MeuDeviceMeuDevice

iPhone 15 Pro Max: Por que ele não tem zoom 10x?

A Apple apresentou seu iPhone 15 Pro Max na semana passada. Entre as novidades que chegam ao aparelho, a presença de uma lente telefoto “periscópio” tem causado muito falatório. A Apple propõe, portanto, passar do seu histórico zoom x3 (ainda presente no iPhone 15 Pro) para um zoom x5.

Uma tecnologia já vista em muitos concorrentes, nomeadamente na Samsung com o seu mais recente S23. Mas a empresa coreana não se limitou a um zoom de 5x como a Apple. A Samsung ofereceu zoom óptico de 10x e zoom digital de 100x. Questionado sobre a questão, Jon McCormack, vice-presidente da Apple responsável pela engenharia de software, garantiu que esta inovação não era “útil”.

Zoom do iPhone 15 Pro Max

Respondendo às perguntas da Petapixel, ele citou três argumentos principais para justificar a escolha da Apple de se limitar a um zoom de 5x em seu iPhone 15 Pro Max. Primeiro, a Apple teria julgado que um zoom de 10x não era suficiente para “consumidor”. Tirar uma foto sem tripé com zoom de 10x seria muito complexo para usuários de iPhone, que acabariam com imagens borradas e geralmente mal enquadradas.

A Apple quis, portanto, limitar a sua tecnologia para garantir uma imagem bonita e um funcionamento cada vez mais simples para os utilizadores. Neste ponto Jon McCormack também avança um limite físico do iPhone 15 Pro Max. Ao atingir o zoom de 10x, a Apple teria grande dificuldade em estabilizar a imagem. A empresa de Cupertino apresentou na semana passada um novo sistema de estabilização em suas lentes fotográficas. Embora ultra eficiente, este sistema não teria sido capaz de compensar os micro movimentos observados durante um zoom de 10x.

O outro ponto apresentado pela Apple é mais surpreendente. “O iPhone é uma câmera incrivelmente social. Com zoom x10, equivalente a 240 ou 250 mm, as pessoas ficam muito distantes. Você perde essa intimidade. » A Apple coloca-se aqui como a legítima herdeira da fotografia tradicional e da sua “lente 24-70”, descrita como um “alcance mágico” pelo vice-presidente da Apple.

iPhone 15 Pro Max: Por que ele não tem zoom 10x?

Uma referência à história da fotografia que não explica bem a escolha da Apple de se limitar ao zoom 5x. A marca Apple fez uma escolha surpreendente ao desacelerar até este ponto nesta tecnologia, apresentada este ano como o grande trunfo do iPhone 15 Pro Max.

Em última análise, o único grande ponto positivo desta tecnologia é a distância focal desta teleobjetiva. Na Samsung, é ƒ/4,9. Está longe de ser o melhor, mas é muito decente para uma lente telefoto. A Apple, no entanto, ridicularizou os números da rival com uma abertura focal de ƒ/2,8 em seu sensor fotográfico.

Graças a esta qualidade de abertura, as fotos tiradas com zoom alto serão sempre muito claras. A Apple deve, portanto, tornar o iPhone 15 Pro Max um dos, senão o melhor celular com câmera do mercado.

Leia Também:
iOS 17: Novos recursos para testar
iPhone 15 Pro Max: Analista comenta sobre demanda

Não deixe de acompanhar o MeuDevice, pois diariamente estamos trazendo as últimas atualizações sobre o universo da Maçã e você não pode ficar por fora de nada! Não esquece de compartilhar este post com seus amigos!

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês! 

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x