MeuDeviceMeuDevice

iPhone deve ganhar Face ID por baixo da tela só depois de 2025

Após o tão aguardado lançamento do iPhone 13 com seu notch (entalhe) reduzido e o iPhone 14 com Dynamic Island, os fãs da Apple já estavam ansiosos pela próxima grande mudança no Face ID em seus celulares. A espera era para o lançamento do iPhone 16, em 2024, quando finalmente a marca seria capaz de posicionar os elementos do Face ID por baixo da tela, diminuindo ainda mais o tamanho do entalhe no alto do painel. Contudo, novas informações apontam que essa atualização será adiada para o ano seguinte.

O comentário feito pelo analista Ross Young do DSCC no Twitter revela que “espera-se que o Face ID sob o painel seja adiado pelo menos um ano” e só estreará em 2025 ou mais tarde. A causa principal seria “problemas no sensor”, mas ainda não existem detalhes aprofundados sobre essas complicações.

Apple pode estar enfrentando obstáculos para implementação do Face ID sob a tela

Possível evolução. (Imagem: filipvabrousek / Twitter)

Compreensivelmente, a Apple parece estar enfrentando alguns desafios técnicos para posicionar sensores por baixo do display. O processo pode estar gerando problemas de difração do sensor de reconhecimento facial. Com a presença do painel OLED sobre o sensor, a clareza da solução atual com a presença do recorte na tela pode estar comprometida.

Vale destacar que o resultado pode ser similar ao que foi visto em smartphones Android com câmera frontal por baixo do display, como o Galaxy Z Fold 4. Nessas situações, selfies com a câmera interna apresentam resultados borrados com efeito esfumaçado, baixo contraste, cores lavadas e perda de detalhes.

No entanto, o Face ID da Apple utiliza um conjunto de sensores para identificar a distância dos elementos do rosto e reconhecer a pessoa. Portanto, é possível que a tela OLED, “tampando” o sensor infravermelho e o projetor de pontos, possa interferir na garantia de segurança ou no desbloqueio imediato.

Assim, é necessária uma refinada técnica de trabalho antes do lançamento oficial do novo modelo, e a Apple pode estar optando por aperfeiçoar ainda mais a tecnologia, garantindo que a segurança do usuário não seja comprometida. Desse modo, os fãs da marca terão que esperar mais um pouco para experimentar as tão esperadas melhorias no Face ID.

iPhone 15 deve ter Dynamic Island em toda linha

Apple levará a Dynamic Island para todos os modelos da linha iPhone. 15 (Imagem: Reprodução / Apple)

Apesar de o Face ID ainda não estar disponível abaixo do display, o mercado prevê que o iPhone 15 trará a Dynamic Island para toda a linha de celulares. Essa solução é capaz de mover o notch mais para baixo, ao mesmo tempo em que aproveita a área sem conteúdo da tela para colocar parte da interface.

Leia Também: Vazamento de películas reforça rumores sobre Dynamic Island no iPhone 15
Leia Também: Apple confirma iPhone 14 e 14 Plus na cor amarela a partir de R$ 7.599

Especula-se que o iPhone 17 Pro será o primeiro celular da marca a contar com a tecnologia Face ID funcionando sem a necessidade de um entalhe no smartphone para este recurso. Ao mesmo tempo, manterá um furo no display para a câmera frontal, oferecendo aos usuários uma experiência ainda mais avançada de reconhecimento facial, mas sem comprometer a integridade visual do aparelho.

E você, espera que os próximos iPhones tenham telas mais “limpas”? Deixe o seu comentário! 🍎

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x