MeuDeviceMeuDevice

iPhone sofre queda nas vendas em 2023

Não dá para negar que o iPhone é um dos smartphones mais populares do mundo, não é mesmo? O aparelho da Apple é o sonho de consumo de muitas pessoas, e todos os anos ele atrai a atenção devido às suas atualizações. As remessas de smartphones caíram mais uma vez, diminuindo significativamente no segundo trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado. Novos números da Omdia afirmam que todos os principais players da indústria de smartphones estão sentindo a pressão, sugerindo que o mercado está em declínio.

Nem mesmo os iPhones da Apple resistiram à queda nas vendas. A empresa de análise encontrou um total de 265,9 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre de 2023, uma queda de quase um décimo (9,5%) em relação ao ano anterior. Em comparação com o trimestre anterior, as remessas caíram 1,2%, com todos os principais OEMs de conjuntos de smartphones experimentando quedas ano a ano.

Qual o motivo da queda?

As três maiores empresas do ramo dos smartphones — Apple, Samsung e Xiaomi — viram suas remessas caírem mais de 10% entre o segundo trimestre de 2022 e o segundo trimestre de 2023. Este é o oitavo trimestre consecutivo de declínio ano a ano, afirmam os pesquisadores, sugerindo uma espiral descendente para o setor. Algumas das razões para isso incluem o período de recuperação da demanda por smartphones durante a pandemia de Covid-19, problemas de fornecimento de componentes-chave, redução da demanda do consumidor e aumento da conscientização sobre as vantagens de dispositivos usados e recondicionados.

Com 53,3 milhões de vendas no trimestre, a Samsung teve o melhor desempenho. Ainda assim, até a gigante sul-coreana sofreu uma queda de 11,5% em relação ao primeiro trimestre de 2023 e uma queda de 14,3% em relação ao ano anterior. A Apple fez 53,2 milhões de remessas, uma queda de 24,6% em relação ao primeiro trimestre de 2023 e uma queda de 11,7% em relação ao ano anterior.

A Xiaomi teve 33,2 milhões de remessas, uma queda de 15,7% em relação ao ano anterior. Embora tenha conseguido manter o terceiro lugar, nomes futuros como Oppo e Vivo estão respirando em seu pescoço. Para a Xiaomi, o enfraquecimento do mercado indiano é uma grande dor de cabeça, mas parece estar compensando na Europa, algo que outros players chineses não conseguiram.

iPhone sofre queda nas vendas em 2023

iPhone no mercado

De acordo com Jusy Hong, Gerente de Pesquisa Sênior da Omdia:

A Apple tem vendas fortes de modelos premium, como o iPhone 14 Pro e Pro Max, enquanto os modelos padrão e Plus têm vendas lentas em comparação com seus antecessores. Normalmente, a partir do segundo trimestre, o modelo padrão deve aumentar a quantidade total, mas este ano é diferente. A demanda por Pro e Pro Max está aumentando, especialmente entre os consumidores de alta renda.

Vale lembrar que a Apple está se preparando para lançar o iPhone 15 e recentemente Ming-Chi Kuo relatou que suas fontes na cadeia de suprimentos acreditam que as previsões de remessa para o novo smartphone da empresa de Cupertino “são quase universalmente mais fracas no segundo semestre de 2023 do que no segundo semestre de 2022”.

“Embora as remessas do iPhone no 4T22 tenham diminuído devido ao fechamento da fábrica da Hon Hai em Zhengzhou em novembro de 2022, a maioria dos planos de remessa de componentes não mudou significativamente no 4T22”, escreve Kuo em seu relatório completo. “A menos que a demanda pelo iPhone 15 seja melhor do que as expectativas do mercado após o lançamento, a maioria dos fornecedores enfrentará pressão de crescimento no segundo semestre de 2023, já que a demanda pelo iPhone 15 é menor que a do iPhone 14.”

Leia Também:
iPhone 15 Pro pode contar com 2 TB de armazenamento
iPhone 15 Pro Max: Foto de possível case mostra botão de ação

Continue nos acompanhando, pois diariamente trazemos todas as notícias, rumores e vazamentos relacionados à Maçã, e você não pode perder nada!

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês! 🍎

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x