MeuDeviceMeuDevice

iOS17: É necessário manter o iPhone atualizado?

Uma dúvida comum entre usuários Apple, ou aqueles que estão pensando em comprar um produto da marca, gira em torno de uma questão: é necessário manter o iPhone atualizado? Após vários anos utilizando o iPhone, já me fiz esse questionamento e, às vésperas do lançamento do iOS 17, pode ser que você também esteja se perguntando se há ou não a necessidade dessa atualização.

Para início de conversa, é importante que você entenda o que são essas atualizações e no que, de fato, elas influenciam. Originalmente, iOS significa iPhone Operating System que, na Língua Portuguesa, quer dizer Sistema Operacional do iPhone. Mas apesar da nomenclatura bastante específica, esse sistema também foi incorporado a outros dispositivos da Apple, ok?

Um dos motivos pelos quais o iPhone segue tendo um alto valor de mercado é, justamente, o conjunto de facilidades, tecnologia e recursos de segurança oferecidos pelo seu sistema exclusivo. Para você ter uma ideia, foi com o surgimento do iOS que conhecemos os celulares como são hoje, devido à função de touchscreen.

Vale conferir: iOS 17: Tudo o que sabemos até agora
iOS17: é necessário manter o iPhone atualizado?
Lembra do Blackberry cheio de teclas? (Imagem: Blackberry)

Antes disso, tínhamos o Blackberry (com suas várias teclas e botões), além de outros concorrentes um pouco mais avançados, porém ainda dependentes de uma caneta para ativar os botões na tela. Se hoje é possível ampliarmos uma foto fazendo, por exemplo, um simples movimento de pinça ao deslizar os dedos sobre a tela, agradeça aos desenvolvedores e programadores da Apple e ao iOS!

Saiba que, além de introduzir novidades em ferramentas e aplicativos, uma atualização do iOS pode indicar que seu iPhone precisa passar por reparos importantes no sistema. Um exemplo disso ocorreu com o iOS 16.4, que trouxe mais de 30 ajustes de segurança em uma única atualização, como explicou Edu Castro em seu vídeo sobre o assunto:

Entenda porque é necessário manter o iPhone atualizado.

É também graças a esse sistema operacional padrão que todos os iPhones chegam às prateleiras já com aplicativos nativos instalados e prontos para sua utilização. Ou seja, ao comprar um aparelho da Apple, você automaticamente terá acesso a apps, como: Notas, Mapas, Lembretes, ao Safari como navegador, à Siri como assistente virtual e por aí vai.

Claro, sabemos muito bem que ninguém está isento de erros, nem mesmo as mentes mais inteligentes e bem pagas da Apple conseguem se abster disso. Logo, uma nova versão de software também pode apresentar falhas, mas dificilmente isso irá causar grandes problemas e não muda o fato de que é necessário manter o iPhone atualizado. Pelo contrário, as últimas atualizações têm sido cada vez mais eficazes e bem aceitas pelos usuários!

Em todo caso, gostei de uma dica que o Edu compartilhou no vídeo: espere alguns dias antes de instalar o novo iOS, escute a opinião de outras pessoas e então, quando sentir maior segurança, faça a atualização.

Entenda os motivos pelos quais é necessário manter o iPhone atualizado

Sempre que cogitar se vale a pena ou se é necessário manter o iPhone atualizado, lembre-se dos seguintes fatores:

  • Segurança: Sim, você merece ter seus dados protegidos! Essa é, inclusive, a principal razão pela qual eu sempre mantenho meu celular com a versão mais recente do iOS.

    Já se perguntou, por exemplo, por qual motivo é tão raro aparecerem vírus ou malwares em iPhones? Isso acontece porque a Apple não permite edição ou personalização de seu sistema operacional. Consequentemente, tal restrição garante maior proteção à estrutura e aos dados/arquivos salvos no celular.

    Ainda que nenhum aparelho esteja totalmente imune ao risco de vírus, saber que seu celular está munido com os mais recentes ajustes de proteção de dados já traz um alívio, concorda? Esse é um diferencial e tanto da Apple, desde 2007, quando foi lançada a primeira versão do iOS.
Você vai gostar de ler esta notícia: SOS de Emergência via Satélite no iPhone ajudou a salvar família de incêndio florestal
  • Compatibilidade: À medida que os sistemas operacionais vão avançando com novas versões, os desenvolvedores de aplicativos externos também investem em novos recursos ou correção de erros.

    Inclusive, quando um celular fica defasado, não aceita mais atualizações ou o próprio usuário opta por não baixar o modelo mais recente de sistema, é comum aparecerem bugs, falhas, fechamento inesperado de apps e outras situações incômodas.

    Aliás, caso se depare com algum desses erros, lembre-se de verificar a compatibilidade do app com o iOS instalado em seu celular.
  • Novidades: Muitas vezes, são acrescentadas funcionalidades ou ferramentas já conhecidas são aprimoradas com a atualização de software.

    Com o iOS 17, por exemplo, será possível converter mensagens de áudio em texto, chamadas realizadas via FaceTime receberão novos recursos de interatividade, funções de mapas e GPS continuarão funcionando mesmo quando o celular perder o acesso à internet, além de outras novidades incríveis!

E aí, será que esses motivos foram suficientes? Já se convenceu de que é necessário manter o iPhone atualizado? Espero que sim, mas caso precise de mais razões, sugiro se antecipar e checar cada novidade que irá chegar com a versão do iOS17. 🍎

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Anterior
Novidade Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

15
0
Que tal deixar um comentário?x