Será que um iPhone com bateria substituível está vindo aí? Bem, parece que a Apple precisará fazer algumas modificações em seus aparelhos. Isso ocorre porque, no mês passado, o Parlamento da União Europeia votou a favor de novas regras que obrigariam os fabricantes de telefones a projetar seus dispositivos de forma que os usuários pudessem substituir facilmente as baterias sem a necessidade de ferramentas especiais ou conhecimentos específicos.
Essas novas regras fazem parte de uma estratégia maior para tornar as baterias mais amigáveis ao meio ambiente e também aos usuários. Nesta semana, o Conselho Europeu concordou com as novas regras, o que significa que tanto o Conselho quanto o Parlamento precisam aprová-las. Assim que isso acontecer, as regras entrarão em vigor 20 dias após a publicação no Jornal Oficial da UE. Dessa forma, todos os telefones vendidos na UE devem ter baterias substituíveis até 2027.
A União Europeia possui um mercado forte e, com certeza, a Apple não gostaria de contrariar as regras e deixar de vender iPhones nos 27 países membros. Embora as regras se apliquem apenas aos países da UE, a Apple pode achar complicado e caro manter baterias permanentes em qualquer lugar. É mais viável para ela criar uma linha de produção padrão para todos os países e, consequentemente, adotar a bateria substituível para o iPhone.
Leia Também: O iPhone 15 realmente terá USB-C?
Certamente você já teve um celular com bateria substituível em algum momento, já que muitos fabricantes ofereciam essa opção. No entanto, ao longo do tempo, os aparelhos foram sendo produzidos com baterias integradas na sua maioria. Agora, não apenas a Apple, mas também outros fabricantes terão que reintroduzir a bateria substituível no mercado até 2027.
De acordo com a União Europeia, as novas regras visam promover a economia circular, permitindo a reciclagem das baterias de smartphones e a recuperação de materiais para a fabricação de novas baterias. As regras não se aplicam apenas às baterias de smartphones, mas abrangem todos os tipos de baterias portáteis, incluindo baterias de veículos elétricos, baterias industriais, baterias de partida, raios e ignição (SLI) (principalmente utilizadas em veículos e máquinas) e baterias para meios de transporte leves, como bicicletas.
Leia Também: iPhone 15: Confira os últimos rumores do novo smartphone da Apple
Quanto à Apple, ter uma bateria substituível no iPhone pode não ser um grande problema, pois a empresa poderá vender várias baterias de reposição e consequentemente lucrar com isso.
Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês! 🍎