MeuDeviceMeuDevice

iOS 17 modifica botão de encerrar chamada e gera polêmica entre usuários

O cenário tecnológico está sempre em evolução, e a mais recente versão do sistema operacional móvel da Apple não passou despercebida pelos olhos atentos dos entusiastas de dispositivos da marca. Lançado durante a Conferência Mundial de Desenvolvedores (WWDC) em junho deste ano, o iOS 17 trouxe consigo uma série de mudanças que merecem uma análise mais aprofundada. No entanto, uma dessas mudanças está relacionada ao botão de encerrar chamada e tem causado um certo “alvoroço” entre os usuários do smartphone da Maçã.

Na verdade, a modificação como um todo abrange e diz respeito ao layout e às funcionalidades do aplicativo responsável pelas ligações, assim como a experiência de chamadas telefônicas no novo sistema operacional. A gigante de Cupertino reimaginou completamente o modo como os usuários interagem com suas chamadas telefônicas, introduzindo recursos interessantes, como Contact Posters, Live Voicemails e FaceTime Voicemails.

A “grande mudança” no botão de encerrar chamada do iOS 17

Numa explicação básica, o grande “problema” nisso tudo é que no iOS 16 e versões anteriores, o botão “Encerrar”, usado para finalizar uma chamada, estava convenientemente localizado na parte inferior da interface, cercado por outros botões de controle. Por outro lado, agora com o iOS 17, a Apple optou por uma abordagem de design diferenciada, realocando esses botões de controle para o terço inferior da tela.

Nas versões anteriores ao iOS 16, o botão para encerrar uma chamada no iPhone estava posicionado na parte inferior da interface. (Imagem: 9to5Mac)

Na prática, essa reorganização resultou na mudança de posição do botão de encerrar chamada, que agora se encontra discretamente no canto inferior direito da interface de chamada. A motivação por trás dessa mudança, segundo a própria empresa, é a introdução do recurso Contact Posters. Esse novo recurso permite que os usuários visualizem imagens em tela cheia da pessoa com quem estão conversando durante uma chamada telefônica.

O botão agora está localizado no canto inferior direito da tela. (Imagem: 9to5Mac)

Para acomodar os recursos visualmente e promover uma experiência mais “imersiva”, a Apple se viu obrigada a redesenhar a interface de chamada, movendo os botões de controle para o novo posicionamento. Isso significa que o botão de encerrar agora compartilha espaço com outros botões de controle, como aqueles relacionados ao áudio, FaceTime, mudo, adicionar chamadas e teclado numérico.

Novo botão de encerrar chamada tem gerado grande controvérsia entre usuários do smartphone da Apple

Como praticamente tudo no mundo da Maçã vira polêmica, a mudança no posicionamento do botão de encerrar chamada também não passou despercebida, e as redes sociais logo se encheram de discussões sobre essa alteração. Desde o seu lançamento na WWDC, diversos veículos de mídia, incluindo gigantes do meio da comunicação como a CNBC e a Associated Press, reportaram a mudança e suas implicações.

De certo modo, é possível dizer que a diversidade de opiniões em relação a essa alteração é, no mínimo, muito interessante. Isso porque, enquanto alguns usuários expressaram preocupações, outros estão ansiosos para experimentar o recurso Contact Posters em primeira mão e avaliar como ele se encaixa em suas rotinas de comunicação.

Leia Também:
Como bloquear um contato no WhatsApp pelo iPhone?
iPhone sem carregador: entenda uma das mais polêmicas decisões da Apple

De qualquer maneira, o fato é que, em última análise, essa mudança no posicionamento do botão de encerrar chamada é apenas um exemplo das muitas atualizações que compõem o ecossistema atualizado da Apple, o tão aguardado iOS 17. Obviamente, a resposta dos usuários ao longo do tempo oferecerá uma visão mais completa sobre o impacto dessa mudança na usabilidade e na experiência geral do usuário. Só nos resta esperar!

O que você acha da realocação do botão de encerrar chamada para o canto inferior direito? Compartilhe o seu comentário com a gente! 🍎

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x