O iPhone 16 ainda está longe de ser lançado, provavelmente a Apple ainda está no estágios iniciais do desenvolvimento dos smartphones do próximo ano, tendo em vista que está se preparando para o lançamento da linha iPhone 15 que ocorre já na próxima semana.
Rumores recentes apontam que o O iPhone 16 poderá trazer um novo tipo de tela OLED. De acordo com um vazamento, os fornecedores Samsung e LG propuseram à Apple o uso de uma tecnologia que provavelmente aumentará o brilho máximo da placa, enquanto preserva a vida útil da bateria. Embora o iPhone 15 ainda não tenha sido apresentado, uma infinidade de vazamentos já circula o iPhone 16. Em particular, tudo indica que a gama seria compatível com Wi-Fi 7 e que as versões Pro contariam com um novo sensor ultra grande angular de 48 megapixels, acompanhado de um zoom melhor.
Novidades para o iPhone 16
A Apple contaria com um novo tipo de tela OLED em seus futuros smartphones. Segundo informações recolhidas pelo The Elec, a gigante da tecnologia pretende utilizar um ecrã tátil com “matrizes de micro-lentes”, ou seja, grelhas de pequenas lentes ópticas. Estas lentes microscópicas, colocadas entre o vidro e o painel OLED, são feitas com técnicas de produção semelhantes aos microchips. Cada lente captura e redireciona a luz gerada pelos LEDs do display para os olhos do usuário. É por isso que esta tecnologia, já utilizada em realidade virtual e aumentada, deve permitir aumentar o brilho máximo da tela.
A cereja do bolo, esse aumento de brilho não é acompanhado de aumento no consumo de energia. Pelo contrário, as grades das lentes devem permitir que a Apple contenha o consumo da tela, o que deve aliviar a bateria. Em última análise, esta tecnologia poderá ajudar a melhorar a autonomia do iPhone.
Este processo de design está cada vez mais difundido em televisores e monitores de computador. Nos smartphones, telas com pequenas lentes ópticas chegaram aos telefones Samsung de última geração, começando com o Galaxy S22 Ultra. Segundo o The Elec, foi também a Samsung, junto com a LG, quem ofereceu telas desse tipo à Apple. Só para constar, Samsung e LG ainda são os dois fornecedores de telas OLED para iPhone.
Desvantagens
Infelizmente, as telas com “matrizes de microlentes” não apresentam apenas vantagens. A grade tende a reduzir o ângulo de visão. Claramente, você realmente precisa estar bem na frente da laje para desfrutar de uma exibição de qualidade. Isso é menos problemático para um smartphone, cujo usuário geralmente está diretamente na frente dele, do que para televisões.
Acima de tudo, esta tecnologia corre o risco de aumentar consideravelmente os custos de produção do iPhone. A mídia sul-coreana especifica que a Apple ainda não deu luz verde para o uso de telas equipadas com grade de lentes. A Apple primeiro quer ter certeza de que essas telas de um novo tipo atendem aos seus padrões de qualidade.
Nos próximos meses, a Samsung e a LG terão que refinar a sua tecnologia para convencer a Apple. Observe que a empresa tem muito tempo para tomar sua decisão. Salvo surpresa, a produção em massa do iPhone 16 não deverá começar antes do verão de 2024 , tendo em vista a palestra anual de setembro de 2024.
Leia Também:
iPhone 16 já tem data de lançamento?
iPhone 16 Pro poderá surpreender com Wi-Fi 7 e câmera ultrawide de 48 MP
Até que o iPhone 16 seja lançado oficialmente, muitas notícias, vazamentos e especulações circularão. Portanto, não deixe de acompanhar o MeuDevice, pois diariamente estamos trazendo as últimas atualizações sobre o universo da Maçã e você não pode ficar por fora de nada! Não esquece de compartilhar este post com seus amigos!
Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!