A cada ano, a Apple lança uma grande atualização para o iOS, o sistema operacional do seu iPhone. A versão atual, lançada no ano passado, é o iOS 16 , e não é preciso ser um gênio para prever que 2023 verá o lançamento do iOS 17. Esta atualização de software gratuita trará uma série de ajustes de interface, correções de bugs e novos recursos. . É como adquirir um novo iPhone sem pagar um centavo.
Neste post te contaremos tudo o que você precisa saber sobre o iOS 17.
Data de lançamento do iOS 17: Quando chegará o iOS 17?
O iOS 17 será anunciado e demonstrado na WWDC 2023 em 5 de junho e, em seguida, lançado para iPhones em todo o mundo no outono de 2023, quase certamente em meados de setembro. (A última vez que uma atualização do iOS foi lançada fora de setembro foi o iOS 5 em outubro de 2011.) É provável que siga de perto o evento de lançamento do iPhone 15. Houve um intervalo de cinco dias entre a atualização do iPhone 14 e do iOS 16 em 2022 e seis dias em 2021. Nos últimos anos, o lançamento da nova versão do iOS tem sido bastante consistente:
- iOS 16: segunda-feira, 12 de setembro de 2022
- iOS 15: segunda-feira, 20 de setembro de 2021
- iOS 14: quarta-feira, 16 de setembro de 2020
- iOS 13: quinta-feira, 19 de setembro de 2019
- iOS 12: segunda-feira, 17 de setembro de 2018
Antes que isso aconteça, uma série de versões beta do iOS 17 será lançada para testadores, começando com a primeira versão beta do desenvolvedor provavelmente lançada no primeiro dia da WWDC 2023. Aqui está nosso cronograma esperado:
- Início a meados de junho de 2023: o iOS 17 é anunciado na WWDC e o primeiro beta para desenvolvedores é lançado.
- Julho de 2023: a Apple lança a primeira versão beta pública do iOS 17.
- Junho a setembro de 2023: a Apple lança uma série de desenvolvedores adicionais e betas públicos.
- Início de setembro de 2023: o iPhone 15 é anunciado.
- Meados de setembro de 2023: a versão pública final do iOS 17 é lançada.
Compatibilidade com iOS 17: Quais iPhones poderão rodar o iOS 17?
Nosso melhor palpite é que o iPhone XS e posteriores serão capazes de rodar o iOS 17. O iPhone 8 e 8 Plus, e o iPhone X lançado no mesmo ano, estão todos no limite. Eles podem ficar de fora ou podem conseguir mais um ano de suporte de software.
A Apple, infelizmente, não segue um sistema estrito em que os iPhones perdem o suporte após um determinado número de anos. Em alguns anos, a Apple não remove nenhum dispositivo da lista de dispositivos suportados; no ano passado, ao contrário, removeu as gerações 6 e 7 de uma só vez. (Os otimistas podem esperar que este ano excepcionalmente difícil seja seguido por um mais brando.) No entanto, se você possui um iPhone 7, iPhone SE de 1ª geração ou qualquer coisa anterior a esses dispositivos, definitivamente não será capaz para instalar o iOS 17, pois eles não são compatíveis com o iOS 16.
- iPhone 7, iPhone SE (2016) e anterior: não compatível
- iPhone 8, iPhone 8 Plus: possivelmente compatível
- iPhone X: Possivelmente compatível
- iPhone XS, XS Max, XR: Provavelmente compatível
- iPhone 11 e posterior: definitivamente compatível
Em abril, houve relatos conflitantes de compatibilidade . No Twitter, Fame_Monsters relatou que o iPhone 8/8 Plus e o iPhone X perderiam o suporte quando o iOS 17 chegasse, mas Anonymous AS nos fóruns Macrumors afirmou que o boato era “simplesmente incorreto” e o iOS 17 suportaria os mesmos telefones do iOS 16.
Mesmo que o dispositivo escolhido receba mais um ano de suporte de software, vale a pena notar que os iPhones mais antigos podem não obter toda a gama de novos recursos. No ano passado, por exemplo, o iPhone 8 e o iPhone X perderam um monte de coisas legais devido ao seu processador mais antigo.
iOS 17: Como instalar a versão beta e completa
Assim que a versão final for lançada, a instalação do iOS 17 será muito fácil. Abra o aplicativo Ajustes no seu iPhone e vá em Geral > Atualização de Software ; O iOS verificará se há atualizações disponíveis e orientará você no processo de instalação. E é ainda mais fácil se você ativou as Atualizações Automáticas, o que pode ser feito na mesma tela.
Mas você também pode instalar betas até o lançamento principal do iOS 17 e até o ano seguinte ao seu lançamento. Existem dois tipos: betas de desenvolvedor, que chegam primeiro, e betas públicos, que geralmente aparecem um ou dois dias depois.
Se você deseja instalar um beta de desenvolvedor, você precisa, sem surpresa, ser um desenvolvedor de software registrado da Apple. Isso custa US $ 99 por ano e oferece acesso prioritário a todos os betas da Apple, incluindo macOS, watchOS e tvOS. Uma opção melhor para a maioria seria ir para o beta público: eles saem depois dos betas para desenvolvedores, mas são gratuitos e ainda dão a você o direito de se gabar com seus amigos. A Apple mudou a maneira como os betas são instalados no iOS 16.4 e agora estão vinculados a IDs da Apple em vez de perfis, portanto, o processo é um pouco mais amigável do que antes. Você pode se inscrever para receber betas no site do Apple Beta Software Program .
Em ambos os casos, é importante enfatizar que os betas não são softwares finalizados e provavelmente contêm bugs. Esse é o objetivo de testá-los. Portanto, esteja preparado para que as coisas dêem errado, talvez catastroficamente, e não recomendamos que você instale uma versão beta em seu dispositivo principal.
iOS 17: Rumores de novos recursos
Depois de incluir vários novos recursos no iOS 16 , incluindo uma tela de bloqueio redesenhada, cancelamento de envio de iMessages e a biblioteca de fotos compartilhadas do iCloud, mas os primeiros relatórios indicam que o iOS 17 terá “menos mudanças importantes” do que o normal. No entanto, há sinais de que ainda teremos ótimos recursos. Um relatório de Mark Gurman em março afirma que a Apple mudou seus planos para o iOS 17 e agora “espera-se que ele tenha vários recursos ‘legais de ter’”. Ele não oferece nenhum detalhe além de dizer que os novos recursos estarão entre os “recursos mais solicitados” dos usuários do iPhone, mas ainda faltará “uma melhoria de sustentação como a tela de bloqueio renovada do ano passado”.
Modo de exibição inteligente: de acordo com Mark Gurman, da Bloomberg (uma fonte bastante confiável de vazamentos e rumores), o iOS 17 transformará seu iPhone em uma espécie de exibição inteligente quando bloqueado e virado para uma orientação horizontal. O recurso será construído sobre os widgets da tela de bloqueio do iOS 16 e usará um fundo escuro com texto claro para facilitar a leitura. A Apple também está trabalhando em uma nova interface horizontal do iPad, mas esse trabalho é mais lento. Gurman também menciona mudanças no aplicativo Wallet e seus serviços de localização, um novo aplicativo de diário, adições ao aplicativo Health e atualizações para SharePlay e AirPlay.
Centro de Controle: Um membro do fórum MacRumors diz que o iOS 17 terá mudanças substanciais no Centro de Controle , as primeiras em muitos anos. O “membro do fórum do site” não costuma ser uma forte providência para vazamentos de informações, mas essa mesma pessoa já vazou informações precisas sobre a Ilha Dinâmica antes de sua inauguração.
Melhorias na câmera e na saúde: em abril, um tópico no Twitter do prolífico vazador @analyst941 detalhou vários novos recursos que eles afirmam serem de um membro da equipe de desenvolvimento. Esse vazamento é incompleto, mas as atualizações individuais relatadas são vagas e previsíveis o suficiente para parecerem prováveis. Eles incluem:
- Principais alterações na interface do usuário e na personalização do Centro de Controle
- Novos recursos para a Ilha Dinâmica
- Configurações adicionais de exibição sempre ativa
- Mais filtros do modo de foco
- Alterações na interface do usuário do aplicativo de saúde
- Alterações no aplicativo da câmera
- Alterações de notificação e opções adicionais
- Pesquisa/Spotlight fortemente aprimorados
Compartilhamento de tela de bloqueio: uma postagem no Weibo de uma conta que previu com precisão a cor amarela do iPhone 14 (embora em uma data bastante tardia) detalha algumas supostas melhorias no iOS 17. Elas incluem:
- Mudanças na IU do Centro de Controle
- App Library suporta pastas personalizadas
- Letras do Apple Music na tela de bloqueio
- Melhorias na interface do Apple Music
- Brilho da lanterna infinitamente ajustável
- Compartilhamento de configurações de tela de bloqueio
- Ajuste do tamanho da fonte para tela de bloqueio e papel de parede emoji
Mapas de tela de bloqueio: Analyst941 no Twitter , que fez vários vazamentos anteriores do iOS 17, mostra uma nova interface de tela de bloqueio para Mapas que mostra o tempo e a contagem de notificações, ao contrário da atual aquisição de tela cheia.
Leia Também: macOS 14: tudo o que você precisa saber antes da WWDC
Leia Também: Chip M3 de 12 núcleos pode retornar ao Mac
A Ilha Dinâmica é uma convenção de interface maravilhosa que esperamos ver em todos os quatro modelos de iPhone este ano . Mas pode fazer mais!
Novas notificações devem fluir da Ilha Dinâmica quando chegarem, em vez de apenas deslizar para baixo na parte superior da tela, e a opção de ver quantas notificações não lidas você também seria útil. Talvez a Siri possa sugerir novas atividades ao vivo com base nos aplicativos que você usa.