Lançado pela Apple em 2010, o iPad chegou prometendo ser a maior referência no mercado de tablets. Com o passar dos anos, ele foi se destacando e ocupando o seu lugar, resultado de muito trabalho da Apple. Obviamente, é importante notar que, assim como qualquer outro dispositivo à venda, o iPad também teve seus momentos de altos e baixos no mercado. Entretanto, o segundo trimestre deste ano parece ter sido particularmente promissor para a Apple.
De acordo com a Canalys, o mercado de tablets continuou a enfrentar uma queda pós-pandemia no segundo trimestre de 2023. Durante esse período, a quantidade de tablets vendidos globalmente, de abril a junho, registrou uma diminuição de 10,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior. É válido recordar que, durante a pandemia, muitos pais adquiriram tablets para seus filhos utilizarem em aulas virtuais em casa. Além disso, indivíduos que passaram a trabalhar em casa também optaram por comprar tablets em vez de investir em computadores mais dispendiosos. No fim das contas, tanto os estudantes quanto seus pais puderam aproveitar os tablets para atividades de entretenimento, como jogos e streaming de conteúdo.
iPad em destaque
Como mencionamos mais acima, o mercado global de tablets sofreu uma queda de 10,6% no segundo trimestre de 2023, de acordo com a Canalys. Essa redução nas remessas resultou em um total de 31 milhões de tablets entregues no período de abril a junho, representando o menor volume de remessas trimestrais desde o início de 2020.
No entanto, a Apple contrariou essa tendência durante o segundo trimestre, com as vendas do iPad aumentando de 12,10 milhões de unidades no segundo trimestre de 2022 para 12,35 milhões este ano. Embora o crescimento das remessas de iPads em relação ao ano anterior tenha sido de apenas 2% no trimestre, a Apple foi o único fabricante entre os cinco primeiros a apresentar um aumento anual. A participação de mercado do iPad aumentou para 39,8%, comparada aos 34,9% do ano anterior, reforçando a posição da Apple como líder nessa categoria.
A Samsung ficou em um distante segundo lugar, tendo vendido 6,01 milhões de tablets globalmente durante o segundo trimestre. Isso representou uma queda de 13,6% em relação aos 6,95 milhões entregues durante o mesmo trimestre do ano anterior. A participação de mercado da empresa declinou de 20% para 18,8%. Mesmo com uma redução de 33,4% nas remessas em relação ao ano anterior, a Amazon ainda conseguiu se posicionar em terceiro lugar, com 2,21 milhões de tablets vendidos no trimestre. A participação de mercado da Amazon caiu de 9,5% para 6,9% no segundo trimestre de 2022.
A Lenovo ocupou o quarto lugar, comercializando 2,14 milhões de tablets em todo o mundo entre abril e junho. Isso deu à empresa uma fatia de 6,7% do bolo global de tablets, abaixo da participação de 10,1% que detinha no segundo trimestre do ano passado. Na comparação anual, os embarques da empresa caíram 39,1%.
E isso coloca a Huawei como a quinta maior fornecedora de tablets em nível mundial. Durante o segundo trimestre, a empresa exibiu a segunda melhor performance, logo após a Apple, com suas entregas diminuindo apenas 2,8%, totalizando 1,66 milhão de tablets. A Huawei conseguiu, de fato, aumentar sua participação no mercado global de tablets durante o trimestre, indo de 4,9% no ano passado para 5,2% este ano.
Leia Também:
Rumores sugerem que iPad Mini 7 pode ser anunciado no evento do iPhone 15
Novo iPad poderá contar com tela quase sem borda
De acordo com Himani Mukka, gerente de pesquisa da Canalys, embora a demanda por tablets tenha diminuído desde o pico da pandemia, ela permanece relativamente resiliente. Com os mercados de PC e smartphones também enfrentando desafios, os fornecedores de tablets têm oportunidades de atingir consumidores principalmente no setores comercial e educacional. A expectativa é que o mercado ganhe impulso na segunda metade do ano, impulsionado pela demanda sazonal e pelo lançamento de novos produtos, bem como estratégias agressivas de entrada no mercado e atividades promocionais por parte dos fornecedores.
Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês! 🍎