
Anunciado na WWDC deste ano, o iOS 17 é o novo sistema operacional desenvolvido pela Apple para iPhones. Embora a Maçã esteja, sem dúvida, guardando alguns petiscos na manga para o lançamento mais próximo, ela compartilhou uma quantidade significativa de novas informações em 5 de junho. Isso inclui a confirmação do nome, bem como novos recursos importantes, como StandBy e Check-in. Além disso, o iOS 17 foi disponibilizado para desenvolvedores e adotantes iniciais por meio de um formulário beta.
É esperado que o iOS 17 seja lançado por volta de meados de setembro, coincidindo com o esperado lançamento do iPhone 15. Antes disso, a Apple oficialmente revelou o sistema operacional no dia 5 de junho, durante sua conferência anual de desenvolvedores, a WWDC 2023. Logo após a WWDC, a Apple lançou uma página de inscrição para desenvolvedores e adotantes iniciais interessados em obter acesso às compilações de visualização do desenvolvedor do iOS 17. Desde então, diversos betas públicos foram lançados.
O mais recente deles, no momento em que escrevo, é o iOS 17 público beta 3, que trouxe alterações na gravação que as pessoas ouvem ao acessar o Live Voicemail, bem como modificações em alguns gráficos e animações de vários aplicativos, além de incluir outros pequenos ajustes.

Compatibilidade do iOS 17
Uma fonte do MacRumors “com histórico comprovado” afirmou (antes da WWDC) que o iOS 17 não ofereceria mais suporte para os modelos de iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X, e o triste fato é que o corte parece ter se mantido firme, agora que o lançamento é oficial. Com os iPhones lançados em 2017 ficando de fora da lista de dispositivos compatíveis, a Apple abandonou o suporte para quase todos os dispositivos que utilizam o chip A11 Bionic.
A Apple costuma deixar de oferecer suporte para dispositivos mais antigos a cada nova edição do iOS e iPadOS. Por exemplo, modelos como o iPhone 6s, iPhone 7 e iPad Air 2 foram deixados para trás no iOS 16 e iPadOS 16. Agora, considerando que o iPhone X e iPhone 8 já têm cinco anos de lançamento, o corte era esperado.
De acordo com a lista oficial da Apple, esses são os iPhones compatíveis com o iOS 17:
- iPhone 14
- iPhone 14 Plus
- iPhone 14 Pro
- iPhone 14 Pro Max
- iPhone 13
- iPhone 13mini
- iPhone 13 Pro
- iPhone 13 Pro Max
- iPhone 12
- iPhone 12mini
- iPhone 12 Pro
- iPhone 12 Pro Max
- iPhone 11
- iPhone 11 Pro
- iPhone 11 Pro Max
- iPhone XS
- iPhone X S Max
- iPhone XR
- iPhone SE (2ª geração ou posterior)

Novidades
A estreia do iOS 17 na WWDC 2023 proporcionou uma visão aprofundada de vários recursos que estão por vir no próximo grande lançamento de software para o iPhone. E há mais novidades do que o esperado. Por tudo o que já sabemos, ainda persistem algumas dúvidas sobre aspectos visuais e funcionais do iOS 17 que a Apple ainda não esclareceu. Um usuário do Weibo sugeriu uma série de mudanças para a tela de bloqueio do iPhone, Centro de Controle, Biblioteca de Aplicativos e Apple Music.
Especificamente, o usuário do Weibo em questão mencionou que o iOS 17 permitirá personalizar o tamanho da fonte na tela de bloqueio e compartilhar designs personalizados com outros usuários do iPhone. Pode ser que, após a WWDC, essa referência esteja relacionada inadvertidamente aos cartões de contato, mas o recurso de compartilhamento de tela de bloqueio pode permanecer como uma possibilidade.
Leia Também:
Tela de bloqueio do iOS 17 pode trazer função “smart display”
iOS 17 Pode ser a melhor atualização da Apple em anos
Quanto ao Centro de Controle, é esperado que o iOS 17 traga mudanças substanciais na interface da página de atalhos, e também introduza categorias personalizadas e outros recursos organizacionais à Biblioteca de Aplicativos do iPhone. As melhorias no Apple Music com o iOS 17 incluiriam a capacidade de visualizar letras de músicas diretamente na tela de bloqueio do telefone. Além disso, a Apple pretende enfatizar a redução da quantidade de texto no aplicativo Apple Music, optando por elementos visuais como imagens e gráficos.
Mark Gurman, da Bloomberg, afirmou em um boletim informativo que há a expectativa de que o iOS 17 incorpore a possibilidade de sideload de aplicativos. Essa mudança viria como resultado dos regulamentos da UE adotados em 2022, com um prazo de conformidade para empresas de tecnologia até março de 2024. Em resumo, esses regulamentos exigem que plataformas como a Apple permitam a instalação de aplicativos de terceiros e sites. Assim como a adoção do USB-C, a Apple não teria escolha a não ser implementar essa mudança, embora o sideload de aplicativos no iPhone possa ser aplicado apenas na Europa.

De acordo com o analista 941, as inovações em desenvolvimento incluem:
- Configurações adicionais para o Always-On Display do iPhone 14 Pro (possivelmente relacionado ao StandBy, anunciado na WWDC);
- Filtros extras para modos de foco;
- “Alterações e opções adicionais” para a gestão de notificações;
- Modo de acessibilidade personalizado;
- “Melhorias” da Car Key e “mais implementações de carros no aplicativo Wallet”;
- Alterações na interface do usuário do aplicativo Health, incluindo modificações na interface “Favoritos”;
- Recursos “altamente aprimorados” para Pesquisa e Spotlight (confirmados na WWDC);
- Uma ampla gama de API’s e frameworks do ARKit;
- Expansão das funcionalidades da Ilha Dinâmica;
- Mudanças no aplicativo da câmera; inicialmente planejadas para o lançamento do iPhone 14 Pro, essas mudanças podem ser implementadas apenas no sistema operacional do iPhone 15, em vez de todos os dispositivos com iOS 17;
- “Widgets ativos” que trarão “botões de um toque, controles deslizantes e outras interações” para aprimorar a dinâmica dos widgets (confirmado na WWDC).
Leia Também:
Sideload no iOS 17 pode sair caro
Botão de ação do iPhone 15 Pro: código do iOS 17 sugere possíveis opções
O analista 941 também sugere que o iOS 17 poderá transferir a interface do Siri, que atualmente ocupa a parte inferior da tela do iPhone, para a Ilha Dinâmica em dispositivos compatíveis. Atualmente, quando ativada por meio do botão ou do comando “Hey Siri”, a assistente virtual aparece como uma esfera animada, com as respostas exibidas na parte superior da tela do iPhone e o conteúdo de fundo embaçado. Presumivelmente, mover a interface do Siri para a Ilha Dinâmica faria com que a assistente de voz parecesse menos intrusiva.
Continue nos acompanhando aqui no MeuDevice, pois sempre postamos novidades sobre o universo da Maçã.
Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês! 🍎