalação de aplicativos exclusivamente pela App Store como forma de garantir a segurança dos dispositivos e a proteção da privacidade dos usuários. O CEO da empresa, Tim Cook, afirmou em abril do ano passado que permitir o sideload no iOS teria “consequências profundas”.
Leia também: Navegador Opera agora oferece VPN gratuita para usuários de iOS
Leia também: Falha de segurança no iPhone foi explorada em operações de espionagem
Ainda assim, o fato é que as mudanças exigidas pela Lei de Mercados Digitais da União Europeia estão pressionando a empresa a rever sua política e buscar alternativas para cumprir as obrigações regulatórias impostas.
Você acredita que permitir outros meios além da App Store para baixar aplicativos no iOS é uma medida positiva para os usuários? Deixe o seu comentário! 🍎
Eu gosto muito da segurança q a Apple Store me transmite.
Interessante